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quinta-feira, 21 de novembro de 2019



CURSOS LIVRES DE CURTA DURAÇÃO

CARGA HORÁRIA | 72 HORAS

BARRA-RJ / NITERÓI-RJ

NOVA FRIBURGO-RJ

(21) 2613-5138 
(21) 98275-6647






CURSOS EM COMUNICAÇÃO



-Jornalismo de Moda
-Marketing de Moda
-Fashion Business
-Marca e Mídias Sociais

FASHION DESIGNER

-Estudo/Pesquisa da Linha do Tempo da Moda
-Estudo/Pesquisa do Shapes do Vestuário Feminino
-Estudo/Pesquisa dos Estilos Universais Femininos
-Desenho Técnico
-Ficha Técnica
-Pesquisa de Tendências
-Desenvolvimento Coleções, Subcoleções, Coleções Cápsula
-Planejamento de Coleção –  Mix de Produtos
   


MODELAGEM INDUSTRIAL PLANA

-Estudo/Pesquisa da Linha do Tempo da Moda
-Estudo/Pesquisa do Shapes do Vestuário Feminino
-Estudo/Pesquisa dos Estilos Universais Femininos
-Desenho de Croqui
-Desenho Técnico
-Ficha Técnica








MODELAGEM INDUSTRIAL PRAIA, LINGERIE E FITNESS





-Estudo/Pesquisa da Linha do Tempo da Moda
-Estudo/Pesquisa do Shapes do Vestuário Feminino
-Estudo/Pesquisa dos Estilos Universais Femininos
-Desenho de Croqui
-Desenho Técnico
-Ficha Técnica












PRODUÇÃO DE MODA +VISUAL MERCHANDISING

-Estudo/Pesquisa da Linha do Tempo da Moda
-Estudo/Pesquisa do Shapes do Vestuário Feminino
-Estudo/Pesquisa dos Estilos Universais Femininos
-Visual Merchandising - -Vitrina
   







FASHION BUYER / RETAIL / ASSESSOR DE COM
PRAS PARA LOJISTA







-Estudo/Pesquisa da Linha do Tempo da Moda
-Estudo/Pesquisa do Shapes do Vestuário Feminino
-Estudo/Pesquisa dos Estilos Universais Femininos
-Planejamento de Coleção
-Assessor de Compras para Lojista / Retail
-Desenho Técnico
-Ficha Técnica
   









CONSTRUÇÃO DE IMAGEM E ESTILO

-Estudo/Pesquisa da Linha do Tempo da Moda
-Estudo/Pesquisa do Shapes do Vestuário Feminino


-Visagismo/Maquiagem
-Personal Shopper
-Personal Organizer
-Estudo dos Estilos das Marcas / CEO
-Estudo: As 4 Capitais da Moda e Seus Estilistas
-Visagismo/Maquiagem







OFICINAS
CARGA HORÁRIA | 32/48/64 horas

*OFICINA DE JORNALISMO DE MODA*
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 6
Público Alvo
Estilistas, alunos de cursos de design de moda, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Locais | Shopping Downtown e Niterói Shopping
DIA
| Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa
Afinal, o que é moda? - quando a palavra surge na história da humanidade
e como ela acompanhou a evolução do homem até os dias de hoje.
         Introdução ao Jornalismo de Moda, como funciona a área.
         Como identificar o target da revista: para qual público eu estou
escrevendo?
         Análise das revistas de moda/femininas do mercado e como cada uma
trabalha o tema para o seu público.
         Técnicas básicas do jornalismo: pauta, apuração, fontes e textos. 
         Jornalismo de Moda no ambiente digital e nas mídias sociais: como
trabalhar a informação no tempo real.
         Eventos de Moda: como realizar a cobertura de desfiles de moda.
         Assessoria de Imprensa para marcas de moda

*OFICINA MARKETING DE MODA*
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 6
Público Alvo
Estilistas, alunos de cursos de design de moda, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Locais | Shopping Downtown e Niterói Shopping
Dia
| Sábados (06 dias) 9h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa
Calendário promocional;
         O uso da assessoria de imprensa;
         Novas linguagens de comunicação e venda: Internet;
         Comunicação interna e endomarketing;
         Informações sobre o produto e sua relação com o consumidor e venda;
         Definição do público-alvo e seu universo;
         A importância da pesquisa de tendências;
         CRM e a nova mala-direta;
         Eventos e coquetéis de divulgação;
         Catálogo, parcerias e apoios, brindes especiais.
Marca e Mídia
Objetivo: Como encontrar um caminho viável à sua marca para solidificá-la no mercado
1) Campanha
1.1)  Como você vê, o que você pensa e para onde vai a sua marca, para onde o mercado está indo, onde você está inovando?(necessidade de planejamento)
1.2) Campanha anual,  Semestral
1.3) Mídia Espontânea – assessoria de imprensa, imagens e ícones adequados ao seu produto ( Naomi Campbell e Rosa Chá, Colcci- Giselle Bundchen)
1.4) Como concretizar a campanha
2) Calendário de eventos e datas especiais
2.1) Calendário promocional, institucional e eventos
2.2) Calendário de eventos
2.3) Calendário de eventos (específico) discutir importância, adequação ao produto e financeira da sua empresa
3) Conhecendo as mídias\ Planejamento de Mídias
3.1) Internet
         Site- proposta do site
         Webdesigner\escolha da hospedagem
         Blog\twitter
         Mailing via Internet
3.2) Tv e Tv por assinatura
         quais as emissoras  no mercado que são adequados à sua marca
         o que é preciso para concretizar uma campanha regional
         quais os formatos diferenciados para divulgação de sua marca
         Patrocínio de programas
3.3) Cinema
         Quais as distribuidoras de filmes no mercado que são adequados à sua marca
         O que é preciso para concretizar uma campanha regional-produção do filme
         Patrocínio de lançamentos regionais (coca-cola copa do mundo,bob’s, Ellus regional,Levi’s)
         Valor de investimento
3.4) Radio
         Quais os dials no mercado que são adequados à sua marca ( case da FMODIA)
         O que é preciso para concretizar uma campanha regional
         Quais os formatos diferenciados para divulgação de sua marca
         Valor de investimento
3.5) Revista
         Quais os títulos no mercado que são adequados à sua marca
         O que é preciso para concretizar a campanha
         Quais os formatos diferenciados para divulgação de sua marca
         Valor de investimento
3.6) Jornal
         Quais os títulos no mercado que são adequados à sua marca
         O que é preciso para concretizar a campanha
         Quais os formatos diferenciados para divulgação de sua marca
         Valor de investimento
3.7) Mala direta
         Custos e eficácia
         Manutenção do mailing
         Aumentar seu público
4) Eventos
         Paralelo ao investimento em mídia, mas, não sustenta a marca
         Captação de recursos
         Parcerias adequadas a sua marca
         Local (locação,estacionamento, segurança outros)
         Como fazer se evento ser único
         Competitividade no mercado de moda
         Fashion Rio e São Paulo Fashion Week (cotas de participação, investimento, retorno de midia)
         Celebridades...até que ponto e quais os perfis acessíveis
         Treinamento de equipe de vendas- principalmente gerentes sobre campanha e coleção

