Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de março de 2017

LEVI’S cria a 1º calça jeans reciclada do mundo feita a partir de cinco camisetas de algodão descartadas

follow-the-colours-jeans-levis-calca-reciclada-algodao-02
O ritmo de produção da indústria têxtil é constante e parte importante do comércio mundial, está em segundo lugar quando falamos em consumo, atrás apenas do alimentício. Cerca de 26,5 milhões de pessoas trabalham para essa indústria de roupas atualmente (aproximadamente um em cada seis trabalhadores da população mundial), a maioria em países asiáticos.
Se formos considerar a produção crescente de novas peças, uma boa quantidade de roupas acabaria indo para o lixo, assim como os recursos naturais usados para produzi-las, como a água – ou seja, a indústria têxtil está cada vez mais sedenta.
follow-the-colours-jeans-levis-calca-reciclada-algodao-04
Pensando nisso, a Levi Strauss & Co firmou parceria com a startup Evrnu para, a partir de cinco camisetas de algodão, criar seu primeiro par de jeans reciclado (a malha mistura algodão regenerado com algodão virgem orgânico). A famosa empresa norte-americana de jeans usou como protótipo o modelo 501 (a primeira calça jeans lançada pela marca) para criar a nova peça que usa 98% menos água que os demais.
Segundo a Levi’s, cerca de 3.800 litros de água são utilizados durante toda a vida útil de uma calça: 68% desse consumo ocorre no cultivo de algodão, enquanto 23% ocorre na casa do consumidor, por conta de sucessivas lavagens.
Já atenta ao próprio setor, em 2009, a empresa lançou a “Etiqueta de Cuidados Para o Nosso Planeta”, que visa educar os consumidores a cuidarem de suas roupas com menos impacto ambiental, lavando-as menos vezes (às vezes basta limpar uma parte e não a peça inteira), além de incentivar a doação em vez do descarte.
levis-3
Além da economia de água, a aliança com a startup está alinhada a uma tendência crescente de eliminar resíduos e dar vida nova ao “lixo” têxtil, com o objetivo de criar uma economia circular, onde o resíduo é visto como recurso e, assim, reinserido no ciclo produtivo.
“Esta tecnologia é uma grande promessa e um avanço emocionante na forma como nós exploramos o uso de algodão regenerado para ajudar a reduzir significativamente o impacto global sobre o planeta. Ao abordar a conservação da água através da inovação, a indústria do vestuário tem o potencial de reduzir significativamente o seu uso”, afirmou Paul Dillinger, chefe de inovação global de produto da Levi’s, em entrevista.
follow-the-colours-jeans-levis-calca-reciclada-algodao-01
No momento, em fase de testes e conceitos, o objetivo do protótipo é trazer aos consumidores a calça jeans reciclada justamente igual a que você conhece no mercado.
Isso, claro, não aconteceria de imediato; A Levi’s precisa de tempo para se adaptar aos agricultores e acertar outras ideias. “O que nós estamos fazendo agora é olhando para o futuro. Essa tecnologia pode nos dar essa flexibilidade, e ajudar a restaurar parte do meio ambiente.”
follow-the-colours-jeans-levis-calca-reciclada-algodao-05
O método não só converte resíduos em fibras renováveis, mas também usa 98% menos água do que os outros produtos. Embora um pouco de algodão virgem seja usado, isto representa um enorme avanço na tecnologia têxtil. A técnica desenvolvida pela Evrnu dissolve o tecido e, em seguida, re-gira o fio, tornando-o mais forte do que antes.
follow-the-colours-jeans-levis-calca-reciclada-algodao-06
Num mundo com mudanças climáticas cada vez maiores, produção de lixo em grande escala e até mesmo manipulação de sementes para gerar matéria-prima, o sucesso do reaproveitamento sem comprometer o produto final é uma boa notícia não só para a indústria da moda, mas para o planeta!
Leyda Torquato é jornalista, vegetariana e adora todo tipo de arte. Quase desistiu da moda até encontrar todas as suas possibilidades mais justas e sustentáveis e, como toda libriana, não liga de ficar em sua própria companhia.