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domingo, 11 de setembro de 2016


O vitrinista e o mercado de trabalho


O vitrinista precisa ser persistente

A profissão de vitrinista é muito antiga, sendo exercida desde a Antiguidade, conforme visto anteriormente. Nessa época, não havia uma pessoa específica destinada ao serviço. Muitas vezes o trabalho era feito pelo próprio lojista ou algum vendedor que tivesse facilidade e entendimento de mercado.
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Desde então, é considerada por muitos como uma profissão glamorosa, porém exige por parte dos profissionais, muita dedicação, estudo, trabalho e perfeição. Com o tempo a profissão exigiu especialização e dedicação e foi necessária a contratação de pessoas que realizassem especificamente o trabalho de compor as vitrines.

O (a) vitrinista pode atuar em diversos segmentos dentro da moda e o seu trabalho tem sido bastante procurado na atualidade por lojas e marcas que desejam garantir seu espaço no mercado consumidor, investindo, assim, na apresentação de seu ponto de venda.

O mercado de artistas na área é relativamente escasso, ou seja, há carência de profissionais competentes. Na atualidade, há diversos cursos voltados para a área de moda, já que a demanda por profissionais qualificados está cada vez maior. A tendência é o surgimento de mais cursos especializados na área. Portanto, é uma profissão bastante promissora, visto que o consumo tende a ser cada vez maior.

Dessa forma, para quem deseja investir na profissão, uma dica é estar sempre antenado às tendências mundiais da moda e garantir experiência no ramo. Quanto mais experiência adquirida, mais chances de contratação! Outra dica é manter sempre um portfólio atualizado, uma pasta contendo todos os trabalhos já realizados. Isso facilita e muito na apresentação da qualidade do trabalho na hora das entrevistas. O portfólio deve ser sempre atualizado e organizado em tendências ou estilos.



O salário ou remuneração de um vitrinista dependerá da marca ou loja, ou até mesmo, da proposta em si. Além, é claro, do diferencial do profissional comparado aos demais. No Brasil, a média varia em torno de R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00. Porém, isso vai depender do total de horas trabalhadas e da intensidade do trabalho. Normalmente, em épocas festivas ou lançamentos de coleções, esse valor pode aumentar consideravelmente.

Diversas características são essenciais em um (a) vitrinista para que seu trabalho seja reconhecido e para que tenha sucesso no mercado, dentre elas:

- Criatividade

O (a) vitrinista precisa ser criativo (a) e ter familiaridade com a moda para produzir uma vitrine que atraia o cliente e satisfaça os objetivos do empregador.



- Persistência
O (a) vitrinista precisa ser persistente, não desistir jamais diante das inúmeras dificuldades que possam surgir. Ter persistência no trabalho é um dos pilares do sucesso! Nem sempre conseguimos agradar o empregador de primeira e nem sempre também a nossa vitrine despertará de primeira o desejo no cliente. O trabalho é árduo e gradativo.

-Lealdade e honestidade
O (a) vitrinista deve ser leal e honesto (a) com o trabalho dos outros profissionais. Cópias jamais! Cada trabalho deve ser único e exclusivo. Cada profissional deve procurar ter o seu diferencial, é esse item o responsável pelo sucesso.


- Organização
O (a) vitrinista necessita de disciplina e saber organizar bem o seu tempo para conseguir produzir todas as suas vitrines dentro do prazo. Normalmente, um profissional vitrinista é fixo, presta serviço à determinada marca, por se enquadrar a determinado estilo.
Porém, pode haver aqueles profissionais versáteis, que prestam serviços a um número diverso de lojas e marcas e apresentam capacidade de se adequarem às características de cada uma para realizarem seus trabalhos. Esses profissionais são os mais procurados no mercado. Portanto, ser versátil e ter a capacidade e sensibilidade de produção de múltiplos estilos são os canais para o sucesso na produção.

- Padrão de qualidade
É preciso manter um padrão diferenciado de qualidade, para a garantia do sucesso.