*OFICINA DE FASHION BUSINESS*
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 6
Público Alvo | Estilistas, alunos de cursos de design de moda, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Locais | Shopping Downtown e Niterói Shopping
Dia
| Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa
Posicionamento de marca: como fazer a sua marca ter um diferencial.
         Público-alvo: para quem eu realmente estou vendendo.
         Branding: como construir a imagem da marca.
         Branded Content: como produzir conteúdo de qualidade sobre a marca de moda nos canais proprietários.
         Tendências de Consumo: o que o meu consumidor vai desejar consumir no futuro.
         Análise de Concorrência.
         Plano de Marketing

*OFICINA DE MODA, MARCA E MÍDIA SOCIAIS*
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 6
Público Alvo | Estilistas, alunos de cursos de design de moda, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Locais | Shopping Downtown e Niterói Shopping
Dia
| Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa
         Consumo de informação de moda no Brasil.
         Identificação de público-alvo.
         Como pensar e produzir conteúdos para as mídias sociais.
         Conteúdo de moda alinhado com o posicionamento de negócio da marca.
         Como fazer um planejamento estratégico de comunicação.
         Estudos de cases de comunicação do mercado de moda.

*OFICINA FASHION BUYER*
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 6
Público Alvo | Estilistas, alunos de cursos de design de moda, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Locais | Shopping Downtown e Niterói Shopping
Dia
| Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa
         Conceituação,
         Determinação Do Público-Alvo,
         Pesquisa De Moda,
         Montagem De Linhas De Mercadoria,
         Plano De Sortimento,
         Mix De Produtos,
         Calendário De Compras,
         Ficha Técnica,
         Open To Buy,
         Grades,
         Mapas De Compras,
         Negociação Com Fornecedores,
         Marcação De Preço,
         Controle De Qualidade,
         Relatórios De Vendas E Controle De Estoque.

 *OFICINA ASSESSOR DE COMPRAS PARA LOJISTAS VAREJO DE MODA* – *RETAIL BUYER*
A realização da oficina está sujeita ao número de participantes | 5
É uma profissão que faz parte da consultoria em negócios de moda.
Surgido há mais de 20 anos esse trabalho vem auxiliando pequenos e médios lojistas a entrarem nesse competitivo mercado.  A assessoria consiste em apresentar ao cliente lojista ou futuro lojista, marcas e grifes de um universo que poderão fazer parte do seu leque de fornecedores.
Público Alvo
Profissionais da área de moda (estilistas, consultores, donos de confecções), alunos de cursos de design de moda e designers de produto, assistentes de estilo, confeccionistas
Locais | Shopping Downtown e Niterói Shopping
Dias | Sábado | 15/15 dias - Horário | 9h-18h
Duração | 32 horas
Número de Vagas | 06 VAGAS
Programa |
         O público alvo,
         A localização da loja,
         O tamanho da loja,
         A disposição da vitrine e araras,
         A quantidade de peças por metro quadrado,
         A apresentação do produto, a praça,
         O número de passantes em frente à loja,
         Bem como, estacionamento para clientes,
         Mark up,
         A divulgação nas mídias sociais,
         O calendário de lançamentos e de datas comemorativas

*OFICINA DE MOULAGE BÁSICA*

A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 5
Moulage é uma palavra de origem francesa que significa moldagem. Apresenta-se como uma técnica que favorece a inovação na moda como podemos observar nos trabalhos de Madeleine Vionnet e Madame Grés, que foram mestres na geração de novas formas de se vestir, domínio de moldes e criação de novos volumes e formas de se construir roupas.
Em relação à confecção, a Moulage define-se como uma técnica de criação de formas e moldes para construção de vestuário a partir do revestimento do corpo com tecido.
A Moulage tem várias vantagens em seu uso:
1ª) Ordem criativa: pode ser considerada como uma técnica escultórica, onde o artista modela o tecido sobre o corpo, definindo a forma 3D através do diálogo entre seu imaginário, o comportamento do tecido e o corpo.

2ª) Ordem técnica: uma vez que o molde pode ser extraído do contato direto do tecido (material maleável) sobre o corpo, existe  maior precisão na modelagem, conferindo também maior qualidade ao produto.
Público Alvo | Leigos, estilistas, alunos de cursos de design de moda, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Pré-requisitos | Ter feito Curso de Modelagem
Locais | Niterói Shopping
Dia
| Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
    SAIAS
·       Balonê
·       Clochard
·       Envelope
·       Godê duplo/simples
·       Lápis / Reta
·       Tulipa
   DECOTES/RECORTES
·       Assimétrico
·       Cruzado
·       Drapeado
·       Ombro só
·       Tomara-que-caia
    GOLAS
·       Babado Godê
·       Com capuz
·       Drapeada
·       Escafandro
·       Gola Médici
·       Jabot
·       Marinheiro
·       Peter Pan
·       Rufo
·       Saco
·       Vitoriana
MANGAS
·       Anjo
·       Bufante
·       Godê
·       Morcego
·       Pagode
·       Presunto
·       Princesa/Minnie
·       Quimono
·       Sino
·       Tulipa
CALÇAS
·       Baggy
·       Clochard
·       Cargo
·       Pantacourt
·       Reta
·       Sarouel
·       Flare


*OFICINA DE MODELAGEM PRAIA*
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 5
“Entre a criação do estilista e o corte da costureira, alguém tem que fazer o desenho da peça com as medidas exatas: o Modelista!”
--“A moda praia continua como um dos pilares indústria brasileira, com 28% das exportações do setor no Estado do Rio. Hoje, o Rio produz a moda que tem a cara do Brasil. As grifes que mais crescem no país são as cariocas: nos últimos três anos, elas aumentaram em 500% o número de lojas em shoppings.” ( Eloisão Simão )
Público Alvo
Leigos, estilistas, alunos de cursos de design de moda, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Locais| Shopping Downtown e Niterói Shopping
Dia
| Sábados (06 dias) 9h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
         Variações de maiôs
         Nadador
         Drapeado
         Decote canoa
         Um ombro só
         Transpassado
         Variações de calcinhas | Cintura alta - Cintura baixa
         Cavada
         Shortinho
         Pantalona
         Saídas de praia

