Pesquisar este blog

domingo, 16 de julho de 2017

4 erros de gestão de estoque que a sua confecção deve evitar

O estoque é um dos principais pilar
es de sustentação de qualquer empresa. E a má administração dele acarreta diversos erros de gestão de estoque que podem fazer com que o seu negócio demore mais para crescer.
Sabendo dos desafios em manter uma empresa e fazê-la crescer cada vez mais, e nos inúmeros detalhes nos quais você deve ficar atento, separamos os principais erros na administração do estoque para te ajudar a se livrar de cada um deles!

1. Não ter um inventário do estoque

Se você ainda não possui um inventário para o estoque da sua empresa (ou já criou um, mas não tem o hábito de atualizá-lo frequentemente), providencie um para ontem! Sem o controle do que há no estoque, fica difícil saber quais produtos precisam ou não ser comprados. Basicamente, você pode deixar de lucrar muito por causa deste erro.
Quando for preparar seu inventário, invista em uma tecnologia que sirva de ferramenta para isso. Assim, vai ficar ainda mais fácil, já que existem softwares feitos justamente para este controle.

2. Não saber quais são os produtos com pouca rotatividade

Agora que você já acabou com o problema do inventário, vai notar que provavelmente estoca alguns produtos que são pouco — ou nunca — vendidos.
Se houver muitos acumulados, você está armazenando itens que estão ocupando espaço de outros que poderiam ser vendidos ou têm alta rotatividade no seu estabelecimento. Sem falar que podem até ter passado do prazo de validade,  significando, assim, mais perda de dinheiro.
Para acabar com este problema, conheça bem os seus produtos, faça a reposição dos mais vendidos e abra mão dos que nunca são pedidos pelos clientes. Para isso, faça uma análise de mercado sempre que necessário, assim você sempre vai saber quais itens estão sendo mais solicitados em cada época, e vice-versa.

3. Não ter um sistema de gestão eficientesistema-de-gestao-eficiente-empresa-textil

Não adianta saber quais são os erros no seu estoque se o seu sistema de gestão não for eficiente. Separamos algumas dicas para você otimizar o seu sistema:
  • Mantenha sempre as mercadorias organizadas, assim vai ser mais tranquilo saber quais são os produtos que faltam e os que estão sobrando.
  • Tenha um relacionamento bom com os seus fornecedores — fica mais fácil ter suas compras entregues com garantia, negociar preços e ter produtos de boa qualidade.
  • E por último, programe suas compras. Para isso, é importante que você leve em consideração a data de entrega dos produtos e quando eles acabam.

4. Não ter os produtos mais procurados

Apesar de óbvio, este é um dos erros mais comuns na gestão de estoque. A falta de produtos pode fazer com que você perca muitos clientes, principalmente se for algo constante em sua loja. Afinal, não existe situação pior que ir comprar algo e não encontrar. Para não causar essa má impressão em seus clientes, procure sempre manter o seu cronograma de compras em dia.