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- Visão mercadológica
Para garantir o sucesso no vitrinismo, o profissional necessita ter uma visão mercadológica dos produtos que farão parte da sua vitrine, para que ele possa combinar os diversos componentes de forma adequada a atrair o cliente para a compra. Conhecer o produto e o perfil do cliente é necessidades.

- Motivação
A motivação é a alma do negócio. Gostar do que faz torna todo trabalho uma aventura. E é dessa forma que deve ser encarada a profissão de vitrinista: uma constante aventura!

- Saber escolher bem os Componentes
Para que uma vitrine seja considerada de qualidade é necessário que o profissional escolha bem os componentes que farão parte dela. É necessário harmonia em todo o processo.

- Inovação
Um profissional da área deve estar sempre antenado, na busca pelas novas tendências. Diante disso, é sempre muito importante o estudo constante e a pesquisa de mercado. Conhecer o mercado e os concorrentes permite que cada profissional crie o seu diferencial.



- Perfeccionismo
O perfeccionismo exacerbado é prejudicial, pois assim, o profissional nunca conseguirá delegar tarefas aos seus auxiliares, ficando sobrecarregado. Porém, uma pitada de perfeccionismo é essencial, pois o belo e perfeito sempre são preferidos em qualquer situação.

- Coragem
É preciso saber quando, como e onde ousar. Ter coragem é essencial a um (a) vitrinista.

- Delicadeza
São os detalhes que fazem toda a diferença! Portanto, é essencial delicadeza em cada etapa do processo de produção. O acabamento deve ser sempre impecável!

- Dedicação
Cada vitrine deve ser feita como se fosse à primeira. É preciso dedicar tempo para cada etapa. Portanto, nada de pressa! Só aceite produções se tiver certeza que conseguirá manter o seu padrão de qualidade e acabamento.
- Dinamismo
Ser dinâmico é ser capaz de tomar decisões acertadas e de forma ágil e sem atropelos. É uma das características mais importantes em um profissional da área. É preciso estar pronto para tudo!

- Otimismo
Ser capaz de ver o lado bom de todas as coisas e acreditar sempre que o melhor está por vir é garantia de sucesso na certa.

- Proação
Ser proativo é ser observador, atencioso e ser capaz de prever acontecimentos e lidar bem com eles.


- Competência
Ser competente no que faz é de extrema importância na profissão. A competência é adquirida com o tempo de trabalho, ou seja, com a experiência. Portanto, é necessário muito estudo e dedicação para adquiri-la.

- Noção espacial
Para compor a vitrine o profissional deve apresentar uma noção de espaço muito concreta. É muito importante a dimensão de todo o processo e a disposição correta de todos os elementos.

- Habilidade manual
É preferível que o profissional tenha habilidades com trabalhos manuais. Isso facilita e muito em todo o processo de produção de uma vitrine. Ser vitrinista não é apenas vestir manequins, e sim compor todo o cenário temático. Muitas vezes para isso, o profissional precisa conhecer de carpintaria, por exemplo.

- Versatilidade
A versatilidade é o conjunto de diversas qualidades em uma só pessoa. Portanto, um vitrinista deve ser completo.


EQUIPE DE VISUAL MERCHANDISING - SEUS CARGOS E FUNÇÕES

-Gerente Sênior/Direção
  • ü  É ele que define o aspecto visual da loja e supervisiona a equipe.
  • ü  Busca informações no setor de compras para garantir que os produtos sejam promovidos corretamente.
  • ü  Trabalha junto com o diretor operacional para garantir que o layout da loja seja satisfatório para impulsionar as vendas e funcione.
  • ü  Trabalha junto com o diretor de marketing da rede para garantir que a equipe de visual merchandising trabalhe da maneira correta e balanceada para prover toda a demanda de serviços e que nenhuma campanha seja mal promovida.
  • ü  Controla a folha de pagamento do setor de visual merchandising e os custos de cada projeto.
  • ü  Compra os acessório necessários para cada campanha.
  • ü  Contrata pessoal com qualificação.
  • ü  Confere a sinalização da loja para ver se elas direcionam os clientes para cada setor da maneira correta.
-Gerente

