Pesquisar este blog

sábado, 8 de outubro de 2016

Sabe a diferença?

DIFERENÇA ENTRE BURGUNDY E MARSALA

diferença-entre-Burgundy-e-Marsala
E aí, bora conhecer a diferença entre Burgundy e Marsala? Será que realmente existe? De acordo com a Pantone, a cor do ano é Marsala, uma espécie de vinho com fundo levemente terroso/alaranjado, ainda que, na escala ele se pareça com um vinho desbotado. Todos os anos a Pantone lança a cor que será o hit mundial, mas os nomes não surgem do nada. Marsala é de verdadeiramente um vinho, feito com diversos tipos de uva e, ao contrário dos vinhos tintos cor de sangue escuro, Marsala é mais aberto, amadeirado com cor de âmbar quando é colocado contra a luz.
diferença-entre-Burgundy-e-Marsala 2
Mas se Marsala é vinho, então isso quer dizer que todo ano lançam uma cor vinho com um nome diferente?! Mais ou menos por aí. Mas nem todo vinho é igual. A gama de tons é extensa e com diferenças tão ínfimas, que parece que estão fazendo hora com a nossa cara, já que para olhos normais, pouco observadores, vinho, marsala, burgundy e tons afins, são bastante parecidos.
Acontece que na prática, tudo é muito diferente, porque pele e cabelo podem influenciar bastante no resultado final e na proximidade dessas cores, que sim, são da mesma família, mas não são iguais. E ao invés de mostrar essa diferença pra vocês na moda, vou mostrar na maquiagem, com batons. Vou usar o 12 Burgundy da KIKO e o Colan Marsalla da Dailus.
diferença-entre-Burgundy-e-Marsala 1
A diferença entre Burgundy e Marsala é, de fato, muito pequena. Mas ela permite realçar ou apagar certos tons de pele. Marsala combina melhor com peles de fundo rosado, como as brancas europeias (tipo eu, só que brasileira, hahahaha) e as negras ou morenas avermelhadas. Já o tom de Burgundy, esse vinho super profundo funciona muito bem para peles brancas asiáticas, de fundo amarelo, ou morenas indianas de fundo amarelo.
Conseguem agora perceber a diferença agora? É claro que luz, nossa capacidade de discernir cor e mais uma série de fatores vai influenciar na cor que vamos enxergar, mas a ideia aqui é deixar bem definido o que é Marsala e o que é Burgundy. No fim das contas, a gente pode dizer que Marsala é um Burgundy desbotado, sabe?
Por Flávia Marques