Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

A novidade do tecido autolimpante que não precisa ser lavado


 
Esse é mais um passo rumo a evolução, com novas tecnologias, para um futuro que se preocupa com o meio ambiente, e uma grande descoberta para a moda. A promessa é um tecido autolimpante, com nano partículas de prata e cobre, capaz de remover manchas e materiais orgânicos ao ser ativado pela luz solar. Testes e pesquisas foram feitos para a criação de um verdadeiro tecido em laboratório químico, aos comandos do Dr. Rajesh Ramanathan, líder em desenvolvimento de nano partículas, e sua equipe na RMIT University da Austrália.
 
 
 
 
Para o tecido ter a propriedade de se auto limpar foi necessário construir um número suficiente de nanoestruturas estáveis diretamente no fio, e isso foi alcançado com um processo de imersão em soluções químicas, que durou cerca de 30 minutos. A invenção é uma maneira barata, pois o cobre e a prata possuem um valor relativamente baixo, e muito eficiente para as roupas do dia a dia se limparem sem a interferência do usuário. Quando as estruturas são expostas a luz ou a uma lâmpada, elas recebem um impulso de energia que cria elétrons quentes, que por sua vez liberam uma explosão de energia e fazem com que as nanoestruturas degradem a matéria orgânica. O processo de limpeza inicia em 6 minutos após a exposição do tecido sob a luz.
 
 

 
 
O novo tecido ativado por luz pode ser facilmente escalado para níveis industriais, segundo o autor do projeto, Rajesh Ramanathan. Inclusive, apesar dos experimentos terem sido feitos em algodão, os pesquisadores descobriram que a técnica funciona muito bem em poliéster e nylon também.