Calorão 2020 – Tendências e inspirações do verão com Renata Abranc
Olhar para o passado é essencial para compreender o futuro, por isso o Calorão 2020 nos reserva temas já conhecidos, mas com um twist. Durante o evento In.Fluxo, realizado pelo IDIT Design em Florianópolis, a expert Renata Abranchs revelou as tendências de comportamento e peças chave do Verão 2020.
O mais bacana dos encontros do Bureau de Estilo Renata Abranchs é o tom intimista e a preocupação em traduzir cada macrotendência para a realidade brasileira. Responsável pela criação do manifesto #FeitoNoBrasil, a Re tem um cuidado extra em valorizar o que é nosso e incentivar a criatividade da indústria.
Cada macrotendência é apresentada com um vídeo animado e um cheirinho exclusivo que traduz a sua essência, criando uma experiência multisensorial única. Como ainda não podemos reproduzir os cheiros por aqui, vou contar para vocês um pouquinho sobre cada movimento que guiará as tendências do verão 2020. Confira:
Aruba Maricá – A estética do turismo clichê para o Calorão 2020
Tons quentes e uma explosão de cores são características marcantes desse movimento. O Bureau de Estilo observou que muitas marcas focaram suas campanhas nas viagens de verão, do modo mais clichezão e “farofeiro” possível!
Prepare-se para uma invasão de neon, no melhor estilo surfistão dos anos 80. Também veremos muitos florais abstratos e toda a pegada kitsch a la Gucci, que já alertamos por aqui.
O animal print também marca presença em versões nada tradicionais. Cores contrastantes e escalas alteradas tornam a estampa ainda mais exagerada, atualizando a padronagem para a temporada Calorão 2020.
Y2K (Anos 2000) – O bug do milênio é o look da vez
A estética dos anos 2000, com muita cintura baixa, princesas do pop, strass e zueirinha adolescente. É um movimento divertido e debochado, que resgata todas as tendências escrachadas da virada do milênio direto para 2020. A top model Bella Hadid é uma das influenciadoras globais que mais tem se jogado na tendência, criando misturinhas interessantes entre peças polêmicas e outras mais basiquinhas.
Por aqui, vale ficar de olho na @atnirvana e nas meninas do grupo ABRONCA, que trazem um toque nacional bem moderninho para a macrotendência. Esse é um movimento jovem, despojado e ousado, que já estamos vendo com força na internet e promete se fortalecer ainda mais para o Calorão 2020.
Vale a pena conferir o Instagram da influenciadora brasileira @atnirvana
Trio carioca ABRONCA arrasa nos looks com pegada anos 2000
#ElasSim – A estética da vanguarda intelectual
Ao introduzir o tema, Renata Abranchs definiu com maestria o mote que guiará o comportamento dessa consumidora: “moda é politica. Viver é um ato politico”.
As mulheres conquistam cada vez mais voz e mais espaço na sociedade, reivindicando seus direitos e fazendo-se ouvir. Finalmente, moda reage a esse novo momento social oferecendo roupas atemporais, para mulheres inteligentes, que não se curvam a modismos passageiros.
A “mulher Céline”, da estilista Phoebe Philo, tem grande influência nesse tema.
Muitas alfaiatarias leves e bem construídas aparecem por aqui, girando em torno da ideia de um “look vernissage”. Em síntese, as consumidoras desse movimento buscam peças duráveis, com tecidos nobres e acabamentos impecáveis. Sem firulas, apenas o essencial.
A estamparia, quando aparece, ganha elementos artísticos como pinceladas abstratas e reprodução de cartazes modernistas ou fotografia experimental, repletas de distorções e granulações.
Em seu desfile SS19, Dries Van Noten traduz, com excelência, esse mix artístico e atemporal.
Podemos notar, também, uma forte influência da década de 60. Na primeira época da história onde as mulheres deixaram de se vestir igual às suas mães, a efervescência cultural e política serviu para que a juventude criasse um novo dress code.
AMARÉ – A leveza de um verão eterno
Moçambique, Cabo Verde, Angola, Brasil e Portugal: essa macrotendência une o que há de mais belo nos países de língua portuguesa. Primeiramente, pense em em uma temporada de calor no verão de Algarve e você terá o resumo da nova estética.
Com efeito bem fresh, as rendas e tramas artesanais são o foco. Também surgem muitos crochês e macramés representando a riqueza do feito à mão.
Johanna Ortiz Resort 19
Vestidos leves e bem brejeirinhos (no melhor estilo Gabriela) aparecem em xadrez vichy e estampas florais mini. Por aqui, a ideia é resgatar uma delicadeza feminina que brinca entre a sensualidade e a inocência. Na modelagem veremos muitas peças com decotes inesperados, costas de fora, roupas estilo sarongue e fendas reveladoras traduzem o espírito tropical soft do verão 2020