CURSOS LIVRES DE CURTA DURAÇÃO
CARGA HORÁRIA | 72 HORAS
-Jornalismo de Moda
-Marketing de Moda
-Fashion Business
-Marca e Mídias Sociais
FASHION DESIGNER
-Estudo/Pesquisa do Shapes do Vestuário Feminino
-Estudo/Pesquisa dos Estilos Universais Femininos
-Desenho Técnico
-Ficha Técnica
-Pesquisa de Tendências
-Desenvolvimento Coleções, Subcoleções, Coleções Cápsula
-Planejamento de Coleção – Mix de Produtos
MODELAGEM
INDUSTRIAL PLANA
-Estudo/Pesquisa do Shapes do Vestuário Feminino
-Estudo/Pesquisa dos Estilos Universais Femininos
-Desenho de Croqui
-Desenho Técnico
-Ficha Técnica
-Estudo/Pesquisa da Linha do Tempo da Moda
-Estudo/Pesquisa do Shapes do Vestuário Feminino
-Estudo/Pesquisa dos Estilos Universais Femininos
-Desenho de Croqui
-Desenho Técnico
-Ficha Técnica
-Estudo/Pesquisa do Shapes do Vestuário Feminino
-Estudo/Pesquisa dos Estilos Universais Femininos
-Visual Merchandising - -Vitrina
-Estudo/Pesquisa da Linha do Tempo da Moda
-Estudo/Pesquisa do Shapes do Vestuário Feminino
-Estudo/Pesquisa dos Estilos Universais Femininos
-Planejamento de Coleção
-Assessor de Compras para Lojista / Retail
-Desenho Técnico
-Ficha Técnica
-Estudo/Pesquisa da Linha do Tempo da Moda
-Estudo/Pesquisa do Shapes do Vestuário Feminino
-Personal Shopper
-Personal Organizer
-Estudo dos Estilos das Marcas / CEO
-Estudo: As 4 Capitais da Moda e Seus Estilistas
-Visagismo/Maquiagem
OFICINAS
CARGA HORÁRIA | 32/48/64 horas
*OFICINA DE JORNALISMO DE MODA*
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 6
Público Alvo
Estilistas,
alunos de cursos de design de moda, assistentes de estilo, estilistas,
confeccionistas
Locais |
Shopping Downtown e Niterói Shopping
DIA | Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
DIA | Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa
Afinal, o que é moda? - quando a palavra surge na história da humanidade
e como ela acompanhou a evolução do homem até os dias de hoje.
Afinal, o que é moda? - quando a palavra surge na história da humanidade
e como ela acompanhou a evolução do homem até os dias de hoje.
•
Introdução ao Jornalismo de Moda, como funciona a área.
•
Como identificar o target da revista: para qual público eu estou
escrevendo?
escrevendo?
•
Análise das revistas de moda/femininas do mercado e como cada uma
trabalha o tema para o seu público.
trabalha o tema para o seu público.
•
Técnicas básicas do jornalismo: pauta, apuração, fontes e
textos.
•
Jornalismo de Moda no ambiente digital e nas mídias sociais: como
trabalhar a informação no tempo real.
trabalhar a informação no tempo real.
•
Eventos de Moda: como realizar a cobertura de desfiles de moda.
•
Assessoria de Imprensa para marcas de moda
*OFICINA MARKETING DE MODA*
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 6
Público Alvo
Estilistas,
alunos de cursos de design de moda, assistentes de estilo, estilistas,
confeccionistas
Locais |
Shopping Downtown e Niterói Shopping
Dia | Sábados (06 dias) 9h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Dia | Sábados (06 dias) 9h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa
Calendário promocional;
Calendário promocional;
•
O uso da assessoria de imprensa;
•
Novas linguagens de comunicação e
venda: Internet;
•
Comunicação interna e endomarketing;
•
Informações sobre o produto e sua
relação com o consumidor e venda;
•
Definição do público-alvo e seu
universo;
•
A importância da pesquisa de
tendências;
•
CRM e a nova mala-direta;
•
Eventos e coquetéis de divulgação;
•
Catálogo, parcerias e apoios, brindes especiais.
Marca e Mídia
Objetivo: Como
encontrar um caminho viável à sua marca para solidificá-la no mercado
1) Campanha
1.1) Como você
vê, o que você pensa e para onde vai a sua marca, para onde o mercado está
indo, onde você está inovando?(necessidade de planejamento)
1.2) Campanha
anual, Semestral
1.3) Mídia Espontânea
– assessoria de imprensa, imagens e ícones adequados ao seu produto ( Naomi
Campbell e Rosa Chá, Colcci- Giselle Bundchen)
1.4) Como concretizar
a campanha
2) Calendário de
eventos e datas especiais
2.1) Calendário
promocional, institucional e eventos
2.2) Calendário de
eventos
2.3) Calendário de
eventos (específico) discutir importância, adequação ao produto e financeira da
sua empresa
3) Conhecendo as
mídias\ Planejamento de Mídias
3.1) Internet
•
Site- proposta do site
•
Webdesigner\escolha da hospedagem
•
Blog\twitter
•
Mailing via Internet
3.2) Tv e Tv por
assinatura
•
quais as emissoras no mercado
que são adequados à sua marca
•
o que é preciso para concretizar uma
campanha regional
•
quais os formatos diferenciados para
divulgação de sua marca
•
Patrocínio de programas
3.3) Cinema
•
Quais as distribuidoras de filmes no
mercado que são adequados à sua marca
•
O que é preciso para concretizar uma
campanha regional-produção do filme
•
Patrocínio de lançamentos regionais
(coca-cola copa do mundo,bob’s, Ellus regional,Levi’s)
•
Valor de investimento
3.4) Radio
•
Quais os dials no mercado que
são adequados à sua marca ( case da FMODIA)
•
O que é preciso para concretizar uma
campanha regional
•
Quais os formatos diferenciados para
divulgação de sua marca
•
Valor de investimento
3.5) Revista
•
Quais os títulos no mercado que são
adequados à sua marca
•
O que é preciso para concretizar a
campanha
•
Quais os formatos diferenciados para
divulgação de sua marca
•
Valor de investimento
3.6) Jornal
•
Quais os títulos no mercado que são
adequados à sua marca
•
O que é preciso para concretizar a
campanha
•
Quais os formatos diferenciados para
divulgação de sua marca
•
Valor de investimento
3.7) Mala direta
•
Custos e eficácia
•
Manutenção do mailing
•
Aumentar seu público
4) Eventos
•
Paralelo ao investimento em mídia,
mas, não sustenta a marca
•
Captação de recursos
•
Parcerias adequadas a sua marca
•
Local (locação,estacionamento,
segurança outros)
•
Como fazer se evento ser único
•
Competitividade no mercado de moda
•
Fashion Rio e São Paulo Fashion Week
(cotas de participação, investimento, retorno de midia)
•
Celebridades...até que ponto e quais
os perfis acessíveis
•
Treinamento de equipe de vendas-
principalmente gerentes sobre campanha e coleção
*OFICINA DE FASHION BUSINESS*
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 6
Público Alvo | Estilistas, alunos de
cursos de design de moda, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Locais |
Shopping Downtown e Niterói Shopping
Dia | Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Dia | Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa
Posicionamento de marca: como fazer a sua marca ter um diferencial.
Posicionamento de marca: como fazer a sua marca ter um diferencial.
•
Público-alvo: para quem eu realmente estou vendendo.
