Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

A História da calça Jeans

Calças de ganga ou jeans, é o nome de um tipo de calça. 

Em 1872, em Nimes na França , começou a ser fabricado o jeans. Passar o tempo o tecido de nimes foi abreviado apenas por denim. Esse tecido era importado para a Itália, usava-se para fazer uniformes de marinheiros. Foram esses Genes que apelidaram o tecido de jeans. Levi Strauss foi o criador do jeans nos EUA, em 1873, usados para garimpeiros da Califórnia. 

Levi Strauss e Jacob David, patentiaram em 1873 os rebites de reforço. Para dar maior resistência aos bolsos, que não estavam resistindo ao peso colocados, foram utilizados tachinhas para a maior resistência e durabilidade.






O que podemos chamar de verdadeiro jeans é o de coloração azul, que veio só depois, quando Levi Strauss decidiu tingir as peças com o corante de uma planta chamada Indigus, dando a cor pela qual o jeans é hoje conhecido. 

Muito populares na atualidade, as calças jeans evoluíram com o tempo e hoje são indispensáveis no mundo da moda. Levi Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com a lona que possuía, deu-as aos mineradores e o sucesso foi imediato. 

Estava criado o jeanswear, o estilo reforçado de confecção, o qual foi originalmente destinado a roupas de trabalho. Assim os trabalhadores utilizavam o jeans no dia-adia, para tarefas árduas.


Jeans Levi Strauss


Somente no século XX, o jeans foi usado no dia-a-dia das pessoas. Depois de estar nas ruas, o jeans foi para as passarelas, na década de 70, com uma inclusão social do produto.

A ascensão tão grande fazia com que todas as pessoas, tanto ricas quanto os operários usavam o jeans, o tecido azul. A calça jeans passou por várias transformações, e após a década de 70 ela ganhou outra conotação, adicionando dentro de sua composição o elastano, dando o caimento perfeito. 

A inclusão do algodão com o poliéster e o elastano adicionado à praticidade do jeans o brilho do poliéster e o caimento perfeito do elastano. O jeans só chegou a conquistar o restante da população após a proliferação social do seu conceito como roupa despojada e do cotidiano, sem perder seu charme e elegância.


    VALE A PENA SABER:

LAVAGENS E RASURAS

Há vários tipos de lavagem na fabricação do jeans. Uma delas e a mais clássica é a utilização de pedras vulcânicas para dar o ar de gasto. Essas pedras são especiais e porosas e são colocadas junto com o jeans dentro da máquina de lavar industrial. 

Outros tipos de lavagens visam sempre dar algum tipo de aspecto ao jeans. Seja um aspecto de muito uso, mal passado e etc. Algumas rasuras em jeans são feitas com ferramentas de construção antes de sair da fábrica como por exemplo uma esmilhadeira.




Modelagens:

Tradicional: Cintura no lugar e pernas de corte afunilado. Já foi chamada de five pockets (cinco bolsos), três na frente e dois atrás, uma referência à pioneira 501 americana da Levi's. Por seu corte acompanhar as linhas do corpo, costuma vestir bem a maioria das pessoas.

Antifit: Modelagem da 501, o primeiro modelo da Levi's.Tem botões ou zíper, adaptada a silhueta do consumidor, com cintura baixa, quadril desestruturado e corte reto nas pernas. Como o nome diz, não é um jeans de caimento perfeito; fica com pequenas sobras no quadril e cavalo. Tem pontos a favor: o conforto e o estilo.

Bootcut(Corte para botas): Uma variação do antifit, tem a perna um pouco mais larga do joelho para baixo, para facilitar o uso de botas para dentro da calça. Semibaggy: por ter cintura no lugar, quadril largo e corte da perna ligeiramente afunilado, de cintura fina e quadril largo.

Tight Fit ou Slim Fit: (caimento justo, apertado): com cintura baixa, tipo Saint-Tropez, marca bem os 
quadris e tem as pernas justas, com corte afunilado ou reto.

Cigarrete: modelagem ajustada ao contorno do corpo, pernas justas e cintura baixa.Algumas versões usam a mistura de jeans com lycra. O resultado é uma calça ainda mais agarrada.

Oversized (tamanho exagerado): é o jeans bem folgado.Suas formas amplas não favorecem as mais baixas (achatam a silhueta) nem as gordinhas (parecem ainda mais gordas). Base extra dimensionada de cintura larga, quadril desestruturado e pernas amplas.

Skinny: Modelagem bem justa, principalmente abaixo do joelho. Parecida com a Legging, porém de tecido Jeans.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jeans