Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Alexander Mcqueen: A transição


Alexander Mcqueen foi um grande estilista britânico, que estudou na prestigiada Central Saint Martins College of Arts and Design, em Londres. Trabalhou, em 1996, na Givenchy como estilista, substituindo John Galliano e ficou na casa até março de 2001. Sendo que em dezembro de 2000, o Grupo Gucci havia comprado 51% de sua grife e o nomeado diretor criativo. A partir disso sua grife se expandiu.

Mcqueen é conhecido pelo seu trabalho com a alfaiataria, seu design elaborado, suas crianções românticas e, ao mesmo tempo, dramáticas. Além disso, seus desfiles são sempre um "show" , misturando tecnologia, inovação e muita criatividade, causando surpresa e emoção.
Essa história de sucesso chegou ao fim em 11 de fevereiro de 2010, quando Mcqueen cometeu suicídio, fato que deixou o mundo fashion de luto e levantou as seguintes perguntas: "a grife continuará sem ele? e se continuar quem terá a capacidade de substituí-lo?" A resposta: Sarah Burton.
Sarah, também formada na Central Saint Martins, era assistente de Mcqueen a 14 anos. Apesar de ter terminado a coleção de inverno 2010 da grife - apenas parte da coleção estava terminada quando a tragédia ocorreu - sua estréia foi na coleção de primavera/verão 2011. Foi uma estréia de sucesso, que recebeu boas críticas.
Na coleção, inspirada na natureza decadente, Sarah mostra sua competência e habilidade, preservando a essência de Mcqueen. Falta agora aguardar a próxima temporada e ver o que ela oferecerá de novo, qual será sua visão para a grife.













Por: Kamille Soares