•
Branding: como construir a imagem da marca.
•
Branded Content: como produzir conteúdo de qualidade sobre a marca
de moda nos canais proprietários.
•
Tendências de Consumo: o que o meu consumidor vai desejar consumir
no futuro.
•
Análise de Concorrência.
•
Plano de Marketing
*OFICINA DE MODA, MARCA E MÍDIA SOCIAIS*
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 6
Público Alvo | Estilistas, alunos de
cursos de design de moda, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Locais | Shopping
Downtown e Niterói Shopping
Dia | Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Dia | Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa
•
Consumo de informação de moda no Brasil.
•
Identificação de público-alvo.
•
Como pensar e produzir conteúdos para as mídias sociais.
•
Conteúdo de moda alinhado com o posicionamento de negócio da
marca.
•
Como fazer um planejamento estratégico de comunicação.
•
Estudos de cases de comunicação do mercado de moda.
*OFICINA FASHION BUYER*
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 6
Público Alvo | Estilistas, alunos de
cursos de design de moda, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Locais |
Shopping Downtown e Niterói Shopping
Dia | Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Dia | Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa
•
Conceituação,
•
Determinação
Do Público-Alvo,
•
Pesquisa
De Moda,
•
Montagem
De Linhas De Mercadoria,
•
Plano
De Sortimento,
•
Mix
De Produtos,
•
Calendário
De Compras,
•
Ficha
Técnica,
•
Open
To Buy,
•
Grades,
•
Mapas
De Compras,
•
Negociação
Com Fornecedores,
•
Marcação
De Preço,
•
Controle
De Qualidade,
•
Relatórios De Vendas E Controle De Estoque.
*OFICINA
ASSESSOR DE COMPRAS PARA LOJISTAS VAREJO DE MODA* – *RETAIL BUYER*
A
realização da oficina está sujeita ao número de participantes | 5
É uma profissão que faz parte da consultoria em negócios de moda.
É uma profissão que faz parte da consultoria em negócios de moda.
Surgido há
mais de 20 anos esse trabalho vem auxiliando pequenos e médios lojistas a
entrarem nesse competitivo mercado. A assessoria consiste em
apresentar ao cliente lojista ou futuro lojista, marcas e grifes de um universo
que poderão fazer parte do seu leque de fornecedores.
Público
Alvo
Profissionais
da área de moda (estilistas, consultores, donos de confecções), alunos de cursos
de design de moda e designers de produto, assistentes de estilo,
confeccionistas
Locais
| Shopping
Downtown e Niterói Shopping
Dias | Sábado | 15/15 dias - Horário | 9h-18h
Dias | Sábado | 15/15 dias - Horário | 9h-18h
Duração | 32 horas
Número de Vagas | 06
VAGAS
Programa |
•
O público alvo,
•
A
localização da loja,
•
O
tamanho da loja,
•
A
disposição da vitrine e araras,
•
A
quantidade de peças por metro quadrado,
•
A
apresentação do produto, a praça,
•
O
número de passantes em frente à loja,
•
Bem
como, estacionamento para clientes,
•
Mark
up,
•
A
divulgação nas mídias sociais,
•
O
calendário de lançamentos e de datas comemorativas
*OFICINA DE MOULAGE BÁSICA*
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 5
Moulage é uma palavra
de origem francesa que significa moldagem. Apresenta-se como uma técnica
que favorece a inovação na moda como podemos observar nos trabalhos de Madeleine
Vionnet e Madame Grés, que foram mestres na geração de novas formas de se
vestir, domínio de moldes e criação de novos volumes e formas de se construir
roupas.
Em relação à confecção,
a Moulage define-se como uma técnica de criação de formas
e moldes para construção de vestuário a partir do revestimento do corpo com
tecido.
A Moulage tem várias
vantagens em seu uso:
1ª) Ordem
criativa: pode ser considerada como uma técnica escultórica, onde o artista
modela o tecido sobre o corpo, definindo a forma 3D através do diálogo entre
seu imaginário, o comportamento do tecido e o corpo.
2ª)
Ordem técnica: uma vez que o molde pode ser extraído
do contato direto do tecido (material maleável) sobre o corpo, existe
maior precisão na modelagem, conferindo também maior qualidade ao
produto.
Público Alvo | Leigos, estilistas,
alunos de cursos de design de moda, assistentes de estilo, estilistas, confeccionistas
Pré-requisitos
| Ter feito Curso de Modelagem
Locais | Niterói Shopping
Dia | Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
Dia | Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
SAIAS
·
Balonê
·
Clochard
·
Envelope
·
Godê duplo/simples
·
Lápis / Reta
·
Tulipa
DECOTES/RECORTES
·
Assimétrico
·
Cruzado
·
Drapeado
·
Ombro só
·
Tomara-que-caia
GOLAS
·
Babado Godê
· Com capuz
· Drapeada
· Escafandro
· Gola Médici
·
Jabot
· Marinheiro
· Peter Pan
·
Rufo
·
Saco
·
Vitoriana
MANGAS
·
Anjo
· Bufante
·
Godê
· Morcego
· Pagode
· Presunto
· Princesa/Minnie
· Quimono
· Sino
· Tulipa
CALÇAS
·
Baggy
·
Clochard
·
Cargo
·
Pantacourt
·
Reta
·
Sarouel
·
Flare
*OFICINA DE MODELAGEM PRAIA*
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 5
“Entre
a criação do estilista e o corte da costureira, alguém tem que fazer o desenho
da peça com as medidas exatas: o Modelista!”
--“A moda praia continua como um dos pilares indústria
brasileira, com 28% das exportações do setor no Estado do Rio. Hoje, o Rio produz a moda que tem a cara do Brasil. As
grifes que mais crescem no país são as cariocas: nos últimos três anos, elas
aumentaram em 500% o número de lojas em shoppings.” ( Eloisão Simão )
Público Alvo
Leigos,
estilistas, alunos de cursos de design de moda, assistentes de estilo,
estilistas, confeccionistas
Locais| Shopping Downtown e
Niterói Shopping
Dia | Sábados (06 dias) 9h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
Dia | Sábados (06 dias) 9h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
•
Variações
de maiôs
•
Nadador
•
Drapeado
•
Decote
canoa
•
Um
ombro só
•
Transpassado
•
Variações
de calcinhas | Cintura alta - Cintura baixa
•
Cavada
•
Shortinho
•
Pantalona
•
Saídas de praia
*OFICINA DE MODELAGEM PLANA*
A realização da oficina está sujeita ao número de participantes |
5
“Entre a criação do estilista e o corte da costureira, alguém tem que fazer o desenho da peça com as medidas exatas: o Modelista!”
“Entre a criação do estilista e o corte da costureira, alguém tem que fazer o desenho da peça com as medidas exatas: o Modelista!”
A Modelagem é uma
representação plana da roupa (diagrama/molde).
Consiste em um traçado com formas
baseadas no corpo humano, que possui curvas.
Alguns modelistas são estilistas
e criam as suas próprias coleções. Passam para o papel a ideia de uma roupa e
procura as soluções técnicas para desenvolver a peça. O mercado
brasileiro de Moda está em constante crescimento e necessita cada vez mais de
profissionais capacitados.
