Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Peplum - As Origens

É pura tendência de moda, porém muitas pessoas leigas compram sem saber sua origem. 
Peplum está em alta, deixando todas as mulheres mais elegantes. O vemos em casacos, saias, com modelagens diversificadas, cores e tecidos incríveis, podemos chamar de um pequeno overskirt que está geralmente ligado a um casaco e algumas vezes na saia.!  
Conhecer um pouco da história do que estamos a usar  é maravilhoso, então contamos TUDO sobre o bum do momento, PEPLUM!   






Como já sabemos a moda é volúvel, efêmera, então muitas peças do vestuário feminino, infantil e masculino, com uma releitura. Essa busca ao que já foi usado sempre ocorre e na maioria das vezes é aceito. O Peplum é um exemplo disso. Uma possível origem seria os vestidos das damas do século XIX. Porém, a etimologia da palavra greco Peplos se refere a uma túnica ou vestido longo com um retalho de tecido dobrado e com cinto em volta da cintura usado na Grácia antiga. Isso quer dizer que o que chamamos hoje de Peplum vem desde o começo do século XIX. No século XIX o peplos virou BASQUE e era usado apenas na jaqueta, que deveria ser mais longa por cima das volumosas saias da época. Na década de 20 Jeanne Lanvin  ousou fazer diferente criando o vestido basque por volta de 1924. 
         
Peplos, peplum, basque, quem foi o pioneiro a lançar esta tendência, foi DIOR.

 

      Trazendo de volta a feminilidade para as mulheres da década de 40, junto com seu new look. Nos anos 80 ele voltou junto com as mangas bufantes ou em vestidos de gala enfatizando a cintura feminina. E agora em pleno século XXI Alber Elbaz (estilista da marca Lanvin) aproveitando a onda ladylike e as apostas nos anos 40 e 50 somado a próxima tendência anos 20 trouxe para as passarelas o “novo” peplum que já tomaram várias formas e caimentos. Logo já é tendência, vista em muitos desfiles.


                                     DIFERENTES MODELAGENS DO PEPLUM

Visto em muitos desfiles para o inverno 2012, o Peplum está em alta nas grandes e pequenas marcas. A releitura do antigo deu super certo, com modelagens incríveis e inovadoras, das cores básicas ao color block. O Peplum está ai para ser usado, como Dior o lançou, deixar as mulheres mais femininas! Aproveitem e abusem dessa maravilhosa peça, seja na calça, blusa, casaco, saia, vestido e tudo mais... ABUSE! 
DIOR

DIOR
BURBERRY
PRADA
SPRING