CONSUMO
A moda na era da inovação
Para criar as novas coleções, as apostas se baseavam na análise das vendas das coleções anteriores, com algumas pitadas de intuição sobre o que seriam os best-sellers para a próxima temporada.
No entanto, recentemente, o velho sistema começou a mudar em razão de transformações que tem favorecido uma verdadeira renovação no setor.
Entre elas, o ritmo imposto pelo fast-fashion, caracterizado pela inserção de produtos novos a cada 6-8 semanas. Também o império da instantaneidade, onde a impaciência tornou-se um modo de vida. Além disso, é inegável que a indústria da moda foi completamente transformada pelas redes sociais e pelo surgimento de novas plataformas B2B e B2C.
Os consumidores de agora são camaleônicos: estão treinados para acreditar que podem ter o que querem, e imediatamente.
Equipes de marketing inteiras dedicam-se a multiplicar os canais de contato com o consumidor usando as novas redes sociais. A propriedade intelectual dos designers, tornou-se uma questão mais delicada: em um mundo conectado, as coleções lançadas com muita antecedência estão totalmente suscetíveis à cópia.
O e-commerce, por sua vez, permite que os consumidores comprem com um simples clique, em prazos cada vez mais curtos - além de exigirem das lojas on-line custos de operação cada vez mais baixos.
Neste novo contexto, as indústrias de confecção, independentemente de seus modelos de negócio ou porte, passaram a enfrentar novos desafios. Por isso, têm buscado implantar, ainda na fase de planejamento e desenvolvimento de produto/coleções, estratégias que permitam incrementar ou ajustar a entrega de valor para o consumidor.
Entre os caminhos praticados, destacam-se o da gestão da informação; permitindo acesso a uma base consolidada de dados de vendas, mercado e de tendências. Também a adoção de um modelo de criação de produtos mais flexível, ágil, criativo e integrado ao consumidor. Também a implantação de uma abordagem mais eficiente, enxugando o desperdício e os custos invisíveis de projeto ao longo de todas as etapas de planejamento e desenvolvimento da coleção - um dos novos sentidos da palavra sustentabilidade.
E por fim, o estabelecimento de meios de aproximação e integração com o consumidor através da melhoria e diversificação dos canais de comunicação, físicos e virtuais.
Em tempos de tantas mudanças, entender e implantar novas abordagens e novos métodos não só ajudam a diminuir incertezas como também é uma forma de renovar os negócios de moda, a fim de atender às novas e futuras demandas de consumo.
Fonte | Assinatura: REDAÇÃO | FOTO: EQUIPE GUIA JEANSWEAR