Público Alvo
Leigos,
estilistas, alunos de cursos de design de moda, assistentes de estilo,
estilistas, confeccionistas
Locais| Shopping Downtown e
Niterói Shopping
DIA | Sábados (06 dias) 9h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
DIA | Sábados (06 dias) 9h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
SAIAS
*BASE
Balonê
Clochard
Envelope
Enviesada
Evazê
Godê
duplo/simples
Lápis
/ longuete
Reta
BLUSAS / DECOTES
BASE
DECOTES/RECORTES
TRANSFERÊNCIA
DE PENCES·
Cruzado
Frente única
Ombro só
Quadrado
Tomara-que-caia
Transpassado
GOLAS
Alta
Babado Godê
Colegial
Com capuz
Drapeada
Marinheiro
Padre
MANGAS
Bufante
Camponesa
Franzida
Godê
Manga 3/4
Morcego/Dolmã
Presunto
Princesa/Minnie
Quimono
Raglâ
Sino
CALÇAS
BASE
Alfaiataria
Baggy
Boyfriend
Cargo
Clochard
Flare
Pantalona
Reta
Skini
Sarouel
*OFICINA DE CAD – OPERADOR PARA VESTUÁRIO FEMININO*
A realização da oficina
está sujeita ao número de participantes | 5
Redução de custo e maximização
de lucros é tudo para o sucesso de uma confecção!
Já calculou quanto uma redução
de apenas 3% no consumo de tecido pode representar mensalmente em sua empresa?
Já calculou o tempo desperdiçado
diariamente na execução de moldes e tentando lembrar-se como aquela peça foi
encaixada na última vez, ou pior, quantas vezes foram esquecidos os moldes?
Você já somou quanto tempo é
gasto na gradação de moldes e na duplicação da coleção?
O mercado de trabalho é amplo,
pois cada vez mais o mercado de moda procura por profissionais capacitados
nesse segmento.
Público Alvo | Estilistas,
alunos de cursos de design de moda, assistentes de estilo, estilistas,
confeccionistas
Pré-requisitos | Ter feito
Curso de Modelagem
Locais| Shopping Downtown e Niterói Shopping
DIA | Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas | 6
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
DIA | Sábados (04 dias) 9h-18h
Carga Horária | 32h
Número de Vagas | 6
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa
|
MÓDULO
I
Introdução
ao problema de Modelagem , Gradação e Corte
·
Visão
geral de um Sistema - Equipamentos
·
Visão
geral do Sistema MODA-01 – Arquivos e Pastas (3h)
MÓDULO
II
Entrada
de dados
·
Fotodigitalização
- Mesa Digitalizadora – Scanner (3 h)
MÓDULO
III
Editor
de Moldes (1)
·
Conferencia
da Modelagem
·
Ferramentas
·
Criação
de uma base
·
Modificação
de uma base
·
Recortes
– Fusões – Limpezas (6h)
MÓDULO
IV
Entrada
de Moldes (2)
·
Graduação
XY com ponto único
·
Graduação
por deslocamento de lados (6h)
MÓDULO
V
Cálculos
de Enfestos
·
Encaixe
Manual Tecido Plano
·
Encaixe
Manual Tecido Tubular
·
Encaixe
Automático Otimizado Delta-R (6h)
MÓDULO
VI
Módulos
Auxiliares
·
Exercício
Final (5h)
*OFICINA DE PRODUÇÃO DE MODA*
A realização da oficina está sujeita ao número de participantes |
5
A produção de moda dá continuidade ao trabalho do estilista. Viabiliza os meios para que a roupa, antes pesquisada e idealizada, possa despertar o desejo de consumo, fechando o ciclo que faz a engrenagem da moda funcionar, através de desfiles, figurinos de cinema, teatro e televisão, exposições ou books de modelos. Ele tem como objetivo administrar o desejo das marcas de projetar uma imagem final!
A produção de moda dá continuidade ao trabalho do estilista. Viabiliza os meios para que a roupa, antes pesquisada e idealizada, possa despertar o desejo de consumo, fechando o ciclo que faz a engrenagem da moda funcionar, através de desfiles, figurinos de cinema, teatro e televisão, exposições ou books de modelos. Ele tem como objetivo administrar o desejo das marcas de projetar uma imagem final!
Público Alvo | Estilistas, alunos de
cursos de design de moda e marketing, assistentes de estilo, confeccionistas
Locais| Shopping Downtown e
Niterói Shopping
Dia | Sábados (06 dias) 9h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
Dia | Sábados (06 dias) 9h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
Compacto Historia da Moda
•O
que é produção de moda;
•
Mercado de trabalho;
•
Como atuar nas diversas áreas;
Tecnologia;
Criatividade
•
Pirâmide Hierárquica (TV, revista, eventos);
•
Definição de público-alvo, Conceito, Linguagem, Provas, Time;
•
Interpretação de pauta e briefing para revistas, catálogos de moda, desfiles e
eventos;
•
Reunião de pauta;
•
Assessoria de imprensa e apoios;
•
Empréstimos, créditos e devoluções;
•
Gestão: revistas, catálogos e eventos;
•
Catálogo de moda;
•
Editorial de moda para revista;
•
Linguagem publicitária e de moda;
•
A influência de um conceito bem definido e elaborado para o marketing de um
produto;
•
Cores e formas;
•
Foto still de moda, beleza e consumo;
•
Fotos para um editorial de Moda-Stilyst;
•
Papel do produtor de moda em um desfile;
•
Produção de moda para Publicidade;
•
Apresentação de projeto (referências e
croquis).
•
Produção de uma foto de
tema pré-determinado, sua divulgação, crédito das peças, vitrine, locação,
público alvo, 4ps, catálogos e editorial de moda, mídias de divulgação.
*OFICINA DE VITRINA*
A
realização da oficina está sujeita ao número de participantes | 5
“O vitrinista
cria um cenário diante do qual o espectador está sujeito a sentir uma vertigem
visual de duplo efeito, capaz de conquistá-lo para a encenação e de atraí-lo
para o interior da loja.” (DEMETRESCO, 2001 p.13)
Público Alvo
Profissionais
da área de moda (estilistas, consultores, donos de confecções), alunos de
cursos de design de moda e designers de produto, assistentes de estilo.
Locais | Shopping Downtown e Niterói Shopping
Dias | Sábado | 15/15 dias - Horário | 9h-18h
Dias | Sábado | 15/15 dias - Horário | 9h-18h
Duração |
48 horas
Número de
Vagas | 06 VAGAS
Programa |
•
Vitrinista
- Seu papel dentro das empresas
•
Setores
que investem no profissional de vitrina - Setores em expansão
•
Posicionamento
no mercado - Remuneração
•
Apresentação
de projetos - Elaboração de orçamentos
•
Projetando
e vendendo sua criação
•
O
futuro do vitrinista - Ética na Profissão
•
A
Vitrina que vende
•
Tendências
para as próximas estações
•
O
consumidor e a vitrina
•
Linguagem
estética na composição dos elementos para a vitrina
•
Como
vestir um manequim
•
Vitrinas
para o dia a dia
•
Cores:
filosofia e efeitos
•
Promoções
e liquidações
•
Vitrinas
para datas comemorativas
•
Partes
Integrantes da Vitrina
•
Tipos
de vitrinas
•
Características
de Construção
•
Técnicas
para montagem
•
Vitrinas
Promocionais - Calendário Promocional
•
Normas
para montar vitrinas: confecções e tecidos
•
Vitrinas que atraem - Dez dicas
para aumentar suas vendas
•
Como causar impacto para o consumidor
do novo século
*OFICINA DE FOTOGRAFIA DE MODA NÍVEL 1 E 2*
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 5
Público Alvo | O curso é voltado para todos que desejam conhecer de maneira mais técnica a arte de fotografar moda, do conceitual ao comercial. Profissionais da área de Moda.
