Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

VERÃO 2012

Balmain - Verão 2012
 Verão 2012



O verão/12 vem com uma mistura de cores, tecidos e formas. Veremos tendências do último verão, de outras décadas e novas tendências, tudo em perfeita harmonia. A maioria das tendências lançadas nos desfiles internacionais ficou por aqui também... Como em todas as estações, o verão também vem com um checklist, peças chaves do guarda-roupa.  A mistura harmônica lançada para esse verão, deixa uma cartela de escolhas incríveis e de todos os estilos possíveis! Grandes marcas lançaram suas propostas e foram aceitas rapidamente, antes mesmo do alto verão. Sendo vista essa aceitação nas ruas, com milhares de pessoas vestindo tendências do verão/12, quando o mesmo estava sendo lançado.

            Em desfiles da Prada e Chloé, foi visto saias e vestidos, com os tecidos plissados, dando um ar romântico ao verão. Em toda a peça ou em detalhes, dando mais glamour a roupa. Quebrando o ar romântico vemos os tops cropped, mostrando o umbigo e dando um visual mais apimentado. Os tops foram protagonistas das semanas de moda de Milão, Paris, Nova York, Londres. Na próxima estação eles voltam com tudo, porém usados com calças e aias de cinturas altas, sem mostrar muito o tronco. A mistura fica visível quando nos deparamos com as camisas fechadas até o último botão. Essa tendência do inverno passado que ganhou espaço no guarda-roupa feminino, com o estilo de gola Peter-Pan, tendo formado arredondado e destacada das blusas, vistas nos desfiles de Givenchy e Luis Vitton, evoluiu e ganhou mais espaço, tendo as golas fechadas até o último botão. As peças apareceram em versões bordadas, como na Balmain, utilitárias, como na Paul&Joe, ou de couro (quase como uma jaqueta), na Valentino. Ainda nessa visual mais feminino, os desfiles trouxeram a feminilidade de novo. Em contraponto à onda andrógina. Esse verão/12 veio cheio de referências ao New Look de Christian Dior, os desfiles de Dolce & Gabbana, Jason Wu e Erdem, trouxeram silhuetas marcadas e saias rodadas, como na época de 1950. Estampas delicadas, como as vistas nos casacos de Giambattista Valli, e cores claras, como na Louis Vuitton, completaram o estilo lady like.
                                                                                 
Voltando para o ar mais sensual dos tops, aparece à transparência, que surgiu em 1968 na passarela de Yves Saint Laurent, que aproveitava o clima de liberação sexual feminina da época para expor, pela primeira vez, os seios de uma modelo sob uma camisa preta. Desde então, a transparência é símbolo de sensualidade. A tendência voltou aos holofotes no último verão europeu, quando apareceu, principalmente, em saias longas. Para este verão/12, a transparência foi revisitada e aparecem em locais mais diversificados, como mangas, decotes e detalhes no torso. Além das versões de festa, vistas nas passarelas da Pucci, Gucci e Prabal Gurung, a tendência ganha também uma cara esporte, como vista no desfile da Aquascutum. Já na temporada de desfiles nacionais despontaram as estampas com imagens de bichos, além do animal print. Tendência vista nos desfiles de Glória Coelho e Slainas, é apostar nos bichos! Exalta também o artesanal. Nas passarelas nacionais, muitas coleções apostaram em técnicas manuais como tricô, crochê e bordados. Os looks também ganham charme rústico quando feitos com rendas, ráfia e até tapeçaria, como visto no desfile da Maria Bonita. A temporada nacional não acaba por aqui, as calças tomam conta dos desfiles. Nada melhor que conforto no verão, para isso as pantalonas estão com tudo! Podendo tirar as skinnies do posto de calça predileta das fashionistas. Elas apareceram nas coleções de diversas marcas, com volumes para todos os gostos. Depois do clima de anos 1970 que invadiu o último verão com muitas saias longas e pantalonas com pegada hippie-chic as propostas internacionais de verão/12 elegeram os shapes sequinhos como novo hit e as calças não escaparam da nova tendência. Para complementar a nova silhueta, a barra das peças também encurtou e ganharam força. Os modelos que terminam acima dos tornozelos. As barras curtas ganharam diferentes interpretações nas passarelas de Nova York, Londres, Milão e Paris. Isabel Marant dobrou a barra das peças e investiu em produções esportivas, Giorgio Armani preferiu apostar em modelos mais clássicos e elegantes e Roberto Cavalli deu um ar sensual aos looks com peças bordadas na linha Just Cavalli. Até os homens ganham sua versão, com detalhes coloridos, como no desfile da Topman.

