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sexta-feira, 23 de setembro de 2016

AS PROFISSÕES NO MERCADO DE MODA


Público-Alvo | Futuros Estudantes de Moda - Analistas de Recursos Humanos

Oficina 16 Horas
“Nossa Indústria Têxtil de Confecção vem atravessando um processo delicado por falta de profissional qualificado para a demanda crescente de Modelistas e Costureiras e outros tanto nesse mercado, trazendo assim retração no crescimento dessas Indústrias.'' 

Temos pesquisas realizadas onde o crescimento poderia ser de nível excelente se não fosse também os chineses marchando para dentro do resto do mundo com seus “produtos” de baixa qualidade e baixo preço, senão vejamos:


1) Somos 2º maior empregador da indústria de transformação, perdendo apenas para alimentos e bebidas (juntos);
2) O 2º maior gerador do primeiro emprego; 
3) O 4º maior parque produtivo de confecção do mundo;
4) O 5º maior produtor têxtil do mundo; 
5) O 2º maior produtor 
6) O 3º maior consumidor de denim do mundo;
7) Representa 16,4% dos empregos e 5,5% do faturamento da Indústria de 
8) Transformação;
9) A moda brasileira está entre as cinco maiores Semanas de Moda do mundo;
10) Temos mais de 100 escolas e faculdades de moda;
11) Autossustentável em sua principal cadeia, que é a do algodão
12) Produção de 1, 5 milhão de toneladas, em média, para um consumo de 900 mil toneladas;
13) Com a descoberta do Pré-sal, o Brasil deixará de ser importador para se tornar potencial exportador para Cadeia Sintética Têxtil mundial;
14) O Brasil é, ainda, a última Cadeia Têxtil completa do Ocidente. Só nós ainda temos desde a produção das fibras, como plantação de algodão, até os defiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo;
15) Indústria que tem quase 200 anos no País; 
16) Brasil é referência mundial em design de moda praia, jeanswear e homewear, tendo crescido também os segmentos de fitness e lingerie;
17) Por ano, visitam o Brasil cerca de 130 jornalistas de moda de todo o mundo.
(Dados fornecidos e atualizados em Junho-12 pela ABIT) 

Sendo assim, com o  mercado brasileiro de moda em constante crescimento nessas últimas décadas, o número de profissões também cresceu:  55! Isso mesmo, 55 Profissões no Mercado de Moda!

Antigamente  o ‘cortador’ de uma Indústria Têxtil de Confecção, só conhecia três tipos de máquinas para cortes. Hoje tem máquinas de cortes a laser e a água. Se o candidato a vaga de CORTADOR, não dominar uma simples ‘máquina de corte circular de tecido’ e seu ‘manual’ de 11 páginas, estará fadado a ficar desempregado.

E esse é um dos fatores que gera ‘paralisia’ no Setor Produção(PCP) causando diminuição de produtividade em toda cadeia têxtil, pois a troca constante de profissionais por falta de capacitação é uma constante nesse mercado.

Foi-se o tempo em que ser vendedor(hoje, Consultor de Moda) ou Gerente/Supervisor de loja era uma profissão quebra-galho, para complementar o orçamento. Hoje isso mudou para quem gosta mesmo de “moda.”  A aceitação desses funcionários por parte do empresariado de moda, passa também por cursos específicos de acordo com a profissão, além, claro da experiência exigida.
Atento a essas necessidades, formatamos  programas personalizados de atualização, qualificação, tanto para os estudantes e empresários de moda, como para Analistas de Recursos Humanos.


PROGRAMA


55 Profissionais no Mercado de Moda


Aprentação
- O que  faz o profissional (PARA CADA PROFISSÃO)________de moda?
- Identificação de características necessárias para ser um _________de moda?
- Qual a formação necessária para ser um   ______________ de moda?
- Principais atividades
- Áreas de atuação e especialidades
- Mercado de trabalho
- Remuneração                           
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Objetivos
Atualizar e/ou capacitar o profissional  para Gestão Estratégica de Recursos Humanos  no segmento de Moda, para atuar no Recrutamento e Seleção de funcionários para o Comércio Lojista(moda) e Indústria Têxtil de Confecção
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Público-Alvo | Futuros Estudantes de Moda - Analistas de Recursos Humanos
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Forma de Pagamento  | Cartão de crédito 
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Duração  | 2 Sabados   Carga Horária  | 16 horas 
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Horários  | Integral 9h-18h(4 sábados)  15d/15d
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Número de Vagas  | 15-20  Vagas 
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Método | Aulas teóricas expositivas e práticas 
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Observações  | A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de 15 matrículas.
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Certificados | Última aula do Curso para 75% de presença.
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Forma de Pagamento |   Cartão de Crédito
____________________________________Locais 
Barra | Sábados –20 alunos (15d/15d=9h-18h)
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Matrículas somente com hora marcada
(21) 2613-5138 – 3046-2733
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Niterói | Sábados –15 à 20 alunos (15d/15d=9h18h).
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Nova Friburgo |Sábados –15 à 20 alunos (15d/15d=9h18h).
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Matrículas somente com hora marcada
(21) 2613-5138 – 3046-2733

"Hoje, mais do que nunca, falar em profissões do mercado de moda é ir muito além das atividades mais conhecidas como a de modelo e estilista. A diversificação das profissões relacionadas à moda é diretamente proporcional ao destaque desta indústria no Brasil e no exterior. 
A moda é hoje uma das indústrias mais importantes do Brasil e é a segunda maior empregadora do país, sendo superada apenas pela construção civil.
A indústria da moda conta hoje com uma gama diversificada de profissões(55) em que a formação adequada é o diferencial com relação a quem realmente se destaca neste mercado em crescimento, ao invés de ser por ele superado. 
É verdade que até não muito tempo atrás o sucesso no mercado de moda se fazia principalmente pelo empenho e criatividade de profissionais autodidatas. 
Atualmente, mais que empenho e criatividade, a qualificação profissional é o pré-requisito para ser um profissional bem-sucedido da moda.
Mas quais são os profissionais que fazem a moda hoje ao lado de modelos e estilistas?
Do desenho do estilista até a peça final usada pela modelo, vários são os profissionais que alinhavaram os elos da cadeia produtiva da moda. Vários profissionais terão, por exemplo, modelado, cortado e costurado os tecidos vestidos pela modelo como produto acabado. 
Outros tantos profissionais são responsáveis por fazerem as roupas e acessórios chegarem às lojas para os consumidores finais, passando evidentemente pelos desfiles campanhas publicitárias.
Há ainda aqueles profissionais que tratam de moda em publicações especializadas, como os jornalistas, fotógrafos e assessores. 

Enfim, a moda é mesmo um universo – só não há lugar para o amadorismo!"