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 5
Público Alvo | O curso é voltado para todos que desejam conhecer de maneira mais técnica a arte de fotografar moda, do conceitual ao comercial. Profissionais da área de Moda.
Os
principais comandos de câmeras profissionais DSLR, as lentes mais adequadas e o
porquê da correta utilização da luz na composição fotográfica.
Pré-requisitos
| Câmera fotográfica com controle manual. Quem não possui equipamento,
entrar em contato com a secretaria do curso.
Locais | Shopping Downtown e Niterói Shopping
Dia |Quintas-Feiras (12 Dias) – 14h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 8
Dia |Quintas-Feiras (12 Dias) – 14h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
·
Um breve histórico da
fotografia e o conceito da fotografia arte.
·
Identificar as câmeras
fotográficas e classifica-las quanto a formato, tipo de visor e suporte de
registro;
·
Velocidade, diafragma e
ISO;
·
Aprender o funcionamento
do sistema de balanceamento de brancos (WB) e temperatura das cores em Kelvin;
·
Entender a diferença dos
diversos tipos de objetivas e conhecer as suas aplicações;
·
Profundidade de campo.
·
A luz e suas
características;
·
A formação da imagem (do
processo químico ao digital);
·
Diferentes formatos de sensores
digitais;
·
Escalas fotográficas:
tempos (obturador), abertura (diafragma) e sensibilidades;
·
Controle da exposição:
histograma, lei da reciprocidade, diferentes tipos de medição de luz;
·
Composição (regra dos
terços, proporção áurea e peso da imagem);
·
Introdução aos Conceitos da fotografia
de moda e suas definições;
·
História da Fotografia de Moda
·
Estudo dos estilos de fotógrafos
nacionais e internacionais;
·
Como acontece um Ensaio Fotográfico de
Moda
·
O Editorial de Moda (comercial,
conceitual e autoral)
·
Fotografia de desfiles (teoria e
prática);
·
Fotografia de Estúdio (teoria e
prática);
·
Fotografia em locação externa (teoria
e prática);
·
Tratamento básico de imagens
(photoshop)
·
Montagem de portfólio
*OFICINA DE
PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO DE COLEÇÃO*
A
realização da oficina está sujeita ao número de participantes | 4
“Planejar é decidir com antecedência o que fazer, como fazer, quando fazer e quem deve fazer.
“Planejar é decidir com antecedência o que fazer, como fazer, quando fazer e quem deve fazer.
•
Exige
dinamismo e comunicação entre os membros da equipe;
•
Facilita
a coordenação da coleção;
•
Propicia
uma venda conjunta e coordenada;
•
Disponibiliza
novidades aos clientes, aumentando o número de vendas.
Público Alvo | Profissionais da área
de moda (estilistas, consultores, donos de confecções), alunos de cursos de design
de moda e designers de produto, assistentes de estilo, estilistas,
confeccionistas
Objetivo
Preparar o aluno para identificar o público-alvo, realizar pesquisas
de mercado e de tendências, planejar coleções de moda de acordo com seu
público-alvo.
Locais| Shopping Downtown e Niterói Shopping
Dia |Quartas-Feiras (12 Dias) – 14h-13h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 5
Dia |Quartas-Feiras (12 Dias) – 14h-13h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 5
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
Uma coleção deve contemplar os
seguintes aspectos:
• Perfil do consumidor
• Identidade ou imagem da marca
• Tema da coleção
• Proposta de cores e materiais.
• Desmembramento da coleção/
subcoleção.
Subcoleções
• Possibilidade de apresentar
novidades mais vezes ao ano;
• Facilitar e distribuir a produção;
• Programar compras;
• Coordenar a coleção;
• Facilitar a venda de outros itens;
• Obter vitrines harmoniosas e
atrativas;
As subcoleções podem ser
trabalhadas por famílias de tecidos, volumes, detalhes ou temas, sempre
respeitando a proposta do briefing.
*OFICINA
DESENHO DE CROQUI DE SAPATOS*
A
realização da oficina está sujeita ao número de participantes | 5
Um croqui (palavra francesa eventualmente traduzida para o português como croqui, esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda ou um esboço qualquer.
Um croqui (palavra francesa eventualmente traduzida para o português como croqui, esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda ou um esboço qualquer.
Um croqui portanto
não exige grande precisão, refinamento gráfico ou mesmo cuidados com sua
preservação, diferente de desenhos finalizados. Costuma ser realizado em intervalos
de tempo relativamente curtos, como períodos de 10 a 15 minutos. O que costuma
ser mais importante no croqui é o registro gráfico de uma ideia instantânea,
através de uma técnica de desenho rápida e descompromissada. Croqui, resumindo
na geografia é um esboço a mão, de um mapa e em artes é um esboço de um
desenho.
Público Alvo
Público Alvo
Profissionais
da área de moda (estilistas, consultores, donos de confecções), alunos de
cursos de design de moda e designers de produto, assistentes de estilo,
estilistas, confeccionistas
Local | Shopping Downtown e Niterói Shopping
DIA |Quartas-Feiras (12 Dias) – 14h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
DIA |Quartas-Feiras (12 Dias) – 14h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
MÓDULO I
Apresentação
Tipos de Desenho (Croqui, Moda, Ilustração e Técnico)
Tipos de Sapatos, enquanto formas geométricas.
Perspectiva Básica
EXERCÍCIO: Desenho de perspectiva.
MÓDULO I
Apresentação
Tipos de Desenho (Croqui, Moda, Ilustração e Técnico)
Tipos de Sapatos, enquanto formas geométricas.
Perspectiva Básica
EXERCÍCIO: Desenho de perspectiva.
MÓDULO II
Correção e dúvidas.
Cores. Círculo Cromático.
Cores quentes, frias e neutras.
EXERCÍCIO: Fazer uma pesquisa referente às cores quentes, frias e neutras.
Desenho de perspectiva.
Desenvolver duas idéias (briefing) de sapatos para apresentação na última aula.
Correção e dúvidas.
Cores. Círculo Cromático.
Cores quentes, frias e neutras.
EXERCÍCIO: Fazer uma pesquisa referente às cores quentes, frias e neutras.
Desenho de perspectiva.
Desenvolver duas idéias (briefing) de sapatos para apresentação na última aula.
Texturas – Matelasse, couro,
tiras,vinil, pelos, pele (escamas, cobra, crocodilo, avestruz).
Aplicação nas bolsas.
Aplicação nas bolsas.
MÓDULO III
Revisão e correção dos exercícios.
Estampas – Onça, zebra, poá, listras, xadrez. Aplicação nos sapatos.
Revisão e correção dos exercícios.
Estampas – Onça, zebra, poá, listras, xadrez. Aplicação nos sapatos.
EXERCÍCIO: Aplicação das
texturas e estampas nas bolsas.
Desenvolvimento das bolsas da próxima aula.
Desenvolvimento das bolsas da próxima aula.
MÓDULO IV
Revisão e correção.
Trabalho final, elaboração de duas pranchas em formato A4 apresentando cada uma: Com 5 Sandálias, 5 Sapatos
Revisão e correção.
