SMBM fia internacionalização
Depois de duas importantes estreias na estação passada – na lista de expositores da Première Vision Yarns e no calendário de desfiles do Portugal Fashion graças à parceria com Susana Bettencourt, a SMBM ingressou na escola de francês para falar com os novos mercados.
Agora estreita laços com a Unis Textile Design Studio.
Ainda que Espanha continue a ser o seu principal destino de exportação – que representa atualmente 10% das vendas –, o salto da internacionalização da SMBM, com a entrada na Première Vision Yarns em setembro último, pousou-a em novas geografias. «Tivemos dois contactos que funcionaram muito bem. Um com uma empresa francesa e outro com uma empresa canadiana. Para França é relativamente próximo, mas, mesmo para o Canadá, conseguimos fazer o desenvolvimento, o cliente aprovou-o e fez a encomenda, recebeu a encomenda e tudo funcionou muito bem», revela o CEO Bernardino Andrade, acrescentando que, ao destes, se somou o interesse da Holanda e da Alemanha.

Lado a lado com a ecologia, nos corredores da fiação desfila a moda. No ano passado, com a marca Fifitex, a SMBM tornou-se a fornecedora oficial de fios da designer Susana Bettencourt, numa parceria que continuará a ser fiada nas próximas estações. «A Susana [Bettencourt] tem estado a trabalhar de perto connosco, apesar de estarmos nos extremos opostos da cadeia. A parceria resultou porque ela conhece bem a indústria», reconhece Bernardino Andrade. Privilegiando, além do algodão que é transversal a toda a coleção, matérias-primas nobres como a caxemira e a seda, a coleção “Color On The Shadows”, dedicada à primavera-verão 2019, foi também desenvolvida com a designer. «Quando os clientes veem os nossos catálogos conseguem ter a perceção de que há um trabalho de base, de estudo de tendências», destaca o CEO, asseverando que é precisamente aí que reside a diferenciação da SMBM.

«Somos oficialmente fornecedores de fio para a Unis Textile Design Studio», avança a SMBM. «A moda não nos larga e nós não largamos a moda, desta vez os nossos fios vão para a área têxteis-lar. Área que esteve sempre presente nos desenvolvimentos dos nossos fios, agora será pensada e criada em conjunto com a nossa mais recente parceria. Será mais um projeto desafiante, com visão na inovação e destaque na diferenciação no que diz respeito ao design do produto», pode ler-se no comunicado da empresa.

Dispondo de um efetivo de 95 pessoas e com 2017 fechado na ordem dos 3 milhões de euros, a SMBM tem a produção – que ronda as 100 toneladas mensais em contínuo de anel e 12 toneladas mensais em open-end – distribuída pelo sector malheiro (75%) e pela tecelagem, tapeçaria e têxteis-lar (25%).