Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de agosto de 2017


  CURSO DE MOULAGE/DRAPING AVANÇADO 

O Instituto Milano de Moda oferece aos profissionais do mercado de moda, a oportunidade de ampliar sua capacitação e conhecimento.

Ministrados por renomados profissionais do mercado, os Cursos Livres de Curta Duração, são formatados para o setor de moda, propiciando uma nova abordagem dinâmica e interativa, cujos objetivos são: estimular e desenvolver as habilidades criativas e técnicas dos interessados no aprendizado, através do método do Construtivismo. 

Moulage é uma palavra de origem francesa que significa moldagem.

A Moulage apresenta-se como uma técnica que favorece a inovação na moda como podemos observar nos trabalhos de Madeleine Vionnet e Madame Grés, que foram mestres na geração de novas formas de se vestir, domínio de moldes e criação de novos volumes e formas de se construir roupas.
Em relação à confecção, a Moulage define-se como uma técnica de criação de formas e moldes para construção de vestuário a partir do revestimento do corpo com tecido.

A moulage tem várias vantagens em seu uso:
1ª) Ordem criativa: pode ser considerada como uma técnica escultórica, onde o artista modela o tecido sobre o corpo, definindo a forma 3D através do diálogo entre seu imaginário, o comportamento do tecido e o corpo.
2ª) Ordem técnica: uma vez que o molde pode ser extraído do contato direto do tecido (material maleável) sobre o corpo, existe  maior precisão na modelagem, conferindo também maior qualidade ao produto. 

Pré - requisito
Apresentar comprovante de realização de Curso de Modelagem
§  Manter relacionamento interpessoal;
§  Prever conseqüências;
§  Ter raciocínio lógico;
§  Ser analítico;
§  Ter atenção a detalhes;
§  Ser organizado.

Objetivo
Preparar o aluno para atuar como Modelista com o conhecimento e a prática da técnica de Moulage/Drapping. O aprendizado dessas técnicas permite a correta construção de uma roupa, o ajuste ao manequim e/ou corpo e a adequada utilização de cada tipo de matéria-prima.

Público-Alvo
§ Pessoas interessadas em ingressar como Modelistas no mercado de Moda e/ou abrir seu próprio ateliê, com aperfeiçoamento nas técnicas de Moulage.
§    Empresas que necessitam treinar sua equipe de Modelistas/Estilistas.

Duração | 3 Meses  -C. Horária |  48h -1 vez na semana - Horário | 14h-18h – Dia | Quartas-Feiras

Método:
Aulas teóricas expositivas e práticas

Certificado
De acordo com a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional -  Educação Profissional de Nível Básico, que é uma modalidade de educação não-formal, destinada a proporcionar ao profissional que deseja adquirir conhecimento para se atualizar, qualificar.
 O certificado  serve para  desenvolvimento de  ações, durante a formação acadêmica, conhecidas como “horas complementares”.
A Certificação é fornecida com 75% de presença e apresentação dos trabalhos em portfólios.                                    

Observações
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas: 4 vagas


PROGRAMA

MÓDULO I  -  SAIAS

BASE DA SAIA
Balonê – Clochard – Envelope – Enviesada- Godê duplo/simples - Lápis  - Tulipa – Pareô - Reta

MÓDULO II  - BLUSAS
BASES DA BLUSA
DECOTES/RECORTES

Assimétrico
Com elástico
Coração
Cruzado
Drapeado
Envelope
Esportivo
Fantasia
Fechadura
Frente única
Gota d'água
Meia-taça
Montado
Ombro só
Tomara-que-caia
Transpassado

  
MÓDULO III  -  GOLAS
Aberta Esporte
Babado Godê
Bertha
Bispo
Chinesa/Mao
Com capuz
Drapeada
Em pé
Escafandro
Gola Médici
Gravata
Holandesa
Inteira
Jabot
Marinheiro
Padre
Peter Pan
Pólo
Redonda com Pontas
Rufo
Saco
Vitoriana


MÓDULO IV - MANGAS
Anjo
Bispo
Bufante
Camponesa
CANOA
Drapeada
Godê
Japonesa
Morcego
Pagode
Presunto
Princesa/Minnie
Quimono
Raglã
Sino
Tulipa


MÓDULO V - CALÇAS
BASE
Alfaiataria
Begue
Bootcut
Boyfriend
Clochard
Cargo
Cenoura
Cigarrete
Corsário
Harém Pants
Jodhpur
Legging
Pantacourt
Pantalona
Reta
Sarouel
Flare
Skiny

MÓDULOS VI - BLAZER
BASE
Recortes
Golas
Decotes
Mangas

A Moda!
A diversificação das profissões relacionadas à moda é diretamente proporcional ao destaque desta indústria no Brasil e no exterior.

A moda é hoje uma das indústrias mais importantes do Brasil e é a segunda maior empregadora do país, sendo superada apenas pela construção civil. A indústria da moda conta hoje com uma gama diversificada de profissões em que a formação adequada é o diferencial com relação a quem realmente se destaca neste mercado em crescimento, ao invés de ser porele, superado.

É verdade que até não muito tempo atrás o sucesso no mercado de moda se fazia principalmente pelo empenho e criatividade de profissionais autodidatas.
Atualmente, mais que empenho e criatividade, a qualificação profissional é o pré-requisito para ser um profissional bem-sucedido da moda.

Mas quais são os profissionais que fazem a moda hoje ao lado de modelos e estilistas?

Do desenho do estilista até a peça final usada pela modelo, vários são os profissionais que alinhavaram os elos da cadeia produtiva da moda. Vários profissionais terão, por exemplo, modelado, cortado e costurado os tecidos vestidos pela modelo como produto acabado. Outros tantos profissionais são responsáveis por fazerem as roupas e acessórios chegarem às lojas para os consumidores finais, passando evidentemente pelos desfiles e campanhas publicitárias. Há ainda aqueles profissionais que tratam de moda em publicações especializadas, como os jornalistas, fotógrafos e assessores.

Enfim, a moda é mesmo um universo – só não há lugar para o amadorismo!”
Coordenação
Instituto Milano de Moda
Informações
(21) 3046-2733 – 2613-5138
(21) w.app  9.8275-6647
Nossas redes sociais