Trabalho final, elaboração de duas pranchas em formato A4 apresentando cada uma: Com 5 Sandálias, 5 Sapatos
MÓDULO V
5ª Aula- Apresentação dos trabalhos.
5ª Aula- Apresentação dos trabalhos.
*OFICINA DESENHO DE CROQUI DE BOLSAS*
A
realização da oficina está sujeita ao número de participantes | 5
Um croqui (palavra francesa eventualmente traduzida para o português como croqui, esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda ou um esboço qualquer.
Um croqui (palavra francesa eventualmente traduzida para o português como croqui, esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda ou um esboço qualquer.
Um
croqui portanto, não exige grande precisão, refinamento gráfico ou mesmo
cuidados com sua preservação, diferente de desenhos finalizados. Costuma ser
realizado em intervalos de tempo relativamente curtos, como períodos de 10 a 15
minutos. O que costuma ser mais importante no croqui é o registro gráfico de
uma ideia instantânea, através de uma técnica de desenho rápida e
descompromissada. Croqui, resumindo na geografia é um esboço a mão, de um mapa
e em artes é um esboço de um desenho.
Público Alvo
Público Alvo
Profissionais
da área de moda (estilistas, consultores, donos de confecções), alunos de cursos
de design de moda e designers de produto, assistentes de estilo, estilistas,
confeccionistas
Locais| Shopping Downtown e Niterói Shopping
DIA |Quartas-Feiras (12 Dias) – 14h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
DIA |Quartas-Feiras (12 Dias) – 14h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
MÓDULO I
Apresentação
Tipos de Desenho (Croqui, Moda, Ilustração e Técnico)
Tipos de Bolsas, enquanto formas geométricas.
Perspectiva Básica
EXERCÍCIO: Desenho de perspectiva.
MÓDULO I
Apresentação
Tipos de Desenho (Croqui, Moda, Ilustração e Técnico)
Tipos de Bolsas, enquanto formas geométricas.
Perspectiva Básica
EXERCÍCIO: Desenho de perspectiva.
MÓDULO II
Correção e dúvidas.
Cores. Círculo Cromático.
Cores quentes, frias e neutras.
EXERCÍCIO: Fazer uma pesquisa referente às cores quentes, frias e neutras.
Desenho de perspectiva.
Desenvolver duas idéias (briefing) de bolsas para apresentação na última aula.
Correção e dúvidas.
Cores. Círculo Cromático.
Cores quentes, frias e neutras.
EXERCÍCIO: Fazer uma pesquisa referente às cores quentes, frias e neutras.
Desenho de perspectiva.
Desenvolver duas idéias (briefing) de bolsas para apresentação na última aula.
Texturas – Matelasse, couro,
tiras,vinil, pelos, pele (escamas, cobra, crocodilo, avestruz).
Aplicação nas bolsas.
Aplicação nas bolsas.
MÓDULO III
Revisão e correção dos exercícios.
Estampas – Onça, zebra, poá, listras, xadrez. Aplicação nas bolsas.
Revisão e correção dos exercícios.
Estampas – Onça, zebra, poá, listras, xadrez. Aplicação nas bolsas.
EXERCÍCIO: Aplicação das
texturas e estampas nas bolsas.
Desenvolvimento das bolsas da próxima aula.
Desenvolvimento das bolsas da próxima aula.
MÓDULO IV
Revisão e correção.
Trabalho final, elaboração de duas pranchas em formato A4 apresentando cada uma: Com 5 tipos de bolsas
Revisão e correção.
Trabalho final, elaboração de duas pranchas em formato A4 apresentando cada uma: Com 5 tipos de bolsas
MÓDULO V
5ª Aula- Apresentação dos trabalhos.
5ª Aula- Apresentação dos trabalhos.
*OFICINA DE DESENHO
DE CROQUI BIJUTERIAS*
A
realização da oficina está sujeita ao número de participantes | 5
Um croqui (palavra francesa eventualmente traduzida para o português como croqui, esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda ou um esboço qualquer.
Um croqui (palavra francesa eventualmente traduzida para o português como croqui, esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda ou um esboço qualquer.
Um croqui portanto,
não exige grande precisão, refinamento gráfico ou mesmo cuidados com sua
preservação, diferente de desenhos finalizados. Costuma ser realizado em
intervalos de tempo relativamente curtos, como períodos de 10 a 15 minutos. O
que costuma ser mais importante no croqui é o registro gráfico de uma ideia
instantânea, através de uma técnica de desenho rápida e descompromissada.
Croqui, resumindo na geografia é um esboço a mão, de um mapa e em artes é um
esboço de um desenho.
Público Alvo
Profissionais
da área de moda (estilistas, consultores, donos de confecções), alunos de
cursos de design de moda e designers de produto, assistentes de estilo,
estilistas, confeccionistas
Locais| Shopping Downtown e Niterói Shopping
DIA | Quartas-Feiras (12 Dias) – 14h-13h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 08
DIA | Quartas-Feiras (12 Dias) – 14h-13h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 08
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
Atividades de Apoio | Visitas aos Shoppings
•
Estudo/Pesquisa da Linha do Tempo da
Moda em Power Point
•
Estudo de todos os Estilos –
Em Power Point
PARTE I
– APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA
Tipos de Desenho (Croqui, Moda, Ilustração e Técnico)
Tipos de Desenho (Croqui, Moda, Ilustração e Técnico)
PARTE
II CÍRCULO CROMÁTICO – CORES QUENTES, FRIAS E NEUTRAS
EXERCÍCIO: Pesquisa referente às cores quentes, frias e neutras
Desenho de perspectiva
EXERCÍCIO: Pesquisa referente às cores quentes, frias e neutras
Desenho de perspectiva
Desenvolvimento
de idéias (briefing): pulseiras, colares e brincos, para apresentação na
última aula
Texturas
– Couro, Vinil, Acrílico, Pérolas...
PARTE
III – FICHA TÉCNICA
Revisão
e correção dos exercícios.
EXERCÍCIO: Aplicação de texturas e desenvolvimento de fichas técnicas.
EXERCÍCIO: Aplicação de texturas e desenvolvimento de fichas técnicas.
TRABALHO
FINAL
Trabalho final, elaboração de duas pranchas em formato A4 apresentando cada uma em desenho de croqui: Com 5 Colares de croqui, 5 Brincos e 5 Pulseiras
Trabalho final, elaboração de duas pranchas em formato A4 apresentando cada uma em desenho de croqui: Com 5 Colares de croqui, 5 Brincos e 5 Pulseiras
A realização
da oficina está sujeita ao número de participantes | 5
Um croqui (palavra francesa eventualmente traduzida para o português como croqui, esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda ou um esboço qualquer.
Um croqui (palavra francesa eventualmente traduzida para o português como croqui, esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda ou um esboço qualquer.
Um croqui portanto, não
exige grande precisão, refinamento gráfico ou mesmo cuidados com sua
preservação, diferente de desenhos finalizados. Costuma ser realizado em
intervalos de tempo relativamente curtos, como períodos de 10 a 15 minutos. O
que costuma ser mais importante no croqui é o registro gráfico de uma ideia
instantânea, através de uma técnica de desenho rápida e descompromissada.
Croqui, resumindo na geografia é um esboço a mão, de um mapa e em artes é um
esboço de um desenho.
