Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

PREMIERE VISION

Sustentabilidade e tecidos sensitivos são destaque na feira 

Sustentabilidade e tecidos sensitivos são destaque na feira
A mais recente edição da feira Premiere Vision que teve início no dia 19 de setembro caracterizou-se por muita energia, otimismo e corredores lotados. A organização do evento, havia prometido impulsionar inovações de ponta e lançar novas iniciativas; promessa que foi mantida e cumprida no evento. 

Foram registrados um aumento de 3% de expositores a mais do que o contabilizado na edição passada, de Setembro de 2016. Foram 1.954 companhias participantes, colocando em evidência uma ampla oferta de produtos e categorias, novas experiências, encontros e sessões informativas. 

Entre as iniciativas desta estação a mesma integrou a área Sourcing Connection - dedicada às buscas por novos produtos - junto à seção de bolsas e sapatos. Através desta pequena alteração, foram criadas mesas redondas e conferências incluindo temas como economia circular. O evento também lançou uma área de destaque para produtos certificados por processos de manufatura sustentáveis. 

Ao longo das diversas novidades que estavam acontecendo fisicamente na Premiere Vision, a feira anunciou o lançamento do seu novo espaço de mercado que será lançado no ano de 2018: um e-commerce B2B que disponibilizará os catálogos dos produtos dos seus expositores, com acesso privado, autorizado apenas sob permissão. O objetivo, é ampliar a duração do evento para além dos dias físicos, prolongando-o ao longo do ano. 

As novidades mas interessantes vistas no evento, foram as que trouxeram à tona novos desenvolvimentos de processos sustentáveis. Entre eles, o Lenzing Ecovero, uma nova fibra de viscose feita de madeira vinda de uma plantação florestal independente certificada, e produzida com menor emissão de resíduos e uso de água em comparação à viscose convencional. A feira trouxe também o Sequal, uma fibra eco-friendly feita de plástico retirado do oceano. Entre as empresas que já estão utilizando o insumo, temos a Têxtil Santanderina. 

Já a Eurojersey, além de anunciar uma nova certificação envolvendo todos os seus tecidos; apresentou um novo sortimento de tecidos sensitivos com aspecto de acabamento stonewash, o qual é tratado com uma técnica de estamparia especial em 3D. Foram tecidos caracterizados por motivos micro geométricos; permeando toda a superfície. Ainda no mix de novidades, a Premiere Vision trouxe o Neulana Double, uma nova lã 100% dupla face, que emprega técnicas que não requerem membranas, e obtém o máximo de isolamento térmico, na contrapartida de um peso mínimo - mantendo intactos as propriedades da lã. 

Mas foi a busca pelo toque, a segunda maior obsessão da feira: logo depois das exigências de sustentabilidade. Logo, além das tecidos sensitivos; também os mostruários dos expositores focaram muito no experimentalismo de novos padrões criados a partir do frayed que pudessem somar tridimensionalidade - formando um diálogo perfeito entre o eco-friendly e a idéia de textura. A&A Textile, Lanificio Europa e Destro Dnero trouxeram as peças mais direcionais desta proposta - sob o pretexto de casacos muito bem cortados, jogados no desenho confiável da alfaiataria clássica. 

Fonte | Assinatura: VIVIAN DAVID | FOTOS: DIVULGAÇÃO