Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2016

Novos chips de RFID inseridos nos fios dos tecidos criam roupas conectadas

Primo1D é uma empresa fundada na França em agosto de 2013 e desenvolveu um dispositivo microeletrônico anti-roubo que permite que um chip de RFID possa ser diretamente fixado a dois fios condutores que funcionam como antenas para serem aplicados num fio. Dentro do E-Thread (micro encapsulação de circuitos eletrônicos) há uma tag RFID passiva que não requer nenhuma fonte de alimentação e pode ser lida por qualquer leitor UHF RFID padrão.
Novos chips de RFID inseridos nos fios dos tecidos criam roupas conectadas stylo urbano-1
Uma vez que os chips e antenas RFID são integrados em um fio de algodão, poliéster, lã ou plástico, as tecelagens podem tecê-los em peças de vestuário, roupa de cama, artigos de luxo ou produtos industriais que podem ser lavados e ter seis estoques controlados de forma eficiente. De acordo a Primo 1D, o E-Thread fornece uma excelente alternativa a outras etiquetas ou tags externas de RFID que os falsificadores ou ladrões podem ver e remover dos produtos. Além disso, o pessoal da loja muitas vezes as removem quando o produto é vendido.
Quando se trata de roupas de luxo de alto valor, a preocupação das marcas é que a etiqueta RFID seja removida do produto para ser anexado a uma versão falsificada daquele produto, e depois retorne para a cadeia de abastecimento para ser vendido nas lojas. Com a tecnologia E-Thread, um falsificador não saberia a localização do chip e da antena, e seria incapaz de colocá-los em um produto falsificado. Portanto, os falsificadores não seriam capazes de desativar as tags em uma loja ou outro local com a intenção de passá-los através de um leitor sem ser detectado.
E quais as outras vantagens dessa tecnologia para roupas conectadas?
GESTÃO DE INVENTÁRIO
Garantir a rastreabilidade de seus produtos
Melhorar a gestão de fluxo para evitar escassez de estoque e facilitar o reabastecimento
Aumentar a confiabilidade do inventário em armazéns e lojas
AUTENTICAÇÃO DE SUAS CRIAÇÕES
Identificar cada unidade de sua produção
Empenhar-se ativamente na luta contra a falsificação e roubo
Garantir a prova de origem de cada produto para seus clientes
Etology é uma startup americana de tecnologia que pretende unir os princípios da economia circular com a Internet das coisas através dos chips de RFDI inseridos nos fios dos tecidos. Com o rápido crescimento da tecnologia vestível e da Internet das coisas, a introdução de novos produtos inteligentes na moda tem o potencial para facilitar uma economia sustentável e circular. A tecnologia da informação tem o potencial de ir além do controle do ciclo de vida do produto para o auto-controle do produto, onde os objetos podem se comunicar e administrar o seu próprio caminho através da economia circular.
Novos chips de RFID inseridos nos fios dos tecidos criam roupas conectadas stylo urbano-2
Roupas, sapatos e bolsas inteligentes podem desencadear informações específicas sobre o que fazer quando se chega ao fim de sua vida útil, incluindo a forma de reciclagem, desmontagem, remanufatura, venda ou troca. Para habilitar o desempenho sustentável de produtos inteligentes, a Etology insere um número único de identificação no produto com a informação essencial para otimizar sua vida útil. Inserindo chips de RFDI nos fios das roupas e tecidos, pode-se ter uma visão completa de onde e como foi fabricado, quais as matérias primas utilizadas e o que fazer com o produto quando for descartado.
Dessa forma a Etology permite um controle mais eficiente dos produtos pelas marcas de moda e pelos consumidores pois todo o histórico da peça estará inserido na trama do tecido e não poderá ser adulterada ou falsificada. A internet das coisas e os produtos inteligentes poderão conectar os trilhões de itens que consumimos a cada ano em todo o mundo, nos dando todas as informações necessárias para maximizar o ciclo de vida do produto e reciclar seus materiais de forma contínua, reinserindo-os na cadeia de produção.
Sem a internet das coisas, uma economia verdadeiramente circular não pode existir. Para avançar a sustentabilidade em toda a indústria da moda, o sistema deve ser interligado e ágil, informado todos os dados aos fabricantes e consumidores. Com dispositivos inteligentes embutidos em roupas e acessórios, poderemos criar a verdadeira indústria da moda circular que fornece todos os dados de fabricação de forma transparente aos consumidores. A tecnologia dos minúsculos chips de RFDI inseridos nos fios dará um enorme impulso a Internet das roupas.