Realmente essa mistura do verão está sensacional. Voltando com as calças curtas pros desfiles internacionais, outra tendência lançada é a delicadeza das franjas e plumas prometem invadir essa estação. Ralph Lauren, Marchesa, Hervé Léger, Marc Jacobs e Gucci foram algumas das marcas que apostaram na tendência. Sem esquecer-se dos ombros arredondados nas roupas, o novo shape da estação! Mesmo com o clima super feminino que invadiu as passarelas de verão/12, trazendo ao cenário fashion as delicadas cores pastel, os tons vibrantes ainda têm fôlego para mais uma estação. Junto com a tendência do color blocking, que mistura diversas cores fortes em uma mesma produção, as nuances vivas ganham sobrevida e colorem os looks em total sintonia com a estação mais quente do ano. Confira algumas propostas apresentadas em Nova York, Londres, Paris e Milão. Os tecidos metalizados já haviam despontado timidamente no verão 2011. Peças clássicas como trench, coats e calças cigarrete surgiram em tonalidades de prata e ouro nos desfiles internacionais. No inverno 2012, looks para a noite e para o dia com brilhos metalizados também apareceram nas coleções de marcas como Marc by Marc Jacobs e Calvin Klein. Mas agora nesta temporada de verão/12, a tendência ganha corpo e mostra que, seja em uma peça única ou no look total, ela confere um ar moderno ao visual. Além dos tons de prata e dourado, outras apostas de tons são o rosé e o metalalizado com efeito líquido. Mas a cor eleita para o verão foi o LARANJA. Será a cor oficial da estação e, nas passarelas, coloriu todo tipo de peças, das calças aos vestidos, maiôs e saias. Ouse e aposte no look total laranja, como os vistos nos desfiles de Paula Raia (SPFW) e Filhas de Gaia (Fashion Rio). O laranja é a cor da estação, a peça-chave é o MACACÃO! Há duas temporadas, o retorno da moda dos anos 1970 fez com que o macacão voltasse a aparecer nas passarelas. Presente em vários desfiles internacionais, o item tem tudo para ganhar as ruas no próximo verão brasileiro.

As três peças checklist:                                                          

1. Vestido Longo
Depois que a gente descobre o conforto dos vestidos longos fica difícil abandoná-los. Além de confortáveis são fáceis de usar. Uma peça e a gente já fica arrumadinha!

2. Colete Jeans Claro
Complemento excelente para deixar os looks mais interessantes sem esquentar. Adoro o ar destruidinho com as barras rasgadinhas.

3. Camisa Boyfriend Leve
Melhor jeito de ficar arrumada e fresquinha ao mesmo tempo.


            Lingerie
Poás, sutiã nadador, rosa e lilãs são algumas das tendências.

Listras
As faixas na horizontal dão o tom do verão.

Os sapatos estão mais leves, saltos anabelas, sandálias de tiras, bico fino, deixando os passos mais leves. A Burberry apostou em materiais rústicos, como a palha, para compor peças multicoloridas, a Versace usou acrílico nos saltos, enquanto os estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana se valeram de lenços amarrados nos tornozelos para deixar os modelos da D&G ainda mais divertidos. O clima de feminilidade que tomou conta de algumas passarelas internacionais de verão/12  de também influenciou os sapatos, que nesta temporada apareceram com o bico fino. Durante muito tempo, o reinado foi dos peep toes, das sandálias abotinadas e dos pumps, com suas pontas arredondadas e saltos altíssimos. Agora, nos desfiles do dessa temporada, o bico fino marcou presença em inúmeros desfiles, como Jil Sander, Erdem, Tory Burch e Oscar de la Renta, entre saltos altos e médios, no estilo kitten. Depois dos desfiles internacionais verrão/12, parece que as famosas sandálias de tiras finas estão prontas para voltar. Sapatos mais delicados apareceram nas passarelas e fizeram uma bela dupla com as peças com toque romântico, como os vestidos acinturados, que também parecerem preparar um retorno ao cenário fashion. Os calçados surgiram com fivelas duplas, como no desfile da Etro, repletas de tachas, com na Versace, ou com múltiplas correntes, como na coleção de Isabel Marant. Essas tendências do verão/12 estão de arrasar e deixar todas as mulheres mais femininas e também sensuais!

Dior - Verão 2012
DG - Verão 2012



DG - Verão 2012