Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2016

Roupas sem costura de tricô 3D : Esse é o futuro da moda?

A Itália é a maior exportadora dessa tecnologia de urdidura contínua sem costura e uma das principais fabricantes é a Santoni. O vídeo abaixo mostra uma máquina de Jacquard compacta Santoni SWD 6/2J, que fabrica roupas de tricô sem costura de forma contínua e que podem ser facilmente personalizadas. Depois que o tricô é concluído, o vídeo mostra uma linha completa de roupas e calçados que podem ser produzidos na inovadora tecnologia SWD.
Na Primeira Revolução Industrial as tecelagens substituíram os teares manuais operados por humanos por máquinas mecânicas. Agora, com a era da Quarta Revolução Industrial, as máquinas compactas de tricô 3D substituíram completamente as tecelagens. Essa tecnologia também possibilita criar roupas inteligentes com microeletrônica flexível integrada nos fios da roupa. A “Internet das Roupas” já tem uma fábrica própria.
A SWD 6/2J tem o tamanho de um refrigerador comercial e pode tecer praticamente qualquer peça de roupa, mesmo camisas e casacos com mangas e calças compridas. Como as roupas são inteiramente projetadas por um software de tricô 3D, as peças podem ser facilmente personalizadas, fabricadas e depois enviadas mais rápido aos clientes.
No futuro, quando você entrar numa loja da Nike procurando uma roupa ou tênis, irá até o “corredor de inspiração” que mostrará tudo que tem disponível na coleção da empresa. Depois de selecionar o que lhe agrada, você aperta o botão “pagar agora”. O computador diz imediatamente a uma máquina compacta que fica escondida nos fundos da loja para fabricar suas roupas. Você não sabia, mas quando entrou na loja, um computador de inteligência artificial digitalizou a forma e tamanho do seu corpo. Mas isso não é a parte mais legal.
Roupas sem costura de tricô 3D : Esse é o futuro da moda stylo urbano
Em vez de ficar escolhendo as roupas, você dirá ao computador o estilo de roupa que deseja e ele lhe mostrará tudo aquilo que se enquadre no seu gosto pessoal.  De 15 a 30 minutos depois de ter escolhido a peça, você receberá sua roupa ou calçado com um ajuste perfeito! O melhor é que as roupas são totalmente personalizadas e não têm aquelas costuras irritantes que incomodam. A gigante esportiva Nike lançou sua linha de roupas fitness feminina Nike Pro Elite Knit feitas com a inovadora tecnologia de urdidura de malha.
A Santoni fez uma cooperação com a Lenzing, Unitin, Tonello e Fulgar para a criação de novos produtos de jeans com elastano usando seus sofisticadíssimos teares circulares sem costura. O fios EVO utilizados na coleção de peças jeans foram desenvolvidos pela italiana Fulgar feitos 100% de sementes de mamona. O processo de lavanderia utilizou as mais modernas tecnologias sustentáveis de Lazer e Ozônio para dar os efeitos especiais nas roupas. Como pode ver, a Revolução Industrial 4.0 já está transformando a indústria da moda, tornando-a mais eficiente, produtiva e sustentável. O futuro da moda já chegou!