COM VOCÊS OS  'SPECTACLES' - Por Rafael Calixto
O Snapchat - aliás, agora apenas Snap, já que mudou de nome - anunciou um novo produto, os Spectacles. São óculos que vêm equipados com lentes nas pontas, capazes de fazer Snaps de até 10 segundos e postar, via wireless, diretamente na sua conta. Eles acendem luzes ao redor da câmera, para avisar que estão filmando, são estilozões e, acima de tudo, carregam a bateria quando estão na caixinha. Essa foi a grande novidade tech dos últimos dias, e eu falei dela na TV hoje:
O conceito por trás do produto é muito simples, que é o de captar imagens a partir do seu ponto de vista - e compartilhar com seus amigos, parentes, contatos, seguidores e afins. Ele traz muito mais agilidade do que sacar o celular, abrir o app e fazer o Snap.
Só que ele levantou um paralelo instantaneamente com um outro gadget, que parecia muito bacana (mas que não deu certo): o Google Glass. E, olha, a ideia era boa mesmo. Eu lembro porque eu testei o Glass lá no começo, em 2013. Até escrevi que ele tinha chance de ser um marco tecnológico - mas não foi... Você deve estar pensando que essa afirmação até depõe contra mim, mas eu realmente achei que tinha potencial. Talvez o que eu estava esperando de verdade só ia ser lançado em 2016...
Mas, pelo que eu tenho analisado, tanto sobre social media, quanto sobre a ideia e até mesmo o aparelho em si, esse aqui tem algumas boas virtudes que podem fazê-lo, ao contrário do antecessor, "vingar" no mercado. E cair no gosto da galera.
Listo, abaixo, 5 motivos de porque isso (provavelmente) vai acontecer: Estilo; Incomplexidade; Bateria; Preço; Franqueza.
Estilo - Esse é o mais importante, por incrível (ou não) que pareça. O fato de ele ser extremamente cool é o que vai fazê-lo bombar, mais do que o hardware, se ele é eficiente ou cheio de recursos. Basta ver o quanto esses fones meia-boca da Beats vendem mais, são mais cobiçados e custam mais caro. A Apple comprou a Beats. Com a tecnologia da Apple, é óbvio que eles conseguem desenvolver um fone superior ao da Beats. Então pra quê comprar? Pela marca. Pra poder usar o logotipo. Beats é cobiçado, legalzão. Se um Bose, Seinheiser ou qualquer outra marca tem fone melhor, não importa. Não é Beats. O Google Glass fazia a pessoa parecer um ciborgue. Esses óculos são coloridos, redondos e foram anunciados com essas fotos produzidas com modelos e background colorido. Um parece o brinquedo do nerd da sala, outro, o adereço da garota mais popular. É tipo Carrie, a Estranha contra a Regina George do Meninas Malvadas.
Incomplexidade - Ele é simplório em sua concepção. O Glass tinha à disposição um monte de recursos. E esse canivete suíço preso no rosto não se mostrou útil - pelo contrário, começou a ficar desorientado, fora de propósito. Os Spectacles não são assim, porque eles não fazem quase nada. São uma armaçao simplezinha, com uma câmera de cada lado, que vai postar as imagens via wireless. Só. Não faz busca, não vê email, não acessa internet pra outras funções. É "bestinha". E o fato de ele ser assim, em sua própria natureza, é parte importantíssima da receita de sucesso.
Bateria - Carregar o Glass era como carregar um celular ou mesmo os relógios inteligentes. Esse tipo de carregador é sem graça, não combina com essa proposta de aparelho descolado que eu descrevi acima. E foi aí que eles acertaram: os óculos carregam dentro dessa caixinha exclusiva. Não disseram ainda quantas horas ele demora, com quanto tempo de uso fica, etc. Mas só o fato de ele carregar na mesma caixinha que você usa para guardá-lo é um recurso gargantual para vender e alavancar o produto. Dá uma olhada:
Preço - Como o Glass era cheio de firula e complexidade, saía por US$ 1.500. O preço dos Spectacles vai ser de US$ 130. Menos de 10% (8,6%, para ser mais preciso). Equivalente a R$ 5.000 contra menos de R$ 450, hoje. Precisa falar mais?
Franqueza - Parece estranho falar assim, mas faz diferença. Você quase não conseguir ver quando o Google Glass estava filmando. E aqui ele acende a luz, para deixar bem claro. Esse feature "sincerão" ajuda o aparelho a sair do espectro "stalker creepy tarado do metrô" para algo aceitável socialmente. Mais uma bola dentro.
Fotos: Divulgação, de Snapchat e Google