Público Alvo | Profissionais da área
de moda (estilistas, consultores, donos de confecções), alunos de cursos de
design de moda e designers de produto, assistentes de estilo, estilistas,
confeccionistas
Locais| Shopping Downtown e Niterói Shopping
DIA | Quartas-Feiras (12 Dias) – 14h-13h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 08
DIA | Quartas-Feiras (12 Dias) – 14h-13h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 08
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
Atividades de Apoio
Visitas a Shoppings
· Estudo/Pesquisa da Linha do Tempo da Moda em Power Point
· Estudo de todos os Estilos Femininos (Universais) –
Em Power Point
· Estudo dos Shapes do Vestuário Feminino– Leitura/Interpretação do
desenho técnico das roupas, através de fotos (prancha de colagem) Power Point
PARTE I –
Desenho do Vestuário
Feminino com base nos modelos da apostila
etalhes técnicos no desenho das peças
PARTE II - INTRODUÇÃO ÀS CORES /
- Correção dos exercícios
- Psicologia das cores,
- Círculo Cromático,
- Cores Quentes,
- Cores Frias,
- Cores Neutras.
- Introdução ao trabalho final –
Exercícios ( 15 dias )
(Pesquisar Tendências/2018 (
sites de moda ): Saias, Golas,Decotes, Golas e Calças:
1-Apresentar 40 desenhos de
modelos pintados e arte finalizados com suas respectivas fichas técnicas.
2-Trazer fotos de revistas
e/ou imagens impressas para correção)
PARTE III – CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS E
FINALIZAÇÃO DOS TRABALHOS
- Finalização de Cores - - Finalização
dos Desenhos - Organização do Portfólio -
PARA CASA - Entrega do
Portfólio de Desenho de Croqui
*OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE IMAGEM E ESTILO PARA QUALQUER IDADE –
AUTOPRODUÇÃO*
Para iniciar um
trabalho de construção de um novo estilo, sem perder a identidade, faz-se
necessário o conhecimento do seu lifestyle ( e ou do cliente ) e a aceitação de si mesma.
O desenvolvimento dessa
construção não pode ser uma fantasia.
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 5
Público Alvo | Qualquer pessoa
Público Alvo | Qualquer pessoa
Locais | Shopping Downtown e Niterói Shopping
Dia | Terças-Feiras (12 Dias) – 14h-13h
Dia | Terças-Feiras (12 Dias) – 14h-13h
Dia |
Sábados (6 dias) – 9h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Carga Horária | 48h
Número de Vagas | 8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
TESTE IDENTIDADE DE ESTILO
-
Análise de Estilo - Detectando mix de estilo
-
Exercícios de Autoconhecimento - Teste de perfil
ANÁLISE DOS BIOTIPOS
Identificação
do formato do seu corpo e suas proporções para valorizar seu pontos fortes e
camuflar os pontos fracos, tudo de acordo com o formato do seu corpo.
ANÁLISE DOS ESTILOS
Ter estilo é
respeitar a sua identidade. A pessoa que tem estilo próprio pode até se vestir
com roupas da moda, mas desde que estejam em harmonia com a sua personalidade.
É algo pessoal, uma marca registrada de cada um. É a forma de como você se
apresenta para o mundo.
PLANEJAMENTO
DO CLOSET
‘’Não tenho tempo para pensar no
que vestir... pois quem tem uma rotina corrida não tem tempo a perder não é
mesmo ?’’
Capsule Closet | Quantas peças? Quantos looks? (12
peças e + de 30 looks) = menos
tempo pra se arrumar e custo ( $ ) mais baixo para gastar com
roupas.
ANÁLISE CROMÁTICA - CRIAÇÃO
DA SUA CARTELA DE CORESS
A
cor errada pode estragar completamente aquele look tão pensado, pois deixa a aparência
abatida, ressalta imperfeições na pele, olheiras e rugas e reforça mais quando
a maquiagem não combina com a sua temperatura de pele!
A cor certa
para cada tipo de pele - Sua Cartela Pessoal
*OFICINA
TCC PARA UNIVERSITÁRIOS*
A realização da oficina está sujeita o número de participantes | 5
Locais | Shopping Downtown e
Niterói Shopping
Público Alvo | Alunos de cursos de design de moda e designers de produto
Público Alvo | Alunos de cursos de design de moda e designers de produto
Carga
Horária | 32 horas
Nº de
participantes | 06
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
Programa |
*Solicitar o Programa na Secretária do Curso e Confirmar datas*
*Solicitar o Programa na Secretária do Curso e Confirmar datas*
1.
Construção de Ficha
Técnica
2.
CAD - Desenho Técnico
3.
Desenvolvimento de Coleção
4.
Desenho Técnico Manual
5.
Modelagem Avançada
(interpretação)
6.
Noções de Modelagem
*OFICINA DE MODELAGEM EM
BOLSAS* ( a confirmar )
A realização da oficina está sujeita ao número de participantes |
5
Público Alvo
Público Alvo
Profissionais da área
de moda (estilistas, consultores, donos de confecções), alunos de cursos de
design de moda e designers de produto, assistentes de estilo, estilistas,
confeccionistas
Locais| Shopping Downtown e
Niterói Shopping
DIA | Sextas-Feiras (12dias) 14h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
DIA | Sextas-Feiras (12dias) 14h-18h
Carga Horária | 48h
Número de Vagas |8
Brindes |Caderno, Ecobag Milano, Apoio via Wapp
MESA
REDONDA
AS
PROFISSÕES NO MERCADO DE MODA
( PRINCIPAIS ATIVIDADES - ÁREAS DE ATUAÇÃO
E ESPECIALIDADES
MERCADO DE TRABALHO - REMUNERAÇÃO )
“Para a maioria do grande
público, trabalhar com moda é ser estilista!
A Moda
nos últimos dez anos tem movimentado cerca de US$ 34 bilhões por ano, sendo
atualmente considerado um dos segmentos mais empregador, no mercado.
Para
que esse crescimento se torne expoente, é necessária a profissionalização dos
inúmeros setores que integram esse mercado fabuloso com profissionais
extremamente competentes e bem formados”.
_____”Hoje,
mais do que nunca, falar em profissões do mercado de moda é ir muito além das atividades
mais conhecidas como a de modelo e estilista. A diversificação das profissões
relacionadas à moda é diretamente proporcional ao destaque desta indústria no
Brasil e no exterior.
A moda
é hoje uma das indústrias mais importantes do Brasil e é a segunda maior
empregadora do país, sendo superada apenas pela construção civil.
A indústria da moda
conta hoje com uma gama diversificada de profissões em que a formação adequada
é o diferencial com relação a quem realmente se destaca neste mercado em crescimento,
ao invés de ser por ele superado.
É verdade que até
não muito tempo atrás o sucesso no mercado de moda se fazia principalmente pelo
empenho e criatividade de profissionais autodidatas. Atualmente, mais que
empenho e criatividade, a qualificação profissional é o pré-requisito
para ser um profissional bem-sucedido da moda.
Mas quais são os profissionais que
fazem a moda hoje ao lado de modelos e estilistas?
Do desenho do
estilista até a peça final usada pela modelo, vários são os profissionais que alinhavaram
os elos da cadeia produtiva da moda. Vários profissionais terão, por exemplo,
modelado, cortado e costurado os tecidos vestidos pela modelo como produto
acabado. Outros tantos profissionais são responsáveis por fazerem as roupas e
acessórios chegarem às lojas para os consumidores finais, passando
evidentemente pelos desfiles campanhas publicitárias. Há ainda aqueles
profissionais que tratam de moda em publicações especializadas, como os
jornalistas, fotógrafos e assessores.
