Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de março de 2017


CW Pencil Enterprise:  A Única Loja de Lápis do Mundo
Isso mesmo, uma loja voltada exclusivamente ao pedaço de madeira e grafite que usamos para escrever/desenhar desde o século XVI. Ela é única no mundo e está (é claro) em Nova York.Em tempos de palavras virtuais, que uma vez digitadas existem para sempre, escrever a lápis se tornou um ato romântico, não necessariamente pelas palavras escritas, mas pela efemeridade da ação. 
É com esse ar de romance e decoração vintage que a pequena CW Pencil Enterprise, no Lower East Side, conquista seus visitantes. A loja é a única no mundo exclusivamente voltada ao comércio de lápis e afins (leia-se estojos, cadernos, borrachas, apontadores). 
A fundadora e idealizadora da loja, Caroline Weaver, é, sem dúvida alguma a alma do negócio. Colecionadora de lápis e viajante assídua de apenas 25 anos, ela criou a CW Pencil Enterprise com o objetivo de disponibilizar o instrumento para aqueles que, assim como ela, "apreciam a sua funcionalidade, beleza e história."
São raros os dias em que você não encontra a Caroline na loja. Ela sabe tudo sobre lápis, desde o processo de fabricação até a história de cada um. Ela sabe inclusive te dizer qual o melhor lápis para desenhar, qual o melhor para escrever, até o melhor para jogar bingo e marcar bilhetes de loteria. Acredite se quiser, existe uma ciência por trás desse objeto tão simples.
Os 250 tipos diferentes de lápis da CW Pencil Enterprise estão organizados em potes de vidro e catalogados por país de origem. Você vai encontrar desde simples "BICs" made in Brasil até a versão mais antiga já encontrada por elas do lendário Eberhard Faber Mongol por U$30. Isso sem falar nos kits do lápis português Viarco com aroma de flores (U$10) e a caixa de lápis Caran D'Ache feita de madeira de nogueira (U$ 275).       
Lápis português com aroma de flores
Extensores de lápis
Essa é uma daquelas lojas que eu diria que só conseguem sobreviver em cidades como NYC. Seus principais clientes são arquitetos, escritores e calígrafos da região, além dos turistas e colecionadores amadores (tipo eu).
Além de extremamente Instagramável (motivo suficiente pra atrair visitas), a CW Pencil transformou o lápis em um instrumento complexo, que possui significado, história, qualidade e procedência. E as pessoas amam saber a história por trás dos objetos... Quem, por exemplo, não se sentiria tentado a comprar um lindo lápis dourado ao saber que é um lápis japonês "da sorte," para ser mantido sempre dentro do estojo?
Mesa de "teste" dos lápis
Mesa de "teste" dos lápis
Apesar do estilo "retrô," não se apresse em classificar a CW Pencil Enterprise como antiquada. Além do e-commerce com entrega internacional, a loja oferece também serviços de assinatura e personalização de lápis.
Por não mais que U$3 a unidade, a CW Pencil personaliza o seu lápis com letras douradas utilizando uma prensa de folha quente Kingsley da década de 60. Já teve até pedido de casamento feito através de um lápis e uma professora que fez um kit com frases do Dr. Seuss.
Cores de lápis disponíveis para customização
"Pra quê cartão quando podemos ter um lápis com as informações da loja?" Foi o que a Caroline me disse quando me deu o lápis acima.
O lápis em formato de coração faz sucesso no Instagram
Já o "The Pencil Box," é o serviço de assinatura da marca. Por U$30, a cada três meses, você recebe uma caixa com diferentes tipos de lápis e outros "acessórios," tudo sempre incluindo as histórias, funcionalidades e curiosidades de cada um.
fullsizeoutput_4e21.jpeg







Para finalizar, não deixe de conferir o blog e Instagram da CW Pencil

Enterprise como exemplos de trabalho de mídia social bem feitos. Eu adorei, por exemplo, uma foto do Instagram com 9 "sujeiras" de lápis apontados onde, quem mais acertasse o tipo e marca de lápis à que cada uma pertencia, ganhava um de cada. Isso que eu chamo de criatividade, inovação e criação de envolvimento com o cliente!