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quinta-feira, 15 de agosto de 2019


Cursos 
Comunicação em Moda
*Jornalismo de Moda*, *Fashion Business Communication*, *Marketing de Moda*, *Marca e Mídia*

*POR QUE O SETOR DE MODA PRECISA DE UMA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO?*

As mudanças constantes no mercado e o rápido surgimento de novas tendências são uma realidade que diversos setores da economia começaram a enfrentar há pouco tempo. Este, no entanto, não é o caso do mundo da moda.
Este setor sempre funcionou pressionado pelo tempo: o que é moda hoje, perde seu brilho na próxima estação. Por isso, a venda precisa acontecer agora.
Portanto, a definição de uma estratégia de comunicação é fundamental para que o negócio deslanche e alcance o sucesso desejado.

*Público-alvo*
Estudantes de Moda e Jornalismo, profissionais de moda, design e comunicação, marketing, propaganda,
Campo de atuação: Indústria de Moda e de Comunicação

*Observações*
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas: 05

*Objetivo do Curso*
Mostrar aos alunos características nesse mercado de Comunicação voltado para a Moda.

*Material Didático/Apoio* | Caderno+ Material Digital+Apoio Web Wapp

*PROGRAMA* - *JORNALISMO DE MODA*
Conteúdo
·       Afinal, o que é moda? - quando a palavra surge na história da humanidade
e como ela acompanhou a evolução do homem até os dias de hoje.
·       Introdução ao Jornalismo de Moda, como funciona a área.
·       Como identificar o target da revista: para qual público eu estou
escrevendo?
·       Análise das revistas de moda/femininas do mercado e como cada uma
trabalha o tema para o seu público.
·       Técnicas básicas do jornalismo: pauta, apuração, fontes e textos. 
·       Jornalismo de Moda no ambiente digital e nas mídias sociais: como
trabalhar a informação no tempo real.
·       Eventos de Moda: como realizar a cobertura de desfiles de moda.
·       Assessoria de Imprensa para marcas de moda

*PROGRAMA FASHION BUSINESS COMMUNICATION*
Conteúdo
·       Posicionamento de marca: como fazer a sua marca ter um diferencial.
·    Público-alvo: para quem eu realmente estou vendendo.
·    Branding: como construir a imagem da marca.
·    Branded Content: como produzir conteúdo de qualidade sobre a marca de
moda nos canais proprietários.
·    Tendências de Consumo: o que o meu consumidor vai desejar consumir no
futuro.
·   Análise de Concorrência.
·   Plano de Marketing 

*PROGRAMA MARKETING DE MODA*
Conteúdo
·       Calendário promocional;
·       O uso da assessoria de imprensa;
·       Novas linguagens de comunicação e venda: Internet;
·       Comunicação interna e endomarketing;
·       Informações sobre o produto e sua relação com o consumidor e venda;
·       Definição do público-alvo e seu universo;
·       A importância da pesquisa de tendências;
·       Eventos e coquetéis de divulgação;
·       Catálogo, parcerias e apoios, brindes especiais.

*PROGRAMA MARCA E MÍDIA*
Conteúdo
*1) Campanha*
1.1)  Como você vê, o que você pensa e para onde vai a sua marca, para onde o mercado está indo, onde você está inovando?(necessidade de planejamento)
1.2) Campanha anual,  Semestral
1.3) Mídia Espontânea – assessoria de imprensa, imagens e ícones adequados ao seu produto ( Naomi Campbell e Rosa Chá, Colcci- Giselle Bundchen)
1.4) Como concretizar a campanha

*2) Calendário de eventos e datas especiais*
2.1) Calendário promocional, institucional e eventos
2.2) Calendário de eventos
2.3) Calendário de eventos (específico) discutir importância, adequação ao produto e financeira da sua empresa

*3) Conhecendo as mídias* – *Planejamento de Mídias*
*3.1) Internet*
·       Site- proposta do site
·       Webdesigner\escolha da hospedagem
·       Blog\twitter
·       Mailing via Internet
·       Instagran
·       You  Tube
·       Internet
·       Facebook

*3.2) Tv e Tv por assinatura*
·       Quais as emissoras  no mercado que são adequados à sua marca
·       O que é preciso para concretizar uma campanha regional
·       Quais os formatos diferenciados para divulgação de sua marca
·       Patrocínio de programas

*3.3) Cinema*
·       Quais as distribuidoras de filmes no mercado que são adequados à sua marca
·       O que é preciso para concretizar uma campanha regional-produção do filme
·       Patrocínio de lançamentos regionais (coca-cola copa do mundo,bob’s, Ellus regional,Levi’s)
·       Valor de investimento

*3.4) Radio*
·       Quais os dials no mercado que são adequados à sua marca ( case da FMODIA)
·       O que é preciso para concretizar uma campanha regional
·       Quais os formatos diferenciados para divulgação de sua marca
·       Valor de investimento
·       Pod Cast

*3.5) Revista*
·       Quais os títulos no mercado que são adequados à sua marca
·       O que é preciso para concretizar a campanha
·       Quais os formatos diferenciados para divulgação de sua marca
·       Valor de investimento

*3.6) Jornal*
·       Quais os títulos no mercado que são adequados à sua marca
·       O que é preciso para concretizar a campanha
·       Quais os formatos diferenciados para divulgação de sua marca
·       Valor de investimento

*3.7) Mala direta*
·       Custos e eficácia
·       Manutenção do mailing
·       Aumentar seu público
·       ******Mailing comprado

*4) Eventos*
·       Paralelo ao investimento em mídia, mas, não sustenta a marca
·       Captação de recursos
·       Parcerias adequadas a sua marca
·       Local (locação, estacionamento, segurança outros)
·       Como fazer se evento ser único
·       Competitividade no mercado de moda
·       Fashion Rio e São Paulo Fashion Week (cotas de participação, investimento, retorno de midia)
·       Celebridades...até que ponto e quais os perfis acessíveis
·       Treinamento de equipe de vendas- principalmente gerentes sobre campanha e coleção