Enfim,
a moda é mesmo um universo – só não há lugar para o amadorismo!”
PROGRAMAÇÃO
Objetivo | Apresentar aos
estudantes e ao público em geral as principais profissões relacionadas
ao Mercado de Moda.
Locais
| Centro-RJ – Barra-RJ – Niterói-RJ
Nº
De Vagas | 10
Data
| À
Confirmar
C.
Horária | 8 h
Conteúdo
As 55 Profissões no
Mercado de Moda
Principais atividades - Áreas de atuação e
especialidades - Mercado de trabalho - Remuneração
1) O que é ser um ____________________________de
Moda?
2) Quais as características necessárias para
ser um ____de Moda?
3) Qual a formação necessária para ser um
________________?
Curiosidades
A moda surgiu em
meados do século XV no início do renascimento europeu.
A palavra moda
significa costume e provém do latim modus.
A variação da característica
das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um
estilo de roupa desde a infância até a morte.
A partir da Idade
Média, as roupas eram diferentes seguindo um padrão que aumentava segundo a
classe social, houve até leis que restringiam tecidos e cores somente aos
nobres.
A burguesia que não
era nobre, mas era rica, passou a imitar o estilo nobre das roupas iniciando um
processo de grande trabalho aos costureiros que a partir de então, eram
obrigados a produzirem diferentes estilos para diferenciar os nobres dos
burgueses.
Com a revolução
industrial no século XVIII, o custo dos tecidos diminuiu bastante, em 1850 com
a invenção das máquinas de costura o custo dos tecidos caiu ainda mais. A
partir de então, até os mais humildes puderam comprar roupas melhores.
Mesmo após a
facilidade das confecções, as mulheres ainda eram privadas da modernidade
continuando a usar roupas sob medida. A partir desta dificuldade, surgiu a alta
costura que produzia diferentes estilos por meio de estilistas que inventavam
tendências.
Fonte: Brasil Escola
PALESTRA
OS NOVOS
RUMOS DA MODELAGEM NO BRASIL
LABORATÓRIO
DE MODELAGEM, CORTE, COSTURA
A
COSTUREIRA DO FUTURO – UMA CLASSE EM EXTINÇÃO
“A
demanda por costureiras em todo Brasil, chegou ao nível mais crítico. Quando do
início de uma das turmas de Modelagem Industrial do Instituto Milano de Moda na
Unidade de Nova Friburgo, em Maio-2012, a empresária de uma confecção (aluna
dessa turma) declarou-se frustrada por não poder ampliar sua indústria de
confecção, por conseguinte, sua produção, por falta de mão de obra qualificada
de ‘costureiras(os)’.
A
melhor época do ano em vendas para o comércio de Divinópolis está
ameaçada. É que a falta de mão de obra nas confecções pode prejudicar a
produção no polo da moda.
Milhares de peças para finalizar. Trinta por cento da coleção inverno. O empresário Luiz Lacerda não conseguiu produzir porque faltam costureiras. Quando se trata de alta costura a dificuldade é ainda maior. E quando as costureiras aparecem, elas não têm mão de obra qualificada.
Há um ano a empresária Cida Malta está com seis vagas abertas. Os tecidos das roupas que já deveriam ter sido entregues aos clientes continuam no estoque. E ela só produziu a metade porque procurou profissionais em Belo Horizonte. “Tive de subir as favelas e procurar profissionais”, conta. Por esse motivo, Cida decidiu investir em peças únicas e importar mão de obra. A modelista Edna Lucia Lima, por exemplo, é da capital e durante a semana trabalha em Divinópolis.
No polo confeccionista da cidade, no ano passado, foram produzidas e comercializadas 27 milhões de peças. Segundo o Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sinvesd), 12 milhões só no período de verão, que inclui as vendas de Natal. Mas o presidente do Sinvesd, Antônio Rodrigues, não descarta a queda na produção.
O problema tem se agravado a cada coleção. Para não ter prejuízo o empresário Dalmo Silva, que está no mercado há 24 anos, decidiu dividir a produção. Desde 2007 as peças jeans são costuradas em duas cidades do Espírito Santo. Em Minas Gerais, a metade das 40 mil camisas confeccionadas todo mês é feita na fábrica e o restante terceirizado para cidades da região Centro-Oeste. Só assim ele consegue manter os estoques necessários para suprir as vendas durante todo o fim do ano.”
Milhares de peças para finalizar. Trinta por cento da coleção inverno. O empresário Luiz Lacerda não conseguiu produzir porque faltam costureiras. Quando se trata de alta costura a dificuldade é ainda maior. E quando as costureiras aparecem, elas não têm mão de obra qualificada.
Há um ano a empresária Cida Malta está com seis vagas abertas. Os tecidos das roupas que já deveriam ter sido entregues aos clientes continuam no estoque. E ela só produziu a metade porque procurou profissionais em Belo Horizonte. “Tive de subir as favelas e procurar profissionais”, conta. Por esse motivo, Cida decidiu investir em peças únicas e importar mão de obra. A modelista Edna Lucia Lima, por exemplo, é da capital e durante a semana trabalha em Divinópolis.
No polo confeccionista da cidade, no ano passado, foram produzidas e comercializadas 27 milhões de peças. Segundo o Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sinvesd), 12 milhões só no período de verão, que inclui as vendas de Natal. Mas o presidente do Sinvesd, Antônio Rodrigues, não descarta a queda na produção.
O problema tem se agravado a cada coleção. Para não ter prejuízo o empresário Dalmo Silva, que está no mercado há 24 anos, decidiu dividir a produção. Desde 2007 as peças jeans são costuradas em duas cidades do Espírito Santo. Em Minas Gerais, a metade das 40 mil camisas confeccionadas todo mês é feita na fábrica e o restante terceirizado para cidades da região Centro-Oeste. Só assim ele consegue manter os estoques necessários para suprir as vendas durante todo o fim do ano.”
Informações
do Megaminas, 09/08/12
História
da Costura
A costura está relacionada diretamente com
o tecer e costurar da história humana. Há mais de trinta mil anos as agulhas,
primitivas, feitas com ossos e marfim, já faziam parte do cotidiano das
pessoas. E cinco mil anos depois as pessoas já dominavam a arte da fabricação
de tecidos, utilizando o pelo de certos animais.
Na
Idade Média ocorreram mudanças significativas no campo da indumentária, e a
habilidade dos artesãos fez com que as roupas passassem a ser mais refinadas,
estas costuradas de forma esmerada, com aplicação de joias e pedrarias.
Com a Revolução Industrial ocorreu a
padronização da costura e posteriormente a saída das mulheres da casa para a
indústria, iniciando-se a exploração das mesmas através do uso desta
mão-de-obra barata dentro das fábricas.
As operárias das indústrias têxteis
recebiam baixos salários, trabalhavam em condições de insalubridade com excesso
de carga horária.
Os burgueses se diferenciavam buscando
roupas mais aprimoradas, e para isso contratavam pessoas especializadas para
garantir exclusividade em suas roupas.Foi durante o período entre 1898 e 1910,
que a indústria do vestuário evoluiu, passou a produzir em massa, tanto na
Inglaterra como na América.
A expansão das fábricas de confecção, no
entanto, não causou a falência das lojas de alfaiates ou o desaparecimento das
costureiras.