  • ü  O gerente tem a responsabilidade de se comunicar com o Gerente sênior.
  • ü  Trabalha junto com o departamento de compras e marketing.
  • ü  Guiar a equipe e acompanhar para saber se ela está trabalhando corretamente e se não estiver, sugerir as devidas correções.
  • ü  Dirigir o processo de criação e implementação de vitrines de exposições internas.
  • ü  Conversar com a equipe de design gráfico.
  • ü  Se relacionar com os supervisores das seções da loja.
  • ü  "Espiona'' a loja da concorrência (sem farda) para saber do que andam fazendo e quanto cobram.
  • ü  Se relacionar com as marcas e seus representantes.

-Visual Merchandiser Sênior

  • ü  Relacionar-se com os visual merchandisers juniores da equipe, a fim de os orientar para o correto trabalho, visto que já têm bastante experiência.
  • ü  Ser intermediador entre os gerentes de visual merchandising e os gerentes de seções da loja.

  • ü  Se atualizar sobre as tendências do mercado no que diz respeito a moda, design, estilo, cultura e comportamento.
  • ü  Manter os padrões da loja. Quase toda a loja tem uma cartilha com os padrões que deve se manter os mesmos em todas as lojas do segmento.
  • ü  Se comunicar coma equipe de Design a fim de que o trabalho que envolve os dois tenha harmonia.
  • ü  Treinar a equipe de seção.
  • ü  Estudar as marcas para que na hora da exposição, seja feita com eficiência.
-Visual Merchandiser Júnior:

  • ü  Manter os padrões da loja. Quase toda a loja tem uma cartilha com os padrões que deve manter os mesmos padrões em todas as lojas do segmento.
  • ü  Se atualizar sobre as tendências do mercado no que diz respeito a moda, design, estilo, cultura e comportamento.
  • ü  Estudar as marcas.
  • ü  Dispor mercadorias com criatividade e eficiência.
Equipe de Apoio:

-Carregadores
É imprescindível para uma loja grande ter uma equipe de apoio para carregamento de mercadorias, peças de vitrine e manequins, que costumam ser caras. Essas peças, se forem manuseadas por pessoas que não sabem o que estão fazendo, podem ser danificadas, por isso a importância da equipe. Sem falar que eles também são responsáveis pela sala de manutenção (depósito) onde ficam guardadas as ferramentas de trabalho e os acessórios utilizados na montagem das vitrines e demais aparelhos.
-Marcenaria
Semelhante aos carregadores, esses profissionais também são importantes para se ter na equipe porque eles não vão somente criar as peças em madeiras, mas vão manusear aquelas compradas. Eles sabem usar o seu tempo de maneira adequada. Por exemplo, ele não demoraria para fazer um encosto para uma base de manequim, pois faria de maneira arcaica as ficariam escondidas do público, por trás da vitrine, que são peças que só precisariam ser eficazes, e não precisariam de acabamento. Já uma peça onde ficasse na frente, em um lugar onde passa clientes com frequência, eles fariam uma peça com um acabamento melhor. Isso é imprescindível para economizar tempo, ter uma noção do que se fazer, como fazer e o que usar para isso, em qual quantidade de tempo.
-Pintores
Junto com os marceneiros e os designers, os pintores também podem ser importantes para a equipe, pois eles serão orientados pelos designers e orientarão os marceneiros a fim de que a peça saia com um acabamento bonito e com uma bela aparência.


-Designers gráficos
Tudo relacionado a área gráfica, uso de cores, uso de tinta, acabamento, deve passar pelo consentimento da equipe de Design Gráfico. É bom ter designers associados à equipe de visual merchandising da loja pois conhecem profundamente a identidade da loja, uma vez trabalhando nela, e são com certeza um agente resolvedor de dúvidas no que diz respeito a fazer o cliente notar que ele está dentro de um determinado estabelecimento mesmo sem ele ver o logotipo da empresa.