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sábado, 23 de dezembro de 2017

Seis lojas dos anos 90 que deixaram saudades

Moda é feita para passar. Dura pouco tempo, mas, pela vida curta, muita gente adere. Logo é esquecida, e bola para frente. Porém, algumas lojas ficam no coração, mesmo anos após fecharem as portas.
Quem não se lembra da Pakalolo ou da Company? Quem não se maravilhou com todos os personagens que estampavam os produtos da Side Play?
Algumas dessas lojas fecharam e reabriram nos últimos tempos, tentando reconquistar a clientela, agora adulta. A Sol&Vento, por exemplo, não vende mais agendas e mochilas, mas segue com looks leves e fresquinhos. A Colcci não tem mais o mascote Digby, o cachorrinho amarelo simpático que estampava os produtos da marca, porém se tornou uma grande empresa, desfilando looks descolados em grandes passarelas. Até Gisele Bündchen já foi garota-propaganda da brand, por muitos anos.
Confira algumas das marcas que deixaram saudade:

Pakalolo
Moletom, tiaras, frufrus, carteiras… Os adolescentes do começo dos anos 1990 lembram-se bem dos sonhos de consumo que eram os produtos da Pakalolo. 
As lojas fecharam no final da década, mas a marca foi comprada pelo Grupo Marisol, em 2005, e tentou se relançar, focando jovens de 18 a 25 anos. 
Não deu certo, e a empresa fechou as atividades, mas ainda é possível encontrar alguns itens clássicos pela internet, como esta carteira.

Company
Todo adolescente dos anos 1980 pediu de presente uma mochila da marca carioca. 
Os modelos, emborrachados e impermeáveis, e as carteiras eram itens essenciais para quem queria estar na moda. 
Em 1994, um dos fundadores morreu, e os herdeiros travaram uma verdadeira guerra na Justiça pelos direitos da Company, que não sobreviveu à turbulência e fechou suas portas. 
Mas, para quem quer reviver a tendência, o site oficial das mochilas continua vendendo os produtos em várias cores e modelos. 
Algumas lojas físicas também começaram a dedicar um espaço para o acessório.


Sol&Vento
A loja brasiliense era uma febre: a filial no Conjunto Nacional estava sempre lotada. A empresa era uma multimarcas, mas o que fazia sucesso mesmo eram as agendas e mochilas com o logotipo do empreendimento. A Sol&Vento nunca fechou, mas evoluiu muito desde os tempos de esportes náuticos e inspiração praiana. Hoje, as roupas são modernas, voltadas para mulheres adultas, elegantes e despojadas.
Side Play
A marca era conhecida pelos produtos com imagens dos personagens Looney Tunes. Das maxicamisetas aos fichários, todos os itens vendidos pela loja eram sucesso entre os adolescentes. Os estabelecimentos de Brasília ficavam no Conjunto Nacional e no Alameda Shopping. A marca não existe mais, mas é possível achar várias peças no Mercado Livre.
Redley
Antes de as Havaianas se tornarem itens indispensáveis no guarda-roupa do brasileiro, todo adolescente descolado dos anos 1990 tinha um chinelo Redley para chamar de seu. As mochilas, os coletes e os tênis também eram sucessos de venda. A loja continua firme e forte – e, em 2015, decidiu reeditar algumas de suas peças mais icônicas.
Colcci
A Colcci das antigas era muito diferente do que é hoje, a começar pelo público: as roupas eram voltadas para o público infantil e adolescente. Com um pé no lúdico, as peças eram estampadas e bastante coloridas, muito diferentes dos modelos estilosos e modernos vendidos atualmente.
Fonte: Metropolis