Pelo contrário. Este sistema aumentou o
trabalho em domicílio, pois com as costureiras domésticas as pessoas poderiam
achar exclusividade, o que nas fábricas passou a ser uma situação rara.
Essa vivência da costura com a mulher é
fato marcante que vem desde a antiguidade. Toda mulher nascia predisposta a
casar, cuidar da casa e dos assuntos maritais. Desde menina ela já era
preparada para os afazeres domésticos e entre eles a costura, ou seja, a
preparação do enxoval.
Os carretéis que foram utilizados naquele
período resultavam na montagem de uma mesa, da qual mais tarde o esposo
observaria o esmero e dedicação de sua noiva, devido ao tamanho dessa mesa.
Após o casamento, para auxiliar no
orçamento doméstico, várias esposas trabalhavam com a costura doméstica,
conciliando com o cuidado da casa e dos filhos. Com a evolução da indústria
têxtil, a mulher além de tarefas domésticas e a costura domiciliar evolui ainda
mais, dedicando parte de seu tempo para o trabalho nas fábricas, uma forma de
ajudar no orçamento doméstico.
08 de
Março
A
origem do dia 8 de Março é uma greve de tecelãs e costureiras, mas que explodiu
em 1917, em São Petersburgo, na Rússia. Nesse dia, um grande número de mulheres
operárias, contrariando o Partido Comunista, que achava que aquele não era o
momento, saíram às ruas em manifestação por pão e paz .
A
greve foi o estopim da primeira fase da Revolução Russa, que se concretizou em
outubro.
A
Conferência das Mulheres Comunistas, realizada em Moscou, em 1921, adota o dia
8 de Março como data unificada do Dia Internacional da Mulher, para celebrar a
greve das costureiras de 1917.
Até
este ano, o Dia da Mulher não tinha data fixa.
Ao
invés de pensar que o 8 de Março nasceu de uma luta derrotada, de morte, a
história mostra uma greve vitoriosa. Esta é a única origem do 8 de Março.
Um dia de luta pela revolução cultural, sexual e social.
Revolução
Industrial
Na Segunda metade do século XVIII, as
grandes transformações ocorridas no processo produtivo e que resultaram na
Revolução Industrial, trouxeram consigo uma série de reivindicações até então
inexistentes. A absorção do trabalho feminino pelas indústrias, como forma de
baratear os salários, inseriu definitivamente a mulher no mundo da produção.
Ela
passou a ser obrigada a conviver com jornadas de trabalho que chegavam até 17
horas diárias, em condições insalubres, submetidas a espancamentos e ameaças
sexuais constantes, além de receber salários que chegavam a ser 60% menores que
os dos homens.
Em
exemplo típico do ambiente fabril na época era a tecelagem Tydesley, em
Manchester, na Inglaterra, onde se trabalhava 14 horas diárias a uma
temperatura de 29º, num local úmido, com portas e janelas fechadas e, na
parede, um cartaz afixado proibia, entre outras coisas, ir ao banheiro, beber
água, abrir janelas ou acender as luzes.
Missão
Esse projeto tem a finalidade de formação e
desenvolvimento da capacidade de análise e de percepção visual do aluno no
processo criativo e prático da Modelagem Industrial, no Corte e na Costura.
No decorrer do Curso, o aluno desenvolverá
o diagrama das bases do vestuário feminino (molde técnico da
Modelagem) e após os devidos acertos e correções, serão feitos os cortes e
montagens das peças no manequim industrial, finalizando com o conhecimento de costura.
PROGRAMA
I
MÓDULO
1ª
Parte
Atividade
de Apoio – Teoria e Prática - Vídeos
_
Estudo/Pesquisa da Linha do Tempo da Moda
_
Estudo/Pesquisa do Shapes do Vestuário
Feminino
_
Estudo/Pesquisa dos Estilos Universais
Femininos
_
Tecidos
_
Utilidade
do Cad
_
Tecidos
– Trama e Urdume
2ª
Parte
Aplicação
dos 5S na Indústria Têxtil de Confecção
_ Seiri= Senso de
Utilização
_ Seiton= Senso de
Ordenação
_ Seisou= Senso de Limpeza
_ Seiketsu= Senso de Saúde
_ Shitsuke= Senso de
Autodisciplina
_ ÉTICA
3ª
Parte
Etapas
no Chão de Fábrica
_ Modelagem
_ Risco
_ Corte
_ Enfesto
_ Costura
_ Acabamento
_ Embalagem
4ª
Parte
Criando
Coleção de Moda
_
Vídeos
de Moda
_
Pesquisa
de Tendências
_ Planejamento de
Coleção
_
Compras
5ª
Parte
Modelagem
Industrial Básica
_ Como tirar medidas;
_ As informações que
a Modelagem deve conter;
_ Aviamentos;
_ Pilotagem;
_ Ficha técnica;
_ Modelagem Bases
Saias
_ Modelagem Bases
Decotes
_ Modelagem Bases
Golas
_ Modelagem Bases
Mangas
_ Modelagem Bases
Calças
II
MÓDULO
Montagem das Peças no Manequim
_ Acertos e Correções
_ Tecidos
_ Corte
_ Montagem
_ Tecnicas de
montagem
III
MÓDULO
Conhecendo as Máquinas
_
Noções
de Mecânica
_
Máquinas
de última geração
IV
MÓDULO
Prática nas Máquinas
1ª
etapa – Módulo Básico
Manuseio
de máquina de costura reta industrial e overloque pedal
_
Reconhecer
o avesso e o direito.
_ Coordenação motora.
Exercício.
2º
Etapa - Módulo Intermediário
Manuseio
de máquina de costura reta industrial e overloque pedal.
_ Reconhecer o avesso
e o direito
_ Coordenação motora
_ Exercícios
_ Alinhavo
_ Corte
_ Direito e avesso
_ Entretela.
_ Identificar manga
piques e costura
_ Jérsei
_ Tecidos listrados
_ Pences
3º
Etapa - Módulo Avançado
Manuseio
de máquina de costura industrial reta e overloque pedal
_
A
prova de uma roupa
_ Alinhavo
_ Encaixe
_ Ferro de passar
_ Montagem
_ Os pontos da
maquina de costura
_ Tipos de costura
_ Vestido com recorte
4º
Etapa – Módulo
Manuseio
de máquina de costura reta industrial e overloque pedal
_ Reconhecer o avesso
e o direito
_ Coordenação motora.
_ Exercícios
_ Acabamentos de
blusa punho
_ Babados
_ Bolso embutido
_ Debruns
_ Drapeados
_ Golas
_ Pregas
_ Tipos de costuras
chuleadas embutidas inglesas
_ Vies
_ Ziper
5º
Etapa Módulo - Acessórios & Manuseio de Máquinas de Costura
Manuseio
de máquina de costura reta industrial e overloque pedal
_ Reconhecer o avesso
e o direito
_ Coordenação motora
- Exercício.
_
Manuseio
do calcador para pesponto e franzido
_
Manuseio
do calcador para barra lenço
_
Manuseio
do calcador para zíper invisível e comum
_
Manuseio
de máquina galoneira, bitola estreita e larga
_
Manuseio
dos aparelhos de vivo e de aparelho de viés (reta)
_
Manuseio
do aparelho de viés (galoneira), com 1 e 2 agulhas
_
Manuseio
do aparelho de vivo (overloque)
_
Manuseio
do aparelho de pregar elástico (overloque)
_
Como
fazer rolotê no overloque