Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2011

Roteiro das artes: seis novas galerias para conhecer em São Paulo e no Rio

Saiba onde ficam e quais artistas e exposições você vai encontrar na estreia desses espaços.

Se o mundo está de olho no desenvolvimento e cultura do Brasil, o mercado de arte do país não perde tempo e investe forte em artistas nacionais (e não somente do eixo Rio e São Paulo). Semana passada, por exemplo, Vogue esteve no lançamento da Galeria Moura Marsiaj, uma parceria entre a renomada carioca Laura Marsiaj com sua galeria em Ipanema, e Marina Moura. O artista escolhido para o debut? O pernambucano Carlos Mélo traz fotografias, vídeos e pinturas para a Vila Madalena.

Ainda em São Paulo, a Galeria Raquel Arnaud abre um espaço novo na Rua Fidalga com uma mostra de nada mais nada menos que Waltercio Caldas. E você já deve ter lido na Vogue deste mês sobre o novo point artsy da Barra Funda: a Galeria Transversal chega na cidade com as belas fotografias de Clay Perry tiradas em Londres nos anos 60 – quando conviveu com artistas como Lygia Clark, Mira Schendel, Sérgio Camargo e Hélio Oiticica, entre outros. Já a Galeria Jaqueline Martins opta por homenagear Alex Vallauri – um dos pioneiros do grafite no Brasil – com cerca de 40 obras a partir do dia 16 de Abril.

No Rio de Janeiro, a programação não é menos intensa. Felipe e Eduardo Masini que abrem, no próximo dia 12, a Galeria Athena Contemporânea seguindo os passos do pai, Liecil Oliveira – dono da tradicional Galeria Athena. “Nós crescemos no meio de arte e resolvemos levantar vôo solo abrindo um braço do acervo de nossos pais com artistas novos. Nós queremos encontrar novos talentos para crescer junto com eles”. A primeira aposta é em Abel Ventoso descoberto na Harmony Art Show.

Já a ex-arte em dobro Luciana Caravello marcou a abertura de seu espaço no dia 27 de Abril em um casarão em Ipanema. Para começar, ela optou por uma coletiva de seus mais novos protegidos: um mix de artistas consagrados do porte de Sergio Romagnolo e apostas como Helen Faganello, Thiago Tebet (na Vogue de março!) e Bruno Miguel, entre outros. (ROBERTA GERMANO)

Galeria Moura Marsiaj: Rua Mateus Grou, 618, tel. (11) 3031 1061

Galeria Raquel Arnaud: Rua Fidalga, 125, tel. (11) 3083-6322

Galeria Transversal: Rua do Bosque, 206, tel. (11) 3392-5287

Galeria Jaqueline Martins: Rua Virgilio de Carvalho Pinto, 74, tel. (11) 2628 1943

Galeria Athena Contemporânea: Avenida Atlântica, 4.240, número 211

Galeria Luciana Caravello: Rua Barão de Jaguaribe, 387, tel. (21) 2523-4696