*OFICINA DE MODELAGEM PLANA*
A realização da oficina está sujeita ao número de participantes | 5
“Entre a criação do estilista e o corte da costureira, alguém tem que fazer o desenho da peça com as medidas exatas: o Modelista!”
A Modelagem é uma representação plana da roupa (diagrama/molde).
Consiste em um traçado com formas baseadas no corpo humano, que possui curvas.
Alguns modelistas são estilistas e criam as suas próprias coleções. Passam para o papel a ideia de uma roupa e procura as soluções técnicas para desenvolver a peça. O mercado brasileiro de Moda está em constante crescimento e necessita cada vez mais de profissionais capacitados.
Público Alvo
Leigos, estilistas, alunos de cursos de design de moda, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Locais| Shopping Downtown e Niterói Shopping
DIA
| Sábados (06 dias) 9h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
SAIAS
*BASE
Balonê 
Clochard
Envelope         
Enviesada
Evazê
Godê duplo/simples
Lápis / longuete
Reta
BLUSAS / DECOTES
BASE
DECOTES/RECORTES
TRANSFERÊNCIA DE PENCES·        
Cruzado         
Frente única
Ombro só
Quadrado
Tomara-que-caia
Transpassado
GOLAS
Alta
Babado Godê
Colegial
Com capuz
Drapeada
Marinheiro
Padre

MANGAS
Bufante
Camponesa
Franzida
Godê
Manga 3/4
Morcego/Dolmã
Presunto
Princesa/Minnie
Quimono
Raglâ
Sino
CALÇAS
BASE
Alfaiataria
Baggy     
Boyfriend
Cargo
Clochard
Flare
Pantalona
Reta
Skini
Sarouel

*OFICINA DE CAD – OPERADOR PARA VESTUÁRIO FEMININO*
A realização da oficina está sujeita ao número de participantes | 5
Redução de custo e maximização de lucros é tudo para o sucesso de uma confecção!
Já calculou quanto uma redução de apenas 3% no consumo de tecido pode representar mensalmente em sua empresa?
Já calculou o tempo desperdiçado diariamente na execução de moldes e tentando lembrar-se como aquela peça foi encaixada na última vez, ou pior, quantas vezes foram esquecidos os moldes?
Você já somou quanto tempo é gasto na gradação de moldes e na duplicação da coleção?
O mercado de trabalho é amplo, pois cada vez mais o mercado de moda procura por profissionais capacitados nesse segmento.
Público Alvo | Estilistas, alunos de cursos de design de moda, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Pré-requisitos | Ter feito Curso de Modelagem
Locais| Shopping Downtown e Niterói Shopping
DIA
| Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas | 6
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
MÓDULO I
Introdução ao problema de Modelagem , Gradação e Corte
·       Visão geral de um Sistema - Equipamentos
·       Visão geral do Sistema MODA-01 – Arquivos e Pastas (3h)
MÓDULO II
Entrada de dados
·       Fotodigitalização - Mesa Digitalizadora – Scanner (3 h)
MÓDULO III
Editor de Moldes (1)
·       Conferencia da Modelagem
·       Ferramentas
·       Criação de uma base
·       Modificação de uma base
·       Recortes – Fusões – Limpezas (6h)
MÓDULO IV
Entrada de Moldes (2)
·       Graduação XY com ponto único
·       Graduação por deslocamento de lados (6h)
MÓDULO V
Cálculos de Enfestos
·       Encaixe Manual Tecido Plano
·       Encaixe Manual Tecido Tubular
·       Encaixe Automático Otimizado Delta-R (6h)
MÓDULO VI
Módulos Auxiliares
·       Exercício Final (5h)

*OFICINA DE PRODUÇÃO DE MODA*
A realização da oficina está sujeita ao número de participantes | 5
A produção de moda dá continuidade ao trabalho do estilista. Viabiliza os meios para que a roupa, antes pesquisada e idealizada, possa despertar o desejo de consumo, fechando o ciclo que faz a engrenagem da moda funcionar, através de desfiles, figurinos de cinema, teatro e televisão, exposições ou books de modelos. Ele tem como objetivo administrar o desejo das marcas de projetar uma imagem final!
Público Alvo | Estilistas, alunos de cursos de design de moda e marketing, assistentes de estilo, confeccionistas
Locais| Shopping Downtown e Niterói Shopping
Dia
| Sábados (06 dias) 9h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
Compacto Historia da Moda
•O que é produção de moda;
• Mercado de trabalho;
• Como atuar nas diversas áreas;
Tecnologia;
Criatividade
• Pirâmide Hierárquica (TV, revista, eventos);
• Definição de público-alvo, Conceito, Linguagem, Provas, Time;
• Interpretação de pauta e briefing para revistas, catálogos de moda, desfiles e eventos;
• Reunião de pauta;
• Assessoria de imprensa e apoios;
• Empréstimos, créditos e devoluções;
• Gestão: revistas, catálogos e eventos;
• Catálogo de moda;
• Editorial de moda para revista;
• Linguagem publicitária e de moda;
• A influência de um conceito bem definido e elaborado para o marketing de um produto;
• Cores e formas;
• Foto still de moda, beleza e consumo;
• Fotos para um editorial de Moda-Stilyst;
• Papel do produtor de moda em um desfile;
• Produção de moda para Publicidade;
         Apresentação de projeto (referências e croquis).
         Produção de uma foto de tema pré-determinado, sua divulgação, crédito das peças, vitrine, locação, público alvo, 4ps, catálogos e editorial de moda, mídias de divulgação.
                  
