Pesquisar este blog

Sobre o Instituto Milano

O Instituto Milano de Moda oferece aos profissionais do mercado a oportunidade de ampliar sua capacitação e conhecimento. 


Os Cursos Livres de Curta Duração são formatados para o setor de moda, propiciando uma nova abordagem dinâmica e interativa, cujos objetivos são estimular e desenvolver as habilidades criativas e técnicas dos interessados no aprendizado.


O Instituto Milano de Moda iniciou suas atividades no ano de 2007.
Sua trajetória como instituição de ensino de Moda, ganhou visibilidade e credibilidade pela característica única com turmas reduzidas e método diferenciado de ensino: o construtivismo!
Possui hoje Unidades na Barra da Tijuca – Shopping Downtown, no Bairro de São Cristóvão (Polo de Moda do Rio), em Niterói(Centro) e Nova Friburgo(Polo de Moda Íntima).

Realiza Workshops, Mostras, Palestras, Mesa Redonda, Oficinas, Feiras, Seminários, Projetos Culturais e Educativos, para orientar, atualizar e capacitar a mão-de–obra para o Setor Têxtil de Confecção e Comércio Lojista.

Tomando como fator principal o destaque do crescimento da Indústria Têxtil e de Confecção, a Moda brasileira é uma das mais importantes empregadoras do país, sendo necessária a formação de profissionais que atuem nesse segmento atento às necessidades contemporâneas, como dinamismo, interação e alto-nível de qualificação.
Desta forma o Instituto Milano de Moda se apresenta no mercado trazendo uma metodologia baseada no “construtivismo”.  

  
METODOLOGIA
CONSTRUTIVISMO

Construtivismo significa a idéia de que nada, a rigor, está PRONTO, ACABADO, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado em nenhuma instância, como algo “terminado”.

"Entendemos que “construtivismo” na Educação, poderá ser a forma teórica ampla que reúna as várias tendências atuais do pensamento educacional, tendências que têm em comum a insatisfação com um sistema educacional que teima (ideologia) em continuar dessa forma particular de transmissão que é a Escola, que consiste em  RECITAR, APRENDER, ENSINAR o que já está pronto, ao invés de FAZER AGIR, FAZER PENSAR, OPERAR, CRIAR, CONSTRUIR E DESCONSTRUIR, a partir da realidade vivida por alunos e professores.

A EDUCAÇÃO deve ser um processo de CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO o qual ocorre, em condição de complementaridade, ENTRE ALUNOS e PROFESSORES. 
(Fernando Becker, Publicação: Série Idéias n. 20. São Paulo: FDE, 1994.  Páginas: 87 a 93.)
  

Os alunos, através de aulas com estudo dirigido em grupos pequenos, com muitas práticas de exercícios, transformam o conhecimento aprendido, em livros(portfólios).
Diferentemente de outras instituições de ensino, em que as aulas são ministradas para turmas de cinquenta a sessenta participantes(onde não há nenhuma forma de interação entre professor e alunos),  os cursos do Instituto Milano de Moda oferecem uma estrutura de no máximo seis a oito alunos por turma com total integração entre discentes e docentes e apoio integral da coordenação dos cursos.

Alguns problemas graves que envolvem a produção na área da moda brasileira estão diretamente ligados à falta de profissionais aptos e capacitados, afetando assim os tempos de duração dos processos produtivos como o desperdício de matéria prima por causa de modelagens erradas, acabamentos ruins, entre outros.

A falta de tempo e informação sobre os diferentes cursos de moda fazem que muitos profissionais fiquem desatualizados e/ou utilizando métodos que hoje em dia já não valem mais.

As grifes que realmente estão à frente no mercado de Moda, estimulam seus colaboradores a procurarem cursos nessa área para ficarem sempre à frente da concorrência nesse mundo “fast fashion.”

Nossos cursos são adaptados com horários flexíveis para quem trabalha o dia todo. Propiciam uma nova abordagem de maneira dinâmica, interativa e técnica.