Camisa branca de corte clássico, todo mundo tem dentro do armário, não tem? E essa mesma camisa branca que você manteve guardada por anos, até décadas a fio, segue firme e forme nas tendências mais atuais. Significa que a camisa social branca voltou na moda? Não exatamente. A peça é atemporal e isso significa que ela nunca foi embora, mas não é exatamente a camisa em si considerada a grande atração da moda contemporânea, porém a forma como adotamos esse curinga no look.
. Estilizando a camisa de sempre
A primeira coisa que a gente pode ficar de olho é a forma como as pessoas estão estilizando a camisa em um look simples. Como por exemplo, a combinação de camisa e calça jeans – mais básico que isso, impossível. Algumas garotas mostram que basta acomodar a peça de uma maneira diferente da que sempre usamos, e enfiar apenas um lado da camisa pra dentro da calça já dá outra cara para o look. Pra isso precisamos de camisas mais grandonas e largas, que pode até ser emprestada do namorado.
. Soltinha por cima de tudo
Quem tem mania de look todo arrumadinho pode achar coisa de outro mundo usar a camisa assim soltinha por cima da parte de baixo, mas a ideia é essa mesmo. As proporções mudaram na moda contemporânea, e a camisa solta e larga por cima de outras peças igualmente largas ajuda a construir essa nova silhueta na moda.
Se quiser tentar, existem novos desenhos de camisas com linhas e recortes diferentes que ajudam a realçar esse visual.
. Largona com peças extra grandes
Nessa onda de novas proporções das roupas, a coordenação de peças também mudou. Agora adotamos peças mais largas e folgadas no corpo, investimos em tamanhos extra grandes de propósito, pra deixar esse visual exageradamente grande. A camisa também entra em ação de maneira simples, combinada com outras peças básicas e estilizadas – ou não – a gosto de cada um.
. Barrado à vista
Pode parecer um detalhe bobo, mas se tratando de moda, os mínimos detalhes contam. Portanto o barrado de uma camisa aparente, usada por baixo de um tricô por exemplo, faz toda a diferença. Antigamente era considerado um desleixo, em tempos atuais é sinal de que você presta atenção aos efeitos e acabamento do look.
Se você é mais ligado nesses looks superestilosos, com tantas camadas de roupas que a gente nem consegue identificar que peça é o que, dá uma olhada:
. Sobreposição de camisa com vestidos e/ou tops
Parece complicado, mas é simples: basta incluir uma camisa branca sob vestidos que geralmente usamos sem nada por baixo quando está muito calor. O mesmo para tops curtinhos e blusas de alcinha. A dificuldade, porém, será sobrepor esse monte de peças tecnicamente mais justinhas, portanto invista em um modelo de camisa mais justa – pode ser aquelas camisas com elastano que eram modinha anos atrás, lembra? Tinha até camisa body.
. Sobreposição de saias
Como podemos ver, é sem limites para a criatividade. Se quiser usar uma saia transparente por cima da camisa-vestido, misturar estampas e padronagens, vai fundo!
Já viu que as mãos desapareceram debaixo das mangas?
. Punhos desabotoados
Você não viu errado, não! As mangas estão mais compridas mesmo, e agora esse outro detalhe também virou moda, como já identificamos há mais de um ano.
Como tudo se adapta na moda, as camisas também entram com esse acabamento e não precisamos de muita coisa pra garantir o look: basta deixar o botão das mangas abertos e usar o punho soltinho. Mais uma dica de styling pra gente tentar.
. Camisa com saia
Prova de que a camisa branca combina com qualquer peça são as referências de garotas que adotaram a peça com estilos variados de saia. Do modelo camurça com franjas até o plissado com acabamento metalizado, vale tudo mais uma vez!
. Golinha fechada
Essa você já conheceu há anos, e desde 2011 que as golinhas abotoadas até o colarinho são um sucesso. Atualmente o look continua o mesmo, mas sem tantos penduricalhos acomodados por baixo da gola como fazíamos antes – lembra dos colares, broches lenços e afins?
A diferença é que agora adotamos esse visual mais limpo, e que encaixa perfeitamente com os conjuntos de ternos femininos. Isso não significa que o look é engomadinho e careta, e como você pode ver, a gola fechada pode surgir em propostas mais soltas no corpo e seguir as outras referências repassadas acima.
. Camisa jeans
Não é porque estamos dando atenção à camisa branca que todas as outras camisas devem ser ignoradas dentro do armário. As dicas servem para todos os modelos, tecidos e acabamentos, e com a camisa de denim ainda dá pra trabalhar o visual inteiro jeans.
 -