*OFICINA DE VITRINA*
A realização da oficina está sujeita ao número de participantes | 5
O vitrinista cria um cenário diante do qual o espectador está sujeito a sentir uma vertigem visual de duplo efeito, capaz de conquistá-lo para a encenação e de atraí-lo para o interior da loja.” (DEMETRESCO, 2001 p.13)
Público Alvo
Profissionais da área de moda (estilistas, consultores, donos de confecções), alunos de cursos de design de moda e designers de produto, assistentes de estilo.
Locais | Shopping Downtown e Niterói Shopping
Dias | Sábado | 15/15 dias - Horário | 9h-18h
Duração | 48 horas
Número de Vagas | 06 VAGAS
Programa |
         Vitrinista - Seu papel dentro das empresas
         Setores que investem no profissional de vitrina - Setores em expansão
         Posicionamento no mercado - Remuneração
         Apresentação de projetos - Elaboração de orçamentos
         Projetando e vendendo sua criação
         O futuro do vitrinista - Ética na Profissão
         A Vitrina que vende
         Tendências para as próximas estações
         O consumidor e a vitrina 
         Linguagem estética na composição dos elementos para a vitrina
         Como vestir um manequim
         Vitrinas para o dia a dia
         Cores: filosofia e efeitos
         Promoções e liquidações
         Vitrinas para datas comemorativas
         Partes Integrantes da Vitrina
         Tipos de vitrinas
         Características de Construção
         Técnicas para montagem
         Vitrinas Promocionais  - Calendário Promocional
         Normas para montar vitrinas: confecções e tecidos
        Vitrinas que atraem - Dez dicas para aumentar suas vendas
         Como causar impacto para o consumidor do novo século    
                                                                             
*OFICINA DE FOTOGRAFIA DE MODA NÍVEL 1 E 2*
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 5
Público Alvo | O curso é voltado para todos que desejam conhecer de maneira mais técnica a arte de fotografar moda, do conceitual ao comercial. Profissionais da área de Moda.
Os principais comandos de câmeras profissionais DSLR, as lentes mais adequadas e o porquê da correta utilização da luz na composição fotográfica.
Pré-requisitos | Câmera fotográfica com controle manual. Quem não possui equipamento, entrar em contato com a secretaria do curso.
Locais | Shopping Downtown e Niterói Shopping
Dia |
Quintas-Feiras (12 Dias) – 14h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
·       Um breve histórico da fotografia e o conceito da fotografia arte.
·       Identificar as câmeras fotográficas e classifica-las quanto a formato, tipo de visor e suporte de registro;
·       Velocidade, diafragma e ISO;
·       Aprender o funcionamento do sistema de balanceamento de brancos (WB) e temperatura das cores em Kelvin;
·       Entender a diferença dos diversos tipos de objetivas e conhecer as suas aplicações;
·       Profundidade de campo.
·       A luz e suas características;
·       A formação da imagem (do processo químico ao digital);
·       Diferentes formatos de sensores digitais;
·       Escalas fotográficas: tempos (obturador), abertura (diafragma) e sensibilidades;
·       Controle da exposição: histograma, lei da reciprocidade, diferentes tipos de medição de luz;
·       Composição (regra dos terços, proporção áurea e peso da imagem);
·       Introdução aos Conceitos da fotografia de moda e suas definições;
·       História da Fotografia de Moda
·       Estudo dos estilos de fotógrafos nacionais e internacionais;
·       Como acontece um Ensaio Fotográfico de Moda
·       O Editorial de Moda (comercial, conceitual e autoral)
·       Fotografia de desfiles (teoria e prática);
·       Fotografia de Estúdio (teoria e prática);
·       Fotografia em locação externa (teoria e prática);
·       Tratamento básico de imagens (photoshop)
·       Montagem de portfólio

*OFICINA DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO DE COLEÇÃO*
A realização da oficina está sujeita ao número de participantes | 4
“Planejar é decidir com antecedência o que fazer, como fazer, quando fazer e quem deve fazer.
         Exige dinamismo e comunicação entre os membros da equipe;
         Facilita a coordenação da coleção;
         Propicia uma venda conjunta e coordenada;
         Disponibiliza novidades aos clientes, aumentando o número de vendas.
Público Alvo | Profissionais da área de moda (estilistas, consultores, donos de confecções), alunos de cursos de design de moda e designers de produto, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas

Objetivo

Preparar o aluno para identificar o público-alvo, realizar pesquisas de mercado e de tendências, planejar coleções de moda de acordo com seu público-alvo.
Locais| Shopping Downtown e Niterói Shopping
Dia |
Quartas-Feiras (12 Dias) – 14h-13h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 5
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
Uma coleção deve contemplar os seguintes aspectos:
• Perfil do consumidor
• Identidade ou imagem da marca
• Tema da coleção
• Proposta de cores e materiais.
• Desmembramento da coleção/ subcoleção.
Subcoleções
• Possibilidade de apresentar novidades mais vezes ao ano;
• Facilitar e distribuir a produção;
• Programar compras;
• Coordenar a coleção;
• Facilitar a venda de outros itens;
• Obter vitrines harmoniosas e atrativas;
As subcoleções podem ser trabalhadas por famílias de tecidos, volumes, detalhes ou temas, sempre respeitando a proposta do briefing.

*OFICINA DESENHO DE CROQUI DE SAPATOS*
A realização da oficina está sujeita ao número de participantes | 5
Um croqui (palavra francesa eventualmente traduzida para o português como croqui, esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda ou um esboço qualquer.
Um croqui portanto não exige grande precisão, refinamento gráfico ou mesmo cuidados com sua preservação, diferente de desenhos finalizados. Costuma ser realizado em intervalos de tempo relativamente curtos, como períodos de 10 a 15 minutos. O que costuma ser mais importante no croqui é o registro gráfico de uma ideia instantânea, através de uma técnica de desenho rápida e descompromissada. Croqui, resumindo na geografia é um esboço a mão, de um mapa e em artes é um esboço de um desenho.
Público Alvo
Profissionais da área de moda (estilistas, consultores, donos de confecções), alunos de cursos de design de moda e designers de produto, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Local | Shopping Downtown e Niterói Shopping
DIA |
Quartas-Feiras (12 Dias) – 14h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
MÓDULO I

Apresentação
Tipos de Desenho (Croqui, Moda, Ilustração e Técnico)
Tipos de Sapatos, enquanto formas geométricas.
Perspectiva Básica
EXERCÍCIO: Desenho de perspectiva.
MÓDULO II
Correção e dúvidas. 
Cores. Círculo Cromático.
Cores quentes, frias e neutras.
EXERCÍCIO: Fazer uma pesquisa referente às cores quentes, frias e neutras.
Desenho de perspectiva.
Desenvolver duas idéias (briefing) de sapatos para apresentação na última aula.
Texturas – Matelasse, couro, tiras,vinil, pelos, pele (escamas, cobra, crocodilo, avestruz).
Aplicação nas bolsas.
MÓDULO III
Revisão e correção dos exercícios.
Estampas – Onça, zebra, poá, listras, xadrez. Aplicação nos sapatos.
EXERCÍCIO: Aplicação das texturas e estampas nas bolsas.
Desenvolvimento das bolsas da próxima aula.
MÓDULO IV
Revisão e correção.
Trabalho final, elaboração de duas pranchas em formato A4 apresentando cada uma: Com  5 Sandálias, 5 Sapatos
MÓDULO V
5ª Aula- Apresentação dos trabalhos.

*OFICINA DESENHO DE CROQUI DE BOLSAS* 
A realização da oficina está sujeita ao número de participantes | 5
Um croqui (palavra francesa eventualmente traduzida para o português como croqui, esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda ou um esboço qualquer.
Um croqui portanto, não exige grande precisão, refinamento gráfico ou mesmo cuidados com sua preservação, diferente de desenhos finalizados. Costuma ser realizado em intervalos de tempo relativamente curtos, como períodos de 10 a 15 minutos. O que costuma ser mais importante no croqui é o registro gráfico de uma ideia instantânea, através de uma técnica de desenho rápida e descompromissada. Croqui, resumindo na geografia é um esboço a mão, de um mapa e em artes é um esboço de um desenho.
Público Alvo
Profissionais da área de moda (estilistas, consultores, donos de confecções), alunos de cursos de design de moda e designers de produto, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Locais| Shopping Downtown e Niterói Shopping
DIA |
Quartas-Feiras (12 Dias) – 14h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
MÓDULO I

Apresentação
Tipos de Desenho (Croqui, Moda, Ilustração e Técnico)
Tipos de Bolsas, enquanto formas geométricas.
Perspectiva Básica
EXERCÍCIO: Desenho de perspectiva.
MÓDULO II
Correção e dúvidas. 
Cores. Círculo Cromático.
Cores quentes, frias e neutras.
EXERCÍCIO: Fazer uma pesquisa referente às cores quentes, frias e neutras.
Desenho de perspectiva.
Desenvolver duas idéias (briefing) de bolsas para apresentação na última aula.
Texturas – Matelasse, couro, tiras,vinil, pelos, pele (escamas, cobra, crocodilo, avestruz).
Aplicação nas bolsas.
MÓDULO III
Revisão e correção dos exercícios.
Estampas – Onça, zebra, poá, listras, xadrez. Aplicação nas bolsas.
EXERCÍCIO: Aplicação das texturas e estampas nas bolsas.
Desenvolvimento das bolsas da próxima aula.
MÓDULO IV
Revisão e correção.
Trabalho final, elaboração de duas pranchas em formato A4 apresentando cada uma: Com  5 tipos de bolsas
MÓDULO V
5ª Aula- Apresentação dos trabalhos.

*OFICINA DE DESENHO DE CROQUI BIJUTERIAS*
A realização da oficina está sujeita ao número de participantes | 5
Um croqui (palavra francesa eventualmente traduzida para o português como croqui, esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda ou um esboço qualquer.
Um croqui portanto, não exige grande precisão, refinamento gráfico ou mesmo cuidados com sua preservação, diferente de desenhos finalizados. Costuma ser realizado em intervalos de tempo relativamente curtos, como períodos de 10 a 15 minutos. O que costuma ser mais importante no croqui é o registro gráfico de uma ideia instantânea, através de uma técnica de desenho rápida e descompromissada. Croqui, resumindo na geografia é um esboço a mão, de um mapa e em artes é um esboço de um desenho.
Público Alvo
Profissionais da área de moda (estilistas, consultores, donos de confecções), alunos de cursos de design de moda e designers de produto, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Locais| Shopping Downtown e Niterói Shopping
DIA |
Quartas-Feiras (12 Dias) – 14h-13h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 08
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
Atividades de Apoio | Visitas aos Shoppings
         Estudo/Pesquisa da Linha do Tempo da Moda em Power Point
         Estudo de todos os Estilos – Em  Power Point
PARTE I – APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA
 
Tipos de Desenho (Croqui, Moda, Ilustração e Técnico)
PARTE II CÍRCULO CROMÁTICO – CORES QUENTES, FRIAS E NEUTRAS
EXERCÍCIO: Pesquisa referente às cores quentes, frias e neutras
Desenho de perspectiva
Desenvolvimento de idéias (briefing):  pulseiras, colares e brincos, para apresentação na última aula
Texturas – Couro, Vinil, Acrílico, Pérolas...
PARTE III – FICHA TÉCNICA
Revisão e correção dos exercícios.
EXERCÍCIO: Aplicação de  texturas e desenvolvimento de fichas técnicas.
TRABALHO FINAL
Trabalho final, elaboração de duas pranchas em formato A4 apresentando cada uma em desenho de croqui: Com  5 Colares de croqui, 5 Brincos e 5 Pulseiras

*OFICINA DESENHO DE CROQUI VESTUÁRIO FEMININO*
A realização da oficina está sujeita ao número de participantes | 5
Um croqui (palavra francesa eventualmente traduzida para o português como croqui, esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda ou um esboço qualquer.
Um croqui portanto, não exige grande precisão, refinamento gráfico ou mesmo cuidados com sua preservação, diferente de desenhos finalizados. Costuma ser realizado em intervalos de tempo relativamente curtos, como períodos de 10 a 15 minutos. O que costuma ser mais importante no croqui é o registro gráfico de uma ideia instantânea, através de uma técnica de desenho rápida e descompromissada. Croqui, resumindo na geografia é um esboço a mão, de um mapa e em artes é um esboço de um desenho.
Público Alvo | Profissionais da área de moda (estilistas, consultores, donos de confecções), alunos de cursos de design de moda e designers de produto, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Locais| Shopping Downtown e Niterói Shopping
DIA |
Quartas-Feiras (12 Dias) – 14h-13h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 08
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
Atividades de Apoio
Visitas a Shoppings
·       Estudo/Pesquisa da Linha do Tempo da Moda em Power Point
·       Estudo de todos os Estilos  Femininos (Universais)  – Em  Power Point
·       Estudo dos Shapes do Vestuário Feminino– Leitura/Interpretação do desenho técnico das roupas, através de fotos (prancha de colagem) Power Point
PARTE I – APRESENTAÇÃO DE TÉCNICAS E MATERIAIS - INTRODUÇÃO AO DESENHO DE MODA -  REPRESENTAÇÃO DA FIGURA HUMANA
- Estrutura da figura humana
- Início ao Desenho do Vestuário  Feminino com base nos modelos da apostila
1)  Saia
2)  Decotes
3)  Golas
4)  Mangas
5)  Calças
Ficha Técnica do Produto – Certidão de Nascimento da Roupa (Detalhes técnicos no desenho das peças  )
* EXERCÍCIOS PARA CASA – TEMPO PARA ESTUDO:
- Apresentação dos desenhos nos Módulos da Apostila, em papel Canson A3
PARTE II -  INTRODUÇÃO ÀS CORES / REPRESENTAÇÃO DE TEXTURAS EM ESTAMPAS / INTRODUÇÃO AO TRABALHO FINAL
- Correção dos exercícios
- Psicologia das cores,
- Círculo Cromático,
- Cores Quentes,
- Cores Frias,
- Cores Neutras.
- Representação de texturas em estampas – pesquisa em sala
- Introdução ao trabalho final – Exercícios ( 15 dias )
(Pesquisar Tendências/2018 ( sites de moda ): Saias, Golas,Decotes, Golas e Calças:
1-Apresentar 40 desenhos de modelos pintados e arte finalizados com suas respectivas fichas técnicas.
2-Trazer fotos de revistas e/ou imagens impressas para correção)
PARTE III – CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS E FINALIZAÇÃO DOS TRABALHOS
- Finalização de Cores - - Finalização dos Desenhos - Organização do Portfólio -
PARA CASA - Entrega do Portfólio de Desenho de Croqui

*OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE IMAGEM E ESTILO PARA QUALQUER IDADE – AUTOPRODUÇÃO*
Para iniciar um trabalho de construção de um novo estilo, sem perder a identidade, faz-se necessário o conhecimento do seu lifestyle ( e ou do cliente ) e a aceitação de si mesma.
O desenvolvimento dessa construção não pode ser uma fantasia.
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 5
Público Alvo | Qualquer pessoa
Locais | Shopping  Downtown e Niterói Shopping
Dia |
Terças-Feiras (12 Dias) – 14h-13h
Dia | Sábados (6 dias) – 9h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
TESTE  IDENTIDADE DE ESTILO 
- Análise de Estilo - Detectando mix de estilo
- Exercícios de Autoconhecimento - Teste de perfil


ANÁLISE DOS BIOTIPOS
Identificação do formato do seu corpo e suas proporções para valorizar seu pontos fortes e camuflar os pontos fracos, tudo de acordo com o formato do seu corpo.


ANÁLISE  DOS ESTILOS
Ter estilo é respeitar a sua identidade. A pessoa que tem estilo próprio pode até se vestir com roupas da moda, mas desde que estejam em harmonia com a sua personalidade. É algo pessoal, uma marca registrada de cada um. É a forma de como você se apresenta para o mundo.


PLANEJAMENTO DO  CLOSET 
’Não tenho tempo para pensar no que vestir... pois quem tem uma rotina corrida não tem tempo a perder não é mesmo ?’’
Capsule Closet | Quantas peças? Quantos looks? (12 peças e + de 30 looks)  =  menos tempo pra se arrumar  e custo ( $ ) mais baixo para gastar com roupas. 
ANÁLISE CROMÁTICA -  CRIAÇÃO DA  SUA CARTELA DE CORESS
A cor errada pode estragar completamente aquele look tão pensado, pois deixa a aparência abatida, ressalta imperfeições na pele, olheiras e rugas e reforça mais quando a maquiagem não combina com a sua temperatura de pele!
 A cor certa para cada tipo de pele - Sua Cartela Pessoal        

*OFICINA TCC PARA UNIVERSITÁRIOS*
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 5
Locais | Shopping Downtown e Niterói Shopping
Público Alvo |
Alunos de cursos de design de moda e designers de produto
Carga Horária | 32 horas
Nº de participantes | 06
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
*Solicitar o Programa na Secretária do Curso e Confirmar datas*
1.        Construção de Ficha Técnica
2.        CAD - Desenho Técnico
3.        Desenvolvimento de Coleção
4.        Desenho Técnico Manual
5.        Modelagem Avançada (interpretação)
6.        Noções de Modelagem

*OFICINA DE MODELAGEM EM BOLSAS*          ( a confirmar )
A realização da oficina está sujeita ao número de participantes | 5
Público Alvo
Profissionais da área de moda (estilistas, consultores, donos de confecções), alunos de cursos de design de moda e designers de produto, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Locais| Shopping Downtown e Niterói Shopping
DIA
| Sextas-Feiras (12dias) 14h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp




MESA REDONDA
AS PROFISSÕES NO MERCADO DE MODA
( PRINCIPAIS ATIVIDADES - ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES
MERCADO DE TRABALHO - REMUNERAÇÃO )

“Para a maioria do grande público, trabalhar com moda é ser estilista!

A Moda nos últimos dez anos tem movimentado cerca de US$ 34 bilhões por ano, sendo atualmente considerado um dos segmentos mais empregador, no mercado.
Para que esse crescimento se torne expoente, é necessária a profissionalização dos inúmeros setores que integram esse mercado fabuloso com profissionais extremamente competentes e bem formados”.


_____”Hoje, mais do que nunca, falar em profissões do mercado de moda é ir muito além das atividades mais conhecidas como a de modelo e estilista. A diversificação das profissões relacionadas à moda é diretamente proporcional ao destaque desta indústria no Brasil e no exterior.
A  moda é hoje uma das indústrias mais importantes do Brasil e é a segunda maior empregadora do país, sendo superada apenas pela construção civil.
A indústria da moda conta hoje com uma gama diversificada de profissões em que a formação adequada é o diferencial com relação a quem realmente se destaca neste mercado em crescimento, ao invés de ser por ele superado.
É verdade que até não muito tempo atrás o sucesso no mercado de moda se fazia principalmente pelo empenho e criatividade de profissionais autodidatas. Atualmente, mais que empenho e criatividade, a qualificação profissional é o pré-requisito para ser um profissional bem-sucedido da moda.
Mas quais são os profissionais que fazem a moda hoje ao lado de modelos e estilistas?
Do desenho do estilista até a peça final usada pela modelo, vários são os profissionais que alinhavaram os elos da cadeia produtiva da moda. Vários profissionais terão, por exemplo, modelado, cortado e costurado os tecidos vestidos pela modelo como produto acabado. Outros tantos profissionais são responsáveis por fazerem as roupas e acessórios chegarem às lojas para os consumidores finais, passando evidentemente pelos desfiles campanhas publicitárias. Há ainda aqueles profissionais que tratam de moda em publicações especializadas, como os jornalistas, fotógrafos e assessores.
Enfim, a moda é mesmo um universo – só não há lugar para o amadorismo!”
PROGRAMAÇÃO
Objetivo | Apresentar aos estudantes e ao público em geral as principais profissões relacionadas ao Mercado de Moda.
Locais | Centro-RJ – Barra-RJ – Niterói-RJ
Nº De Vagas | 10
Data | À Confirmar
C. Horária | 8 h
Conteúdo
As 55 Profissões no Mercado de Moda
Principais atividades - Áreas de atuação e especialidades - Mercado de trabalho - Remuneração
1) O que é ser um ____________________________de Moda?
2) Quais as características necessárias para ser um ____de Moda?
3) Qual a formação necessária para ser um ________________?
Curiosidades
A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu.
A palavra moda significa costume e provém do latim modus.
A variação da característica das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte.
A partir da Idade Média, as roupas eram diferentes seguindo um padrão que aumentava segundo a classe social, houve até leis que restringiam tecidos e cores somente aos nobres.
A burguesia que não era nobre, mas era rica, passou a imitar o estilo nobre das roupas iniciando um processo de grande trabalho aos costureiros que a partir de então, eram obrigados a produzirem diferentes estilos para diferenciar os nobres dos burgueses.
Com a revolução industrial no século XVIII, o custo dos tecidos diminuiu bastante, em 1850 com a invenção das máquinas de costura o custo dos tecidos caiu ainda mais. A partir de então, até os mais humildes puderam comprar roupas melhores.
Mesmo após a facilidade das confecções, as mulheres ainda eram privadas da modernidade continuando a usar roupas sob medida. A partir desta dificuldade, surgiu a alta costura que produzia diferentes estilos por meio de estilistas que inventavam tendências.
Fonte: Brasil Escola


PALESTRA

OS NOVOS RUMOS DA MODELAGEM NO BRASIL


LABORATÓRIO DE MODELAGEM, CORTE, COSTURA
A COSTUREIRA DO FUTURO – UMA CLASSE EM EXTINÇÃO


“A demanda por costureiras em todo Brasil, chegou ao nível mais crítico. Quando do início de uma das turmas de Modelagem Industrial do Instituto Milano de Moda na Unidade de Nova Friburgo, em Maio-2012, a empresária de uma confecção (aluna dessa turma) declarou-se frustrada por não poder ampliar sua indústria de confecção, por conseguinte, sua produção, por falta de mão de obra qualificada de ‘costureiras(os)’.

A melhor época do ano em vendas para o comércio de Divinópolis está ameaçada. É que a falta de mão de obra nas confecções pode prejudicar a produção no polo da moda.

Milhares de peças para finalizar. Trinta por cento da coleção inverno. O empresário Luiz Lacerda não conseguiu produzir porque faltam costureiras. Quando se trata de alta costura a dificuldade é ainda maior. E quando as costureiras aparecem, elas não têm mão de obra qualificada.

Há um ano a empresária Cida Malta está com seis vagas abertas. Os tecidos das roupas que já deveriam ter sido entregues aos clientes continuam no estoque. E ela só produziu a metade porque procurou profissionais em Belo Horizonte. “Tive de subir as favelas e procurar profissionais”, conta. Por esse motivo, Cida decidiu investir em peças únicas e importar mão de obra. A modelista Edna Lucia Lima, por exemplo, é da capital e durante a semana trabalha em Divinópolis.

No polo confeccionista da cidade, no ano passado, foram produzidas e comercializadas 27 milhões de peças. Segundo o Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sinvesd), 12 milhões só no período de verão, que inclui as vendas de Natal. Mas o presidente do Sinvesd, Antônio Rodrigues, não descarta a queda na produção.

O problema tem se agravado a cada coleção. Para não ter prejuízo o empresário Dalmo Silva, que está no mercado há 24 anos, decidiu dividir a produção. Desde 2007 as peças jeans são costuradas em duas cidades do Espírito Santo. Em Minas Gerais, a metade das 40 mil camisas confeccionadas todo mês é feita na fábrica e o restante terceirizado para cidades da região Centro-Oeste. Só assim ele consegue manter os estoques necessários para suprir as vendas durante todo o fim do ano.”
Informações do Megaminas, 09/08/12

História da Costura

A costura está relacionada diretamente com o tecer e costurar da história humana. Há mais de trinta mil anos as agulhas, primitivas, feitas com ossos e marfim, já faziam parte do cotidiano das pessoas. E cinco mil anos depois as pessoas já dominavam a arte da fabricação de tecidos, utilizando o pelo de certos animais.

Na Idade Média ocorreram mudanças significativas no campo da indumentária, e a habilidade dos artesãos fez com que as roupas passassem a ser mais refinadas, estas costuradas de forma esmerada, com aplicação de joias e pedrarias.

Com a Revolução Industrial ocorreu a padronização da costura e posteriormente a saída das mulheres da casa para a indústria, iniciando-se a exploração das mesmas através do uso desta mão-de-obra barata dentro das fábricas.

As operárias das indústrias têxteis recebiam baixos salários, trabalhavam em condições de insalubridade com excesso de carga horária.

Os burgueses se diferenciavam buscando roupas mais aprimoradas, e para isso contratavam pessoas especializadas para garantir exclusividade em suas roupas.Foi durante o período entre 1898 e 1910, que a indústria do vestuário evoluiu, passou a produzir em massa, tanto na Inglaterra como na América.
A expansão das fábricas de confecção, no entanto, não causou a falência das lojas de alfaiates ou o desaparecimento das costureiras.

Pelo contrário. Este sistema aumentou o trabalho em domicílio, pois com as costureiras domésticas as pessoas poderiam achar exclusividade, o que nas fábricas passou a ser uma situação rara.
Essa vivência da costura com a mulher é fato marcante que vem desde a antiguidade. Toda mulher nascia predisposta a casar, cuidar da casa e dos assuntos maritais. Desde menina ela já era preparada para os afazeres domésticos e entre eles a costura, ou seja, a preparação do enxoval.

Os carretéis que foram utilizados naquele período resultavam na montagem de uma mesa, da qual mais tarde o esposo observaria o esmero e dedicação de sua noiva, devido ao tamanho dessa mesa.

Após o casamento, para auxiliar no orçamento doméstico, várias esposas trabalhavam com a costura doméstica, conciliando com o cuidado da casa e dos filhos. Com a evolução da indústria têxtil, a mulher além de tarefas domésticas e a costura domiciliar evolui ainda mais, dedicando parte de seu tempo para o trabalho nas fábricas, uma forma de ajudar no orçamento doméstico.

08 de Março

A origem do dia 8 de Março é uma greve de tecelãs e costureiras, mas que explodiu em 1917, em São Petersburgo, na Rússia. Nesse dia, um grande número de mulheres operárias, contrariando o Partido Comunista, que achava que aquele não era o momento, saíram às ruas em manifestação por pão e paz .


A greve foi o estopim da primeira fase da Revolução Russa, que se concretizou em outubro.
A Conferência das Mulheres Comunistas, realizada em Moscou, em 1921, adota o dia 8 de Março como data unificada do Dia Internacional da Mulher, para celebrar a greve das costureiras de 1917.
Até este ano, o Dia da Mulher não tinha data fixa.
Ao invés de pensar que o 8 de Março nasceu de uma luta derrotada, de morte, a história mostra uma greve vitoriosa.  Esta é a única origem do 8 de Março. Um dia de luta pela revolução cultural, sexual e social.


Revolução Industrial

Na Segunda metade do século XVIII, as grandes transformações ocorridas no processo produtivo e que resultaram na Revolução Industrial, trouxeram consigo uma série de reivindicações até então inexistentes. A absorção do trabalho feminino pelas indústrias, como forma de baratear os salários, inseriu definitivamente a mulher no mundo da produção.

Ela passou a ser obrigada a conviver com jornadas de trabalho que chegavam até 17 horas diárias, em condições insalubres, submetidas a espancamentos e ameaças sexuais constantes, além de receber salários que chegavam a ser 60% menores que os dos homens.

Em exemplo típico do ambiente fabril na época era a tecelagem Tydesley, em Manchester, na Inglaterra, onde se trabalhava 14 horas diárias a uma temperatura de 29º, num local úmido, com portas e janelas fechadas e, na parede, um cartaz afixado proibia, entre outras coisas, ir ao banheiro, beber água, abrir janelas ou acender as luzes.

Missão
Esse projeto tem a finalidade de formação e desenvolvimento da capacidade de análise e de percepção visual do aluno no processo criativo e prático da Modelagem Industrial, no Corte e na Costura.
No decorrer do Curso, o aluno desenvolverá o diagrama das bases do vestuário feminino (molde técnico da Modelagem) e após os devidos acertos e correções, serão feitos os cortes e montagens das peças no manequim industrial, finalizando com o conhecimento de costura.

PROGRAMA
I MÓDULO
1ª Parte
Atividade de Apoio – Teoria e Prática - Vídeos
_       Estudo/Pesquisa da Linha do Tempo da Moda
_       Estudo/Pesquisa do Shapes do Vestuário Feminino
_       Estudo/Pesquisa dos Estilos Universais Femininos
_       Tecidos
_       Utilidade do Cad
_       Tecidos – Trama e Urdume

2ª  Parte
Aplicação dos 5S na Indústria Têxtil de Confecção
_       Seiri= Senso de Utilização
_       Seiton= Senso de Ordenação
_       Seisou= Senso de Limpeza
_       Seiketsu= Senso de Saúde
_       Shitsuke= Senso de Autodisciplina
_       ÉTICA

3ª  Parte
Etapas no Chão de Fábrica

_       Modelagem

_       Risco

_       Corte

_       Enfesto

_       Costura

_       Acabamento

_       Embalagem

 

4ª Parte
Criando Coleção de Moda
_       Vídeos de Moda
_       Pesquisa de Tendências
_       Planejamento de Coleção
_       Compras

5ª Parte
Modelagem Industrial Básica
_       Como tirar medidas;
_       As informações que a Modelagem deve conter;
_       Aviamentos;
_       Pilotagem;
_       Ficha técnica;
_       Modelagem Bases Saias
_       Modelagem Bases Decotes
_       Modelagem Bases Golas
_       Modelagem Bases Mangas
_       Modelagem Bases Calças

II MÓDULO
Montagem das Peças no Manequim
_       Acertos e Correções
_       Tecidos
_       Corte
_       Montagem
_       Tecnicas de montagem
III MÓDULO
Conhecendo as Máquinas
_       Noções de Mecânica
_       Máquinas de última geração

IV MÓDULO
Prática nas Máquinas
1ª etapa – Módulo Básico

Manuseio de máquina de costura reta industrial e overloque pedal

_       Reconhecer o avesso e o direito.
_       Coordenação motora. Exercício.


2º Etapa - Módulo Intermediário

Manuseio de máquina de costura reta industrial e overloque pedal.
_       Reconhecer o avesso e o direito
_       Coordenação motora
_       Exercícios
_       Alinhavo
_       Corte
_       Direito e avesso
_       Entretela.
_       Identificar manga piques e costura
_       Jérsei
_       Tecidos listrados
_       Pences

3º Etapa - Módulo Avançado
Manuseio de máquina de costura industrial reta e overloque pedal
_       A prova de uma roupa
_       Alinhavo
_       Encaixe
_       Ferro de passar
_       Montagem
_       Os pontos da maquina de costura
_       Tipos de costura
_       Vestido com recorte
 4º Etapa – Módulo
Manuseio de máquina de costura reta industrial e overloque pedal
_       Reconhecer o avesso e o direito
_       Coordenação motora.
_       Exercícios

_       Acabamentos de blusa punho
_       Babados
_       Bolso embutido
_       Debruns
_       Drapeados
_       Golas
_       Pregas
_       Tipos de costuras chuleadas embutidas inglesas
_       Vies
_       Ziper

5º Etapa Módulo -  Acessórios & Manuseio de Máquinas de Costura
Manuseio de máquina de costura reta industrial e overloque pedal
_       Reconhecer o avesso e o direito
_       Coordenação motora - Exercício.
_       Manuseio do calcador para pesponto e franzido
_       Manuseio do calcador para barra lenço
_       Manuseio do calcador para zíper invisível e comum
_       Manuseio de máquina galoneira, bitola estreita e larga
_       Manuseio dos aparelhos de vivo e de aparelho de viés (reta)
_       Manuseio do aparelho de viés (galoneira), com 1 e 2 agulhas
_       Manuseio do aparelho de vivo (overloque)
_       Manuseio do aparelho de pregar elástico (overloque)
_       Como